Nunca foi.
Coloca um prato de batata frita e outro de banana com aveia e chia, nem precisa perguntar qual será o escolhido mais de 90% das vezes.
A questão é que nem sempre a razão vai se sobrepor.
04/07/2023 20h29
Dependeeeeee

Eu, por exemplo, estou gorda por desleixo, pois nunca tive genética pra engordar e nem tenho problemas hormonais ou de saúde. Como igual um elefante feroz e não faço exercícios. É um milagre eu estar com 75 quilos, era pra estar com uns 180.

Porémmmm, creio que a maioria das pessoas acima do peso estejam assim por conta de algum problema hormonal ou genético. Não acredito que a maioria seja por desleixo ou preguiça.
anônima
04/07/2023 16h18
Não
04/07/2023 17h03
Sim e não, existe uma linha que separa isso, quando chega em um ponto que a pessoa não se controla mais é uma doença que precisa ser tratada, muitas vezes precisa de terapia e remédio...
anônima
04/07/2023 16h53
Muitas vezes é. Mas claro que existem casos em que se é obeso por problemas de saúde.
anônima
04/07/2023 17h00
Só um completo ignorante pode achar que é uma escolha. Não é.
04/07/2023 20h32
às vezes é azar por causa de genética ruim
anônima
04/07/2023 16h55
Sim
anônima
04/07/2023 16h16
Sim
04/07/2023 16h27
Claro que sim
anônima
01/03/2024 09h48
Existem os dois casos. Tem aquele do americano caricato que come uma pizza de 12 fatias sozinho com uma garrafa de 2l de Coca na janta. E tem gordo que come menos do que eu, comida normal, balanceada, e pesa 110, 120kg.
01/03/2024 10h39
Não necessariamente.
Não existe pessoas gordas SÓ porque elas comem demais. Existem fatores genéticos, metabolismo é mais lento, hormônios que facilitam o acumulo de gordura no corpo, e entre outros.

Se fosse assim, não existiria tanto magro que come o mundo e não engorda, nem pessoas gordas que possuem uma saúde invejável apesar do peso.
anônima
01/03/2024 10h38
Não
01/03/2024 10h37
Sim e não.
Acredito que para alguns é escolha, tenho conhecidos que gostam de comer muito, beber muito, estão acima do peso e não se importam com isso. E dá pra ver que não se importam mesmo, só querem se divertir.
Mas para outros, as vezes a causa é muito mais emocional… Envolve compulsão alimentar, depressão, ansiedade e etc.
Coisas que não são tão fáceis de tratar e controlar. Requer 10x mais força de vontade para mudar os hábitos.
01/03/2024 10h26
Nem sempre, existem condições genéticas, psicológicas e doenças também.
01/03/2024 10h24
Depende. Tem casos de doenças como hipotireoidismo.
anônima
01/03/2024 10h08
Eu estou acima do peso por esforço tomei ,vitaminas, injeções trimestral e comia sem ter fome para engordar e agora estou acima do peso tentando emagrecer e não consigo. 68 kilos.

Mas pode ser genética ou problemas homônais mas resolver se as pessoas comerem pouco.
01/03/2024 09h43
Sim e não.

Tem gente que está gorda/é gorda porque não sabe comer equilibradamente e não sabe gerir as quantidades (e não tem que se ser o louco da balança para gerir quantidades, dentro do que é decente) e tem gente que leva os hábitos de casa e mantem-os (por mais que seja bem fodido largar algo que passamos a vida a conhecer, não faz disso menos escolha, porque eu posso escolher especialmente morando longe/fora da casa da pessoa que me ensinou isso).

Por outro lado tem as pessoas que passam por medicação que deixa o corpo todo com mais gordura e até disforme... O que é "normal", a pessoa não vai deixar de curar a saúde para ser uma top model. E claro genética.
Tem gente que depois por exemplo de engravidar fica com problemas hormonais e dificilmente perde peso (não estou a falar de todas), incluindo tem uma senhora tinha peito pequeno e que com a gravidez fico com peito tão grande que teve que operar... E quem fala do peito né...

...

Por outro lado tem questão de saúde mental, que acho que está entre o limbo de escolha e não escolha, no meu ponto de vista.
Porque nem sempre a pessoa consegue por exemplo ir caminhar, gritar ou chorar nas situações onde está... Aí é as vezes forçada a ir para uma escolha diferente... Mas depende muito, diria eu.
anônima
01/03/2024 09h25
Sim
anônima
01/03/2024 08h51
Nem sempre
eles respondem
04/07/2023 17h04
Genética é escolha?
Só isso, já responde sua pergunta.
04/07/2023 16h19
Se não tiver alguma doença que pocibilita a obesidade, sim! Eu diria que a maioria das pessoas gordas não tem disciplina, não consegue se controlar na parte de alimentação e "não consegue" treinar por muitos dias.
anônimo
04/07/2023 16h25
Se não tiver alguma doença relacionada, creio que sim, pois a pessoa não se preocupa com a saúde, e acaba adquirindo péssimos hábitos alimentares.
04/07/2023 18h40
Sim, a não ser q a pessoa tenha uma doença q o faça ficar neste estado.
anônimo
04/07/2023 16h17
Gordura tá muito relacionado ao estado emocional da pessoa. Não é atoa que a maioria dos gordos são mais emotivos e sensíveis
01/03/2024 10h12
Se não for por razões genéticas ou imutáveis, é escolha sim, desculpa de gente desleixada e preguiçosa.
04/07/2023 16h15
Não sei,acho que cada um tem sua historia
anônimo
04/07/2023 16h18
Sim, é uma escolha.
04/07/2023 16h44
Com certeza.
04/07/2023 16h51
É preguiça.
anônimo
04/07/2023 16h29
Com toda a tecnologia, medicina e alternativas, pode ser.
04/07/2023 17h01
Ser gordo é bonito.
É ser modelo de desodorante, de roupa. É modelo fotográfico.
Só vejo obeso na mídia.
anônimo
04/07/2023 16h19
Eu não sei
04/07/2023 16h18
No fundo eles querem emagrecer, mas a procrastinação sempre vence.
04/07/2023 16h54
Obvio que não!!!

Ser baixinho é escolha?
01/03/2024 15h07
não, odeio ser magro.
01/03/2024 15h07
Se for provocado por doença(s) (depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, doença genética etc), não, se for por estilo de vida próprio (preguiça de se exercitar e falta de policiamento alimentar), sim.
01/03/2024 09h09
Existem algumas questões.

1 - pessoa magra que julga a pessoa gorda, mas tem biotipo ectomorfo que não engorda nem com reza brava e segue uma dieta lixo, mas só não engorda por causa do biotipo (mas, o corpo internamente dará respostas);

2 - pessoa gorda que come demais e sem cuidado;

3 - pessoa gorda que consome poucas calorias, mas tem algum problema de saúde.

Obesidade em si é doença. Tem questões genéticas e psicológicas envolvidas.
01/03/2024 08h58
tem pessoas que desistem porque o processo é muito lento por conta de genética mesmo, mas o corpo não é invencível e se o objetivo for traçado e um corpo ideal, mais saúde e estética, tipo o sonho da pessoa, dá sim para superar, então é sim uma escolha e a pessoa gorda precisa entender que mesmo lento demais, é o processo dela e deve respeitar.
anônimo
04/07/2023 16h25
Sim