Sobre o experimento:
“Em sua performance mais famosa de nome “Rhythm 0”, em 1974, Marina ficou imóvel durante 6 horas e disponibilizou 72 objetos para serem utilizados pelo público da maneira que eles bem entendessem no seu corpo. Entre os objetos selecionados pela artista haviam flores, penas e óleos, entretanto ela também ofereceu ao público facas e até mesmo uma arma carregada. A artista se colocou como um objeto a ser usado e manipulado, sem qualquer chance de reação e assumiu a responsabilidade sobre qualquer coisa que pudesse acontecer. Os relatos da época é que um homem chegou a colocar a arma na mão de Marina e a fez apontar para o próprio pescoço, fora os cortes e abusos sexuais que a artista sofreu durante a performance. A ideia da artista nessa performance foi justamente demonstrar as contradições do público presente, com ela imóvel, eles foram capazes de torturá-la fisicamente e mentalmente, mas ao final das seis horas quando finalmente Marina se moveu eles saíram correndo, provavelmente com medo de algum revide por parte da artista.”

O que pensa sobre isso?

elas perguntam
12 4
eles respondem
11/10/2023 00h41
Revela a complexidade da natureza humana, onde a empatia e crueldade coexistem. É uma reflexão brutal sobre poder, vulnerabilidade e limites da arte.
É um lembrete poderoso da nossa capacidade de crueldade e, ao mesmo tempo, da necessidade urgente de empatia e compaixão. É uma ferida na alma da humanidade, uma obra que nos obriga a confrontar nossa própria escuridão.
11/10/2023 10h56
Qual era o objetivo do experimento?
anônimo
15/10/2023 23h14
Loucura total.
10/10/2023 22h05
Eu penso que essa artista é burra. Tentou comprovar algo que já sabíamos.
10/10/2023 22h07
Masoquism.
10/10/2023 22h12
O diabo vendo o q eles tavam fazendo
10/10/2023 22h25
Sim, irrelevante.
anônimo
10/10/2023 22h31
Nope
11/10/2023 00h47
Ser humano é bizarro.
Outro dia eu tava vendo sobre um cara que na tentativa de provar a empatia humana elaborou um teste que de forma resumida era o seguinte.
Ele chamava 2 voluntários para uma pesquisa sobre memória, onde um fazia as perguntas e o outro respondia.
Era dado um tempo para estudar e o voluntário numero 1 fazia a pergunta, se o voluntário numero 2 errasse ele deveria dar choque no voluntário 1 que estava interagindo com ele só que em outra sala.

Como eu disse, a pesquisa na verdade era sobre empatia e o voluntário numero 2 que supostamente levava os choques era um ator e só o que ele fazia era dar play em gravações com as respostas e quando eram as respostas erradas dava play numa gravação com gritos de dor.

Em todas as centenas de testes, nunca um voluntário foi até a sala verificar como estava o outro ""voluntário"" que estava supostamente levando choque por errar perguntas bestas.
15/10/2023 23h18
Já ouvi falar sim, e acho que os outros usuários dissecaram bem sobre o assunto
elas respondem
anônima
10/10/2023 22h22
Já sim, não é minha performance favorita dela. Mas me ensinou muito na prática e a olhos nus sobre o comportamento humano. Gosto da performance da flecha e aquela que ela se sentava e olhava por horas o rosto de outras pessoas(não lembro o nome dessas performances). Também assisti ao documentário Espaço Além, ela gravou aqui no Brasil, recomendo.
10/10/2023 22h07
Marina Abramovic senão estou enganada o nome da artista, acho sua "arte" extremamente contraditória.
anônima
11/10/2023 02h06
Eu nunca ouvi falar.
11/10/2023 10h53
Sim, e a conclusão da artista Marina Abramović, é assustadora, segue a frase usada por ela:
“Esta performance revela algo terrível sobre a humanidade. Mostra o quão rápido uma pessoa pode te machucar sob circunstâncias favoráveis. Isso mostra o quão fácil é desumanizar uma pessoa que não luta, que não se defende. Isso mostra que, se tiver a oportunidade, a maioria das pessoas 'normais' pode se tornar realmente violenta." - Marina Abramović