https://knoow.net/outros/lista-dos-maiores/cidades-perigosas-do-mundo-top-30/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/20/anuario-veja-lista-com-as-50-cidades-mais-violentas-do-brasil.ghtml

10 das cidades mais violentas do mundo estõ no nordeste.
29 das cidades mais violentas do brasil estão em nordeste

A violência no nordeste cresceu de 2002 para cá, e atinge os menos escolarizados

ALiás, o nordeste é a região com mais analfabetos do brasil

eles perguntam
18 36
elas respondem
anônima
12/08/2023 16h48
"A violência no nordeste cresceu de 2002 para cá,"

A propósito, foi em 2002 que iniciou o reinado do PT no Brasil, com a posse do excelentíssimo senhor Luís Inácio Lula da Silva, não foi? Seria coincidência que, durante os anos desse desgoverno, a violência tenha aumentado? Para mim, não! O PT sempre foi a favor de leis que atenuam as penas para criminosos. Ora, se você não é severamente punido por um crime, o que irá impedi-lo de cometê-lo?

Essa PTzada fica só com esse papo de fome zero, de ajudar os pobres, de incluir o pobre na universidade, mas não resolve merda nenhuma! O nordeste continua liderando os índices de analfabetismo, entre outros índices negativos, mas acham que tá bom. Qualquer cachorro que prometa uma picanha metafórica esses imbecis estão elegendo.
15/10/2023 09h51
Varias faccoes de outros estados estão chegando no nordeste, sou baiana e sei do que está acontecendo
05/11/2023 23h21
Nordestino tem mais que se ferrar mesmo pra aprender a não votar em bandido
anônima
16/09/2023 21h20
Sei lá. Minha família é toda de Pernambuco e só Jesus na causa. Fiquei 1 mês lá e uma doida me ameaçou de morte. Esses dias um primo meu distante foi morto na porta de casa. Além de vários outros casos de feminicidio.
24/09/2023 17h12
Amo meu nordeste, oxente painho <3
anônima
24/09/2023 17h12
Pq além de pobres e pretos, invés de irem estudar.. Vcs já sabem oq eles fazem.
anônima
16/10/2023 08h20
O calor daqui deixa o juízo das pessoas fervilhando aí você já deve imaginar o que acontece né....
anônima
12/08/2023 16h36
Sem contextualização histórica e estrutural números servem para apoiar qualquer narrativa que se queira construir. Os dados que você buscou induziram à pergunta., por que? Cabe buscar nos documentos históricos e eventos registrados nesses 500 anos de ocupação do nordeste por pessoas não nativas. Qualquer outra resposta baseada em achismo, senso comum, não terá validade.
16/09/2023 21h56
O mundo inteiro é violento
13/08/2023 11h10
@Marcus vem ver uma xenofobia mal disfarçada aqui ó!
anônima
24/09/2023 17h11
Vou nem comentar kkk.
anônima
13/08/2023 11h11
Não sei
09/11/2023 10h32
A resposta já está na própria pergunta: formação escolar.

Quanto mais a pessoa estuda, mais ela conhece os seus direitos. O analfabetismo impede que a pessoa interprete uma lei. Se o indivíduo desconhece a lei, elae não busca seus direitos na Justiça, nem consegue ameaçar o abusador com um processo.

Várias vezes, uma instituição situada no Brasil, tenta se enriquecer ilicitamente sobre mim. Eu prontamente cito a legislação e peço para resolver cordialmente a fim de evitar a judicialização. Os comportamentos mudam e tudo se resolve rapidamente.
Quando levo algo ao Judiciário, o advogado da empresa sempre é extremamente agressivo na manifestação inicial. Depois que envio resposta bem argumentada, com português exemplar e leis adequadas, o tom muda.
Pois bem, uma pessoa com baixa escolaridade, na maioria das vezes, não sabe escrever uma redação razoável e não pode pagar um advogado, então procurará fazer justiça com as próprias mãos (violência), resolver no grito (violência) ou sofrer a perda em silêncio (pessoas pacíficas).

