Acho que depressão é um estado mental, uma fase; todos nós temos a possibilidade de sairmos deste estado negativo. Além da bioquímica cerebral, outras situações afetam diretamente o mental do indivíduo para que ele se torne depressivo, tais como: falta de incentivo e apoio; falta de autoestima (uma das causas é por conta da próxima alternativa); falta de estímulos externos; falta de perspectiva na vida, que é derivada da falta de autoconhecimento e autoconsciência.
O que me ajudou a sair da depressão foi o autoconhecimento, estudar sobre psicologia e questionar-me com frequência, mas principalmente SENTIR. Muitas das vezes os depressivos estão num ponto tão fudido em que nem eles sabem o que acontece dentro deles, não sabem validar os próprios sentimentos, e é aí, na minha opinião, que está o grande problema da depressão. Isso acaba "matando" toda a autoestima e autoconfiança da pessoa, tornando-a incapaz de movimentar-se em busca dos desejos ou de uma melhora.
Primeiro passo, na minha opinião, é tentar se autoconhecer e sentir o que acontece dentro de si. Se não conseguir fazer isso sozinha, procure ajuda profissional, terapeutas estão preparados a ajudarem a dar-te um caminho que talvez você nem sabia que existia. Segundo passo, apoio... seja de familiares ou da própria terapia. Autoconhecimento, apoio e incentivo e estímulos externos são a chave para sair da depressão.