Normal é educa-lo e orienta-lo a dividir.
Crianças aprendem esse tipo de comportamento com os próprios pais.
A criança usa do choro como chantagem, os pais vendo aquilo, fazem as vontades da criança e a mesma acostuma utilizar o choro e os berros como motivação pra conseguir o que quer.
Falta de educação.
Eu tenho orgulho da minha geração (nascidos no início do anos 80), mas reconheço que uma coisa que a minha geração não soube fazer bem é criar filhos. A galera entre 15 e 20 anos, que são os filhos da minha geração, são um desastre como pessoa. Poucos dos meus amigos souberam criar bem seus filhos.
As coisas estão piorando ainda mais pros que nasceram nos anos 90 ou depois e já tem seus filhos. Poucos sabem educar seus filhos.
Mas esse é um problema que eu nunca quis ter. Filhos.
Obs: Digo isso num âmbito geral. É claro que alguns jovens e crianças tiveram uma boa educação de seus pais.
Normal, amiga, vc tem que ir conversando com ele aos poucos e ensina-lo a dividir. Comece dividindo entre vc e ele, depois incentive-o a dividir com os coleguinhas mais proximos.
Mas se for gritaria, não deixar mesmo quando a mãe explica "mas tem muitos, da ao primo" etc
Aí é falta de educação e mimado para carai.
Eu diria "não é teu, fui eu que comprei. Vamos agora parar o drama e vamos dar uma latinha ao primo" se ele começar a chorar "ok choras mais mijas menos"
Pq nesse nível de drama, só assim.
.....
Ou se não tiver funcionando ou não tiveres pulso para isso, é sempre que ele quiser algo de outra pessoa fazes igual, não deixas ele comer/etc.
Aí ele vai pensar duas vezes.
Crianças tem narcisismo primário, super normal . Eles são crianças, não dá para exigir maturidade e controle delas, a educação serve justamente para isso ..
Normal de criança..
Dar-lhe uma surra e as vezes nem conversar não vai ajudar ele a querer compartilhar de boa vontade...
Forçar ele a dividir só vaí torna-lo mais egoísta..