Se você parar pra pensar ninguém é realmente livre, literalmente.

A gente já nasce num sistema de milênios, com todos os conceitos sociais definidos prontos pra ser passados pra nós pelos nossos pais, amigos, professora etc.
A gente já nasce tendo que ver o mundo pelo ponto de vista deles. É o tal fator social, que Durkheim fala.

E o pior é, você sempre vai estar seguindo alguém, não importa se é bom, mal, você sempre vai seguir um ideal e você só vai deixar esse ideal pra seguir outro.

Porque até não seguir ideais é um ideial. E alguém vai começar esse movimento e você vai seguir. Mesmo se você não for cristão, então você é ateu, você se encaixa no grupo dos ateus, nos pensamentos dos ateus, na ideologia dos ateus.

Você só deixa um senhor para ser escravo de outro. Ninguém tem pensamento livre, você tem pensamentos que vieram de outros pensamentos.

elas perguntam
22 10
eles respondem
08/09/2023 23h20
Você tá confundindo liberdade com originalidade
08/09/2023 21h16
Ilusão.
Que textinho merda.
09/09/2023 07h07
Você é doente mental.
anônimo
08/09/2023 21h33
não li, mas acredito que hoje é um bom dia pra usar uma droguinha e esquecer dos problemas
09/09/2023 07h59
A liberdade é real e não ilusão. Mas realmente estamos presos em um eterno mito da caverna, de Platão. O medo faz com que não tenhamos coragem para encarar e vivenciar a liberdade.
É menos trabalhoso e mais seguro fazer parte do sistema do que ir contra. Porém é bem menos prazeroso.
anônimo
08/09/2023 23h18
Sou moldado pelo seio familiar, só.
anônimo
08/09/2023 21h24
Mas isso seria algo ruim para você, senhorita? Existe forte oposição à tese que restrição da liberdade é algo positivo. Quando se fala disso, já sacam do bolso uma edição atualizada de 1984 ou alguma citação do Mises ou Rothbard.
08/09/2023 22h05
E se seguir nossos desejos seremos escravos do desejo kk
08/09/2023 23h33
"É o que exprimirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, pois ele não se criou a si mesmo, e, por outro lado, contudo, é livre, já que, uma vez lançado no mundo, é o responsável por tudo aquilo que faz."

Jean-Paul Sartre
anônimo
08/09/2023 21h20
Só ignorar a opnião alheia, à respeito do que querem que você pense. Vc obedeceria pessoas estranhas, tentando interferir na sua vida? Pois é, o STF tenta fazer isso.
Nós não temos donos!
anônimo
08/09/2023 23h45
UAU, paradoxo. Mas msm assim, fds, já tá definido, ñ tem como mudar e vou continuar seguindo meus ideais
anônimo
08/09/2023 23h46
A vida é uma ilusão.
08/09/2023 21h23
Pode se dizer que sim.
Vc é livre pra trabalhar com o que vc quiser, mas sabe que terá que trabalhar obrigatoriamente se quiser se sustentar.

Se usar esse tipo de ponto de vista, sim, liberdade é uma ilusão.
08/09/2023 23h26
As vezes eu n consigo acreditar q vc é terra-pizzariana citando Durkheim, deve ser pq é mt de humanas e nada de exatas.

Referente ao post, é sim, n temos liberdade, no máximo uma liberdade parcial, mas isso varia mt tbm com o conceito de liberdade, pq talvez liberdade não seja necessariamente fazer oq quiser (até pq eu posso querer voar mas n posso, como Schopenhauer fala ao dizer “Podemos querer ser livres, mas não somos livres para querer”, fazendo referência ao fato de n sermos livres pra escolher oq querer), talvez liberdade seja poder fazer aquilo que se tem direito de fazer, se vc é privado de seus direitos como indivíduo, sua liberdade está sendo reprimida.
17/10/2023 12h33
Discordo da sua afirmação, realmente estamos num sistema que nos aprisiona em diversos aspectos, porém diferentes dos que mencionaste. Não sou livre para ir e vir onde eu quiser no mundo por exemplo, se não sigo as leis por mais esdrúxulas que sejam sou punido por isso e por aí vai. Esse conjunto de regras que criamos é algo que nos priva da liberdade.

Mas não penso que o fato social de Durkheim me torne menos livre, sempre há a escolha de ser um esquisito e não aderir às convenções sociais, tudo tem seu preço, inclusive a liberdade.

E liberdade de ideias existe sim, posso ser católico, protestante, ateu, fundar minha religião ou o que eu quiser, o fato de eu escolher não me torna escravo dessa escolha, escravo é aquele que não tem liberdade para fazer uma escolha.
anônimo
10/09/2023 13h26
Que loucura.
10/09/2023 14h21
E o que Deus te deu?
10/09/2023 15h41
Esse termo tem várias faces e expressões, liberdade divina, jurídica, social, cultural, religiosa, liberdade de expressão, aí cada indivíduo deve julgar as premissas para chegar à proposição final e determinar se é livre ou vive sob a angústia de tutelas morais e sociais...
17/10/2023 12h10
A liberdade não é ilusão mas, como tudo na vida, tem um preço ou requer uma renúncia.
Quanto vale sua liberdade?
09/09/2023 07h54
As pessoas estão sempre buscando algo para adorar, seja um Deus, seja pessoas, seja uma ideologia (as duas últimas sao a pior adoração q existe, especialmente a última).

O q vc deve ter em mente é q vc não faz nada impune, no sentido de que aquilo q vc planta, vc colhe. Isso vale individualmente, mas tbm vale pra sociedade, e esta não está plantando coisas boas.
anônimo
08/09/2023 23h48
Você fala demais.
elas respondem
anônima
09/09/2023 11h50
Vi nada demais nessa reflexão
08/09/2023 23h23
Verdade!
Mas tudo isso aconteceu porque a sociedade teve que criar regras de convivência, senão a gente ia se extinguir
08/09/2023 23h24
Sim. Inclusive essa forma da qual você pensa que aparenta ser diferente, foi moldada por alguém, escrava. No final...é o que somos, nunca poderemos ser senhores se seguirmos dados pensamentos já moldados por alguém, já criados e pensados, apenas nos foi dado para mastigar e engolir se apreciarmos.

Isto se inclue até mesmo em tendências, os senhores do mundo são aqueles que inventaram, descobriram coisas desde os primórdios, são os professores da sociedade, esses são os originais dos quais não precisaram seguir algo pois descobriram, ademais, quando você reinventa um pensamento ou algo, você também não é um escravo e sim o seu próprio "senhor", "mestre", seja isso um objeto, um pensamento e etc.
10/09/2023 13h24
acreditar em liberdade social é o mesmo que acreditar em livre arbítrio cristão
anônima
10/09/2023 13h48
Ser livre n é sobre ter um pensamento que ninguém jamais viu. Mas se a gente for entrar no mérito de que não somos verdadeiramente livres, acho q tem mais a ver com o fato de existirem as leis.
09/09/2023 08h14
Não, a liberdade existe mas tu tem que lutar por ela, nada na vida vem sem esforço, principalmente algo tão valioso como a liberdade.
maw
08/09/2023 23h39
Não sigo, eu crio. Se já existia e estava lá, só descubro por terceiros depois.
anônima
08/09/2023 23h27
Sempre foi, penso assim
anônima
08/09/2023 23h23
Depende o ponto de vista.
08/09/2023 21h17
Palestrinha