Se o código penal fosse revogado no Brasil por 2 semanas, isso traria um efeito social muito grave na prática?
Numa situação hipotética, daqui alguns anos ou décadas, o presidente do Brasil anuncia a revogação o Código Penal por duas semanas com a intenção de testar a população brasileira se ainda teria bom senso com o próximo a não cometer crimes, mesmo sem correr riscos de serem processados e punidos, ou seja, ninguém poderia prestar BO porque essas leis, na prática, não existiriam. Na sua opinião, se isso acontecesse:
1) isso teria um efeito muito grave, ou seja, as pessoas iriam ficar roubando as outras, ia ter muita agressão, calúnia, difamação, homicídio rolando ao ar livre, corrupção e lavagem de dinheiro declarada abertamente por meio de empresas privadas e no setor governamental, ou;
2) todo mundo teria empatia com o próximo e, mesmo sem segurança jurídica, as pessoas continuarão agindo de boa fé com o próximo, sem praticar furto, sem arrumar brigas, tentativa de homicídio, etc; e as pessoas poderão se sentir livres pra sair sem correr riscos de vida?
Diz aí!
1) isso teria um efeito muito grave, ou seja, as pessoas iriam ficar roubando as outras, ia ter muita agressão, calúnia, difamação, homicídio rolando ao ar livre, corrupção e lavagem de dinheiro declarada abertamente por meio de empresas privadas e no setor governamental, ou;
2) todo mundo teria empatia com o próximo e, mesmo sem segurança jurídica, as pessoas continuarão agindo de boa fé com o próximo, sem praticar furto, sem arrumar brigas, tentativa de homicídio, etc; e as pessoas poderão se sentir livres pra sair sem correr riscos de vida?
Diz aí!
Entre na sua conta para participar
eles perguntam
7 respostas
2
5
elas respondem
2
anônima
3a
pelo amor de deus, se 12h já fazem um estrago, imagina duas semanas! você é louco
anônima
3a
Seria caótico! Enquanto houver maldade no mundo nós precisaremos das leis penais.
eles respondem
5
3a
Efeitos gravíssimos.
3a
Liberdade sem justiça é apenas caos. Lei existe justamente pra sociedade funcionar mais ou menos direito.
Se empatia surgisse magicamente, não precisaríamos criar leis penais, pra início de conversa.
Lembrei dessa esquete:
Se empatia surgisse magicamente, não precisaríamos criar leis penais, pra início de conversa.
Lembrei dessa esquete:
3a
Caos na primeira semana!
3a
Se com o código penal em vigor já acontece isso tudo de coisa errada, imagine com 2 semanas de passe livre? O brasileiro não perde tempo não.
anônimo
3a
1 dia já basta pra destruirmos.
qual sua dúvida?
descubra tudo sobre o sexo oposto!