Situação: A namorada tem um determinado valor que ganhou de uma rescisão do trabalho, o namorado quer trocar de carro e pediu emprestado o valor de R$ 10 mil reais para ajudar na entrada no financiamento, ele disse para ela que ia pagando o valor a ela pouco a pouco, ele ganha R$ 3 mil reais mensais, paga o financiamento de um apartamento que é R$ 520,00 e quando financiar vai pagar as parcelas do carro, que vão ficar em torno de 500 também, fora as despesas de casa que eles dividem os custos, pois ela ganha menos que ele.
Obs: Eles moram juntos, e tem um relacionamento no total de 5 anos, mas não são casados no papel.
Ele já possuía carro antes de conhecer a namorada, que na época comprou com a ajuda da tia e da avó, ele só vai trocar o carro por um de outro modelo mais novo então pediu pra namorada emprestar o valor, para poder comprar o carro.
A minha dúvida é no sentido de quando mistura dinheiro com relacionamento as coisas as vezes podem se complicar. O que vocês fariam nesta situação?

elas perguntam
9 5
eles respondem
anônimo
15/08/2023 14h45
Ah, eu não sei bem, realmente é muito dinheiro. Se vc confia nele em relação a isso e sabe que ele paga bem as dívidas. Pergunte para si mesmo se ele faria o mesmo por você, se vc sabe que ele faria, então empreste, mas se ele não fizesse, então não empreste. Relacionamento é um ajudando o outro, e pelo o que vc falou ele está financiando uma casa que vocês moram juntos, então ele está investindo no relacionamento de vocês também, eu acho. Pergunte para a sua família a opinião deles também, mas essa decisão quem vai tomar é você, pois você quem conhece ele melhor que qualquer um de nós. E se você pretende se casar com ele, pergunte as intenções dele com você, se ele tem planos de se casar com você, é sempre bom conversar para ninguém se machucar.
15/08/2023 14h49
Se vc se relaciona fazem 5 anos, até mora junto( mesmo sem papel, vc está casada) e não confia nele, essa relação ta muito errada.
anônimo
15/08/2023 14h51
Minha parceira que escolhi para estar ao meu lado nunca me pediria dinheiro para algo assim.
15/08/2023 14h54
Creio que falar sobre dinheiro em um relacionamento é extremamente necessário e importante. Não vamos pelo lado do conto de fadas, que o cara ganha R$ 100k e o dinheiro vem de onde ninguém sabe. A realidade é que a maioria dos casais precisam falar sobre finanças. E, nesse caso, a escolha não é só dele de trocar o carro, é de vocês dois. Financeiramente falando, é mais interessante adiantar parcelas desse apartamento que trocar um passivo por outro mais caro ainda. Mas, tudo se conversa, se faz sentido para vocês DOIS, beleza. Caso não, tem que rever isso.

Esses dias estava falando sobre isso com um colega. Um relacionamento desse nível, não pode existir egoísmo ou uma coisa é minha, outra sua. Tem que entender que um casal é 1, não 2. Óbvio que podem ter divergências e coisas que um quer mais que o outro, mas no fim, o acordo deve prevalecer.

Então, sentem e conversem sobre a necessidade de troca e o que vocês tem de responsabilidades a pagar. Está de acordo com suas metas futuras? Faz sentido trocar de carro ou é apenas mero status? Pensem sobre isso.
anônimo
15/08/2023 16h48
Não.
16/08/2023 07h57
O carro você usa também? eu não emprestaria, eu diria vamos dividir o carro novo.
anônimo
16/08/2023 08h02
Ela faz anal sempre que ele quer??
16/08/2023 08h23
Olha pra mim tem muito risco nessa parada.
elas respondem
anônima
15/08/2023 14h50
Se ela emprestar o carrão de crédito ainda vai...mas isso aí é uma parada que só a pessoa que esta na situação vai saber
15/08/2023 16h49
Nao emprestaria não.
16/08/2023 08h00
Se moram juntos, são casados!
Detesto essa coisa de “esse dinheiro é meu”.
Acho que tudo precisa ser alinhado, despesas divididas de forma proporcional, se der, estabelecer um valor para reserva, um valor para investimento (conta conjunta)… aí sim, cada um com “seu dinheiro”.
Agora o fato é, trocar de carro PARA A FAMÍLIA, pq vocês Moram juntos.
Eu apoio a pessoa até sem morar, se posso, apoio.
“Ahh mas não deu certo “ … paciência, não fico vivendo o lado ruim das coisas.
Se quer construir algo com ele, precisa ser parceira, se doar… dinheiro é necessário, mas é bem material.
16/08/2023 08h30
Compra o carro com ele então, já q vcs estão quase casados.