tenho 17 anos e estou acabando a escola esse ano, morava no rj até meus 10 anos, e me mudei pro interior pq sempre foi o sonho da minha mãe
continuamos com a nossa casa na capital (rj), smp indo lá pras férias etc..
ano passado, meus pais compraram outro apê mais bem localizado na capital, para que eu morasse num lugar mais seguro se eu fosse pra lá.
eu quero fazer faculdade de direito, e por sorte (ou azar), é uma das únicas que tem aqui no interior.
Ou seja, minha mãe fala pra que eu continue morando aqui, e faça a facul de direito como eu quero
acontece, que eu não gosto de morar aqui no interior, nao sei exatamente o porque, aqui nao tem NADA, sinto que minha vida era bem mais prática na capital
já temos um apê lá, então o custo de aluguel nao é o problema, mas agora minha mãe fala que é egoísmo meu querer estudar lá e "largar" ela aqui sozinha. Ela diz que eu não ligo pra ela, que sou uma ingrata. Eu disse que estou começando a MINHA vida, que não podia viver apenas pra ela, então fui chamada de ingrata mais uma vez.
Oq acham dessa situação? Estou errada por querer seguir minha vida na capital?

ps. Ela diz que não suportaria morar no rj por causa do calor EXTREMO, então eu moraria com meu pai (meus pais não sao separados, meu pai apenas fica alternando entre a capital e o interior para cuidar do apê e ver a gente)

elas perguntam
2 2
eles respondem
25/11/2023 23h59
Calma aí! Tem uma coisa que não tá batendo : como é que sua família tem dois imóveis um na capital e outro no interior e sua mãe não tem $ pra comprar um vestido pra formatura?
elas respondem
Loo
26/11/2023 01h55
Você tem que levar em consideração vários fatores:

- Você tem capacidade financeira pra não pesar nas costas dos seus pais? (Eu voltei a morar com minha mãe, mas divido as contas igualmente, pois os custos das coisas são muito caras) Estudar e trabalhar requer muita responsabilidade, ainda mais qdo se faz direito e você estagia dentro de um escritório jurídico;

- Capital do Rio de Janeiro tem que levar em consideração os serviços x segurança. Em qualquer lugar do mundo: todos sabem da precariedade que é e a segurança é um terrorismo;

- Sua mãe tem instinto de proteção e ela sabe dos riscos que você vai enfrentar sozinha. Ela só expressa isso de forma ruim, mas vai dialogando com ela até ela entender que é mais por experiência e oportunidade mais ampla de trabalho ..que faz parte desse rompimento pra vida adulta sua maturidade;

- Faça uma lista de prós e contras - verifica se não tem a possibilidade de você iniciar aí e quando já estiver mais “pronta” realizar a transferência externa.

Lembre-se tem que agir com sabedoria.
Pedir permissão é diferente de dar opções.
26/11/2023 01h43
eu faço faculdade no interior e moro na capital jkkk
segue teu sonho e um dia tua mãe vai aceitar que você só tá fazendo oq te faz feliz