Certa vez, li um texto francês, citando como a violência diminuiu na França após a implementação do Poder Judiciário. Como as pessoas viram o Estado punindo os espertinhos e realizando a justiça, pararam com a agressão de rua e repassaram ao Governo essa responsabilidade.

O efetivo exercício policial e de juízo do Estado e a Educação Formal contribuem para a civilidade de uma região.
Uma pessoa com boa instrução comete estelionato. Sujar as mãos já é crime dos menos abastados.
anônima
16/09/2023 21h17
Amo meu nordeste
anônima
13/10/2023 15h05
Não sei
anônima
05/11/2023 22h15
E eu sla
anônima
16/10/2023 08h15
Tenho medo do rio e SP
eles respondem
12/08/2023 21h54
A violência de um lugar não costuma ter uma causa exata, mas consequência de alguns fatores.

Em geral, a violência é causada pela baixa qualidade de vida de determinado país ou região. Falta de oportunidades de emprego e renda são um dos principais motivos.

Eu diria que a principal causa da violência na região nordeste é devido à alta taxa de desemprego. O interessante nisso é que se você pegar Santa Catarina, que é o estado mais seguro do Brasil, é o estado também com a menor taxa de desemprego. E por que isso ocorre? Porque sem emprego, as pessoas não têm renda, sem renda não tem esperança, e sem esperança, as pessoas recorrem a criminalidade para ter alguma fonte de renda. É clima de desesperança na região, e isso gera violência, as pessoas buscam a violência como forma de reprimir a sua revolta interior. Infelizmente, isso é um problema crônico na américa latina.

Se resolvesse o problema do desemprego naquela região, que costuma ser alta, com o tempo, o clima de desesperança iria diminuir, as pessoas teriam esperança de arrumar um emprego, melhor renda, e a criminalidade iria reduzir gradativamente.

Mas como resolver o problema do desemprego naquela região? É o que eu digo, aquela região precisa de investimento pesado em infraestrutura, ligar o país de norte a sul, criar um ambiente amigável para os negócios. A região precisa de incentivo ao empreendedorismo, reduzir tributos e criar regulações claras e transparentes para trazer segurança jurídica, aliás, o país todo precisa disso.

Países como Hong Kong e Cingapura que eram pobres fizeram isso, e olha o resultado, hoje são centro financeiro do mundo.
12/08/2023 17h00
Como a maioria dos estados do Nordeste são governados por petistas e esquerdistas desde 2003, é comum que a legislação estadual destes estados costumam beneficiar mais os bandidos do que os policiais. Logo, a violência tende a aumentar mais nestes estados em reflexo da gestão esquerdista ao longo das últimas duas décadas.
09/11/2023 13h08
A violência no nordeste cresceu de 2002 para cá, e atinge os menos escolarizados

Verdade, até 2001 era uma Noruega.

Enfim, pelo mesmo motivo que o velho oeste era violento. Terra sem lei é lei do mais forte, some isso a uma região naturalmente pobre, de longas secas e poucas chuvas (que semente vai germinar num lugar que é comum 2, 3 meses sem chuva?).

Vamos lembrar que só nos anos 70 com a criação da Embrapa, o país investiu cientificamente em pesquisas e técnicas de plantio na região. Só em 1986 houve a primeira colheita de trigo, na Bahia. Só nesse século ocorreu a transposição do São Francisco.

Lugar pobre, com alto custo de logistica, pouco investimento, migração em massa e despovoamento. Fora a descentralização de organizações criminosas, muitos bandidos migrando pro Norte e Nordeste.

https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2019/07/17/ricardo-gennari-alerta-sobre-migracao-de-faccoes-criminosas-para-norte-e-nordeste#:~:text=Entrevista-,Facções criminosas estão migrando para Norte e Nordeste, alerta Gennari,queda nos índices de violência.

