elas respondem
Canadá e América são fundações anglo-celtas que praticam o liberalismo, o capitalismo, a liberdade de expressão, a liberdade pessoal e a mente aberta.
Eles são os pioneiros da maioria dos empreendimentos humanos.
quando você lê uma revista científica, provavelmente é em inglês
quando você vai para as melhores faculdades/univ. — É tudo inglês.
Mesmo o Quora que você está usando agora é um empreendimento americano.
Em suma, o povo inglês é a bênção para a humanidade. E nunca haverá outro grupo com tantas conquistas e profunda influência.
pq foram colonizados pelos britânicos
Construção Cultural do mundo livre + burguesia - sociedade dos Burgos + Território.
eles respondem
De novo? Me lembro de uma pergunta muito semelhante... Canadá e Estados Unidos foram colônia de povoamento do Reino Unido, os demais países foram colônias de exploração da Espanha, ou de Portugal.
O mais engraçado é quando dizem que os EUA impedem o resto do continente de se desenvolver e de repente você descobre que o Canadá é mais desenvolvido do que os EUA kkkkk
Não existe uma resposta pra tua pergunta. Dizer que o Canadá é rico porque faz fronteira com os EUA não procede, uma vez que o México também faz e ainda é um país emergente.
A verdade é que isso é um conjunto de fatores históricos e recentes que explicam o desenvolvimento dessas nações. Desde sua colonização até os dias de hoje.
EUA e Canadá sempre foram vistos como uma promessa, as pessoas iam lá para investir, trabalhar, e viver... Além disso, a coroa britânica investiu desde cedo na infraestrutura desses paises, o que deram a eles o empurrão adequado. Eles tiveram liberdade e autonomia até a independência, nunca foram colônia de exploração. No máximo, a coroa britânica exigia que os americanos pagassem uma taxa sobre o comércio. Até que eles cansaram disso, e quiseram ser independentes.
Já no caso brasileiro, assim como o resto da América latina, nunca houve essa preocupação, a coroa espanhola e portuguesa disputavam as regiões aqui, foram a exploração brutal. Os caras vinham pra cá com o intuito de pegar o máximo que puder e correr de volta pra Europa, não havia tanto esse engajamento de investir e morar no Brasil, era literalmente uma terra para explorar e ganhar dinheiro.
Por fim, herdamos a burocracia estatal portuguesa, que trouxe diversos problemas para o nosso país que ainda era apenas um embrião. Depois do fim do Brasil império e o estabelecimento da República (tentativa de copiar os americanos), o Brasil foi por água abaixo, perdemos nossa identidade, tivemos diversos governos autoritários, e golpes que surraram nossa economia. E meio parecido o que ocorreu no resto do continente.
Mudamos diversas vezes nossa constituição e nossa moeda, ou seja, nossa democracia nunca foi bem estabelecida. Diferente dos nossos colegas do norte. Cabe o Brasil fazer direito agora, mas duvido.
Cara, não sei dizer, acho que foi por alguma parte da colonização inglesa
Por causa da história, ué. Os EUA foram planejados desde muito cedo, não pela coroa mas sim pelas elites britânicas. Tanto que a ligação entre os EUA e o Reino Unido se dá pelas elites até hoje muito mais do que pelo governo, que hoje na verdade é controlado por elas nos dois países. Eles queriam mesmo formar uma sociedade nova, um país novo, pra depender menos do reino e conseguiram, com um pouco de sorte por terem recebido um território extremamente propício pra uma expansão que na época sequer imaginavam, enquanto as elites portuguesas e espanholas só usavam o resto das Américas pra extrair recursos e produzir. E o Canadá não é nada além de uma região que, mesmo não tendo sido cedida (foi mantida pelo Reino Unido até o século 19), foi "americanizada" pelos colonos que queriam expandir sua zona de influência usando da proximidade, e mais tarde a Austrália também, devido à proximidade não geográfica, mas cultural.
Em resumo, porque um grupo de ricos britânicos transformaram a região (depois país) no seu quintal como um investimento e experimento social que deu certo (pra eles tomarem o poder), uma versão própria da República Francesa, que os ricos de lá tomaram o país pra si, expulsando os reis. Pensando bem, fica difícil resumir, porque é uma questão complexa. Só isso nem explica tudo e o texto já tá enorme.
Horizontalidade dos países.
Pelos outros países da América serem em vertical possuem diferentes climas e diferentes culturas, isso influência no comportamento e na segregação do povo, e consequentemente dificulta o crescimento da nação.
Os EUA e o Canadá são países horizontais, o que significa que o clima não afeta tanto o comportamento de sua população, proporcionando assim uma unidade e patriotismo, o que consequentemente proporciona o crescimento de sua nação.
Somente a liberdade é capaz de trazer prosperidade às pessoas e ao povo de uma nação.
EUA e Canadá praticaram isso durante sua história, apesar de não serem mais tão livres hoje mas, ainda assim, muito melhores que o restante das Américas.