https://noticias.r7.com/brasilia/lula-diz-que-fim-do-imposto-sindical-foi-crime-contra-sindicatos-18012023

Contexto:

Contribuição confederativa é cobrada apenas dos filiados ao sindicato. E ninguém é obrigado a se sindicalizar. Portanto, podemos concluir que é uma contribuição facultativa. O valor é fixado em assembleia geral.

Já a contribuição sindical tem o valor fixado por lei. Antes da reforma trabalhista em 2017 do Presidente Michel Temer, a contribuição sindical tinha que ser OBRIGATORIAMENTE recolhida. A doutrina do Direito entendia, portanto, que esta contribuição sindical tinha natureza jurídica tributária, (você, cidadão, não tinha margem de escolha: PRECISAVA PAGAR)

Com a Reforma Trabalhista de Michel Temer, essa contribuição sindical mudou, ainda existe a obrigatoriedade da combrança, mas apenas daquels empregados que autorizarem. Ou seja, você, cidadão, passou a ter margem de escolha. Se quiser pagar, paga. Assim a doutrina e o próprio STF entendeu que a natureza tributária da contribuição sindical foi extinta, e que isto não viola a autonomia sindical e nem representa um retrocesso social (ADI 5794/DF)

Contextualizados, meus amigos, vocês concordam com nosso presidente Lula? P.s.: até o momento, o governo dele pretende não retornar com esse imposto que o Presidente Temer retirou.

eles perguntam
0 6
eles respondem
17/08/2023 11h51
Claro que discordo.
O sindicato da minha categoria não serve pra nada além de gastar o nosso suado dinheiro.

Pq eu tenho que ser obrigado a sustentar uma galera que não me beneficia em nada?

Se me beneficiar eu pago feliz, mas pago por iniciativa própria e não por obrigação
17/08/2023 11h52
discordo, maioria dos sindicatos não fazem bosta nenhuma.
anônimo
17/08/2023 11h46
Não me importa, não quero saber disso.
17/08/2023 11h49
Os sindicatos brasileiros não servem para nada, só pra encher o bolso às custas do trabalhador. Nos EUA, algumas empresas tem até medo de mandar o funcionário embora porque os poucos sindicatos que tem lá, trabalham de verdade. No Brasil, a galera faz jornada de 12 horas de trabalho todos os dias sem receber multa, isso porque nem é permitido pela nossa constituição. Sindicato não fiscaliza porra nenhuma.

Antes tínhamos imposto sindical obrigatório e de nada resolvia. O Lula é tão ignorante e mal intencionado que não viu que não foi proíbido pagar sindicato, se você quiser pagar, você paga. O que foi tirado foi a OBRIGATORIEDADE, se ninguém tá pagando é porque ninguém está se sentindo representado.
17/08/2023 11h58
Todo sindicato é formado por vagabundos, mafiosos, criminosos e parasitas. Na Argentina, essa desgraça é muito forte e, também por isso, o país não vai para frente. Esses gusanos só querem dinheiro fácil e poder de influencia política, nada mais. Toda reunião de votação é cheia de maracutaia. Sempre dão um jeito de anular a votação quando algo não sai como os caciques querem. Não há a menor legitimidade e justiça. Graças a Deus, nunca me associei a isso.

Sou contra qualquer coisa que tire a liberdade de escolha do indivíduo. Paga quem quiser, igual cassino.

A boa notícia é que eles estão se tornando cada vez mais irrelevantes e a maior parte da população produtiva já descobriu que não servem para nada e só se mantêm mediante roubo de dinheiro de quem trabalha.