Estatística sem contexto não serve de bosta nenhuma.
anônimo
12/08/2023 16h59
Porque lá o amor venceu kkkkk tem mais que se foderem
anônimo
12/08/2023 16h34
E eu que pensava ser a região do amor
12/08/2023 17h04
O nordeste é o curral eleitoral da esquerda!

Esses maníacos da esquerda governam os estados do nordeste a quanto tempo? Se quisessem acabar com os problema ja tinham feito. Mais sem problemas a propaganda da esquerda não funciona então eles precisam manter as coisas ruins por la.
13/08/2023 10h54
Nordeste é inferior, região fracassada.
anônimo
12/08/2023 16h38
Nordeste e acre do partido comunista.
12/08/2023 16h56
Por que mula tirou os vagabundos da cadeia, mas minha cidade é bem de boa
anônimo
03/01/2024 08h26
Pq muitas cidades médias e grandes se formam e crescem de forma caótica, sem planos e políticas de desenvolvimento humano e urbano. Além da migração de facções que chegam e se aproveitam da deficiência anterior e da deficiência da segurança pública.
anônimo
16/09/2023 21h24
São inferiores.
anônimo
13/08/2023 00h14
Quando o lula ganhou ate os bandidos comemoraram, a esquerda é a favor da criminalidade
24/09/2023 17h36
Criador do tópico tenta de maneira burra justificar um pensamento xenofobico com dados soltos.

Metade daqui sao dolescentes burros e mal escolarizados

Parte significativa são adultos burros e mal escolarizados

Outra parte usa da má-fé

Poucos são comentários sérios.
12/08/2023 16h46
Me explica você
anônimo
24/09/2023 17h20
Porque é aos moldes africanos
anônimo
13/08/2023 00h12
Porque é mais pobre, não tem capital, logo não tem trabalho.
anônimo
12/08/2023 16h32
Não acho Pernambuco violento.
24/09/2023 17h27
Pq no nordeste se concentra as regiões no país mais empobrecidas (o IBGE diz isso), quanto maior pobreza, maior propensão a criminalidade.
13/10/2023 15h06
É um antro de sub-humanos.
24/09/2023 17h18
Com exceção de SC, tudo eh a mesma merda.
17/08/2023 03h19
Também não entendo.
09/11/2023 10h36
As estatísticas dizem tudo.
anônimo
13/10/2023 15h03
Porque o bagulho é doido terra de ninguém
09/11/2023 13h09
Pq as facções se instalaram e cresceram na região e vivem em constantes guerras por território.
09/11/2023 13h09
A falta de educação é um dos motivos.
09/11/2023 12h36
Não só o nordeste, o Rio de Janeiro também.
E entre as cidades do Sul, Porto Alegre também tem muito destaque em termos de violência. E entre o nordeste, observo que São Luís, Salvador, Fortaleza e Natal também possuem muito destaque.
Existe uma cultura maior de permissividade com bandidos nessas regiões, seja entre os políticos, seja nas escolas, e também nas mídias (basta procurar a opinião da GaúchaZH sobre isso, por exemplo).
09/11/2023 11h50
Muitos fatores, pobreza, infraestrutura e educação ruim, falta de emprego...
09/11/2023 11h00
É o PT que governa lá. Tem que cuidar dos meninos dp Lula.
09/11/2023 10h57
A resposta tá no site de onde vc tirou esse gráfico e colou aí sem explicar o que é, era só ter lido
https://dssbr.ensp.fiocruz.br/como-explicar-o-aparente-paradoxo-da-violencia-no-nordeste-do-brasil/
anônimo
16/10/2023 03h09
Ah... Não há como argumentar contra fatos
05/11/2023 22h19
É muito amor
20/10/2023 16h53
Pq são tudo petista
anônimo
20/10/2023 16h43
Acontece