Super importante, agora o Ibama tem de volta dinheiro para fazer as fiscalização, que foram cortadas no governo Bolsonaro a fim de facilitar o desmatamento, o próprio ministro Sales vendia madeira de desmatamento.
anônimo
14/05/2023 19h02
Positivas. Só não entendo porque o governo não toma os equipamentos dos garimpeiros para seu benefício, ao invés de queimar.

Mas aí é a minha opinião.

Lembrem-se: o Brasil é refém de uma elite agrária e mineradora que se mantém no poder há anos (algumas famílias são descendentes de senhores de escravos). Essa mesma elite acha extremamente desvantajoso que o Brasil deixe seu laço de vassalagem com os outros países e passe a ter autonomia industrial e tecnológica. Não que os burgueses industriais sejam santinhos também, mas a burguesia agrária e mineradora é a mais danosa.
14/05/2023 21h22
Os donos do garimpo nunca são punidos, mera ilusão. É igual a luta contra o desmatamento, as máquinas destruídas mas segue a impunidade. O importante é parecer na mídia.

Tal como a queima de drogas apreendidas, mas os portos, as fronteiras, os helicópteros de filhos de deputados, estão à todo vapor trazendo mais e mais. Teatro do caralho.
anônimo
14/05/2023 18h54
O mesmo que os índios pensaram dos portugueses.
anônimo
14/05/2023 18h57
Assinei um abaixo-assinado do Greenpeace sobre isso um dia desses. Ou foi sobre outra coisa?! Lembro que tem várias consequências ruins para a natureza – o garimpo, no caso.
14/05/2023 18h59
É uma forma de proteger o meio ambiente e os povos indígenas.
14/05/2023 19h39
O garimpo ilegal pode ser muito agressivo para a natureza, ok, entendo e concordo pq é verdade mas.....

O ouro continua lá, agora ninguém mais vai garimpar? Ou foi só uma manobra pra gente importante mandar seus próprios peões fazer o garimpo? Ou será que vão apenas cobrar imposto e vai continuar na mesma só que agora pagando pro governo?

Tem muita coisa que só é ilegal se o governo não levar sua gorda fatia.

Empréstimo de dinheiro:
Com imposto= Banco= Legal
Sem imposto= Agiota= Ilegal

Sorteio de prêmios:
Com imposto=Loteria=Legal
Sem imposto=Jogo do bixo=Ilegal

Agora que os garimpeiros ilegais saíram, o que acontece?
14/05/2023 19h48
Não tenho opinião formada.
anônimo
14/05/2023 21h33
Errado. Vou participar do garimpo ilegal.
elas respondem
14/05/2023 19h03
Amei. Morram, garimpeiros