Uruguai, Paraguai e Chile são países que vem crescendo graças às políticas públicas econômicas equivocadas adotadas por sucessivos governos brasileiros.
Muitas empresas hoje estão preferindo se estabelecer no Uruguai ou no Chile do que no Brasil, o que é um absurdo, dada a nossa relevância em tamanho e em mercado consumidor. Para você ver como a nossa administração pública é horrível.
Por incrível que pareça, nos últimos anos, o último governo mais pragmático que tivemos foi o do Michel Temer. O governo Dilma foi uma catástrofe, o do Bolsonaro foi populista, e agora o do Lula está sendo gastador a rodo, trazendo insegurança jurídica ao nosso país, fora as sucessivas ameaças de aumento de impostos, o que já é extremamente alto no Brasil e que também afasta investimentos, sobretudo aqueles mais alongados.
Esse conceito econômico de mais estado de esquerda da américa latina é fracassado, tão fracassado que até nomes de esquerda, como o presidente do Chile, tá vendo a merda que é, e tentando se unir mais aos europeus. A américa latina só sabe reclamar e governar com o intestino, depois quer culpar os EUA pela própria pobreza e violência.
Se eu pudesse resumir em uma palavra o que falta nos governos de esquerda da américa latina, eu diria: "pragmatismo".