Não .A depressão é uma doença.
Só não se fazer de vítima como qualquer outra doença e procurar todas as ajudas possível para melhorar o que não pode é se entregar a doença.
Não é fácil é uma luta diária só quem tem sabe o quanto é doloroso mas é possível a melhora.
anônima
29/03/2023 13h51
é culpado por deixar isso se prolongar, mas culpado por acontecer, ai a culpa é de terceiros
anônima
29/03/2023 14h29
Tenho depressão e posso te dizer que não! Eu fui uma pessoa bem feliz anos antes de começar a ficar assim, nunca escolheria isso!
anônima
29/03/2023 14h36
A culpa é de terceiros.
Você ama ,se acostuma com o jeitinho da pessoa, após um tempo ela começa ser fria,te tratar mal, esquecer datas importantes ou não dar a mínima e nem fazer questão de dar os parabéns, e assim você começa com pensamentos negativos, acha que a culapa é sua,chora muito, larga de se alimentar ou come em excesso, pode se cortar, esse foi um exemplo, mas ,a real é que ,realmente é assim, conheço pessoas que ficaram com depressão por causa do relacionamento, hoje tão melhores porque encontrou alguém que deu valor,e ânimo, não deixa ninguém, absolutamente ninguém tirar o sorriso do seu rosto . Se te tratarem mal, não ligue, eu sei que é difícil não ligar, ainda mais se a pessoa for sensível, ignora ,levanta a cabeça e siga em frente .
eles respondem
29/03/2023 13h54
Não. Mas, pode haver predisposição genética.

Diversas pessoas sofrem depressão quando adulto por questões familiares na infância. Como uma criança pode ser responsabilizada por não saber lidar?

Infelizmente há alguns ignorantes que acham que pensamento positivo por si só resolve, daí colocam a culpa na pessoa, achando que é fraca.

Bem na real, suas dores são suas, só você sente elas. Para oitra pessoa pode não ser nada, mas cada um sabe da própria realidade.
29/03/2023 13h51
"Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora."

"A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela."

"Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força."

-Marco Aurélio
Sid
29/03/2023 13h53
Olha muita das vezes e o jeito de pensar da pessoa.
Tem q mudar os pensamentos para coisas mas positivas.
O especialista no assunto ajuda muito
29/03/2023 14h32
Isso vária muito, tem pessoas que desencadeiam depressão por eventos traumáticos, um exemplo é o Bullying e soldados que voltaram da guerra.
anônimo
29/03/2023 14h39
Ngm escolhe ter depressão meu chapa.
29/03/2023 21h55
Culpa do Bolsonaro.
anônimo
29/03/2023 13h58
sim