Gente, tenho 5 irmãos + eu.
Meu pai quando eles tinham 18 anos divorciou da mãe deles e deixou um terreno pra todos eles. 2 anos depois casou com minha mãe e veio eu e minha irmã, totalizando assim 6 filhos.
Meu pai quer que eu construa no terreno, tem um espaço nos fundos, uma casa abandonada que ninguém mora. Mas eu sei que quando meu véio morrer, meus outros 4 irmãos irão matando em mim e minha irmã, querendo que eu, minha mãe e minha irmã deixemos eles vender o terreno pra repartir a herança.
50% do valor é da minha véia, e os outros 50% entre os herdeiros...
O que vocês fariam? Construiriam no terreno ou acham muito arriscado?

Eu tenho meus investimentos, mas nunca que conseguiria financiar um imóvel na caixa. Não é todo dia que se ganha um terrenão pra construir, e ai?

OBS: Meu véi só tem 1 imóvel, mas descobrimos que pela graça de Dios, a casa lá legalmente ainda é dele, então se meus irmãos cairem matando aqui, nós podemos pegar a casa de lá... mas não queremos, por que é deles.

eles perguntam
6 10
elas respondem
08/01/2024 16h40
Não aceite nada de boca. Minha trisavó também deu um terreno para a minha avó, depois o irmão dela tomou.
anônima
08/01/2024 16h37
Primeiramente teu pai teria que fazer um documento de doação do terreno, pode doar até 50% do patrimonio, em vida, pra um filho só.

Isso facilitaria la na frente comprovar o valor deixado, afinal, se construir valoriza e ate provar que foi vc q construir é mais b.o. Enfim, se tem um bom relacionamento com sua mãe e irma, compensa sim
anônima
08/01/2024 16h41
"só vou construir, se deixar o terreno pra mim e pra minha irmã"
08/01/2024 17h46
Acho que é dinheiro jogado fora. Falo pq cresci vendo isso de perto. Meu pai caiu nessa de ficar no terreno da minha avó pra não pagar aluguel e já houve algumas tentativas de golpe, vulgo tentativas de despejo pra vender o terreno. O curioso é que meus tios sempre pagaram aluguel e mesmo assim conseguiram seu próprio terreno ao longo dos anos, menos meu pai, que ficou nessa ilusão de que era bom construir lá pra não pagar aluguel e que ele também tinha parte, etc. e até hoje não construiu nada na vida. Não tem um mísero pedaço de terra no próprio nome e a qualquer momento pode ser obrigado a deixar tudo que construiu pra trás.

Seus investimentos podem não ser suficientes hoje, mas algum dia serão, e o que vc comprar será totalmente seu.
Não adianta, se é de pai ou mãe, é de todo mundo. E quando tem dinheiro envolvido, irmão é a pior raça que tem. Desconheço se há meios legais de que seu pai deixe o terreno apenas pra vc, sua mãe e irmã, mas se vc realmente quer construir lá, é bom vc considerar ir atrás disso. Não creia apenas nesse acordo verbal. Se não, se o pior acontecer com seu pai, todo o dinheiro que vc usou pra construir vai embora junto com o terreno.
08/01/2024 18h33
Acho que não é boa ideia
anônima
08/01/2024 19h00
Construa não
Busque sua independência
eles respondem
anônimo
08/01/2024 17h09
Só se formalizar indo ao cartório delimitar uma parte do terreno para você. De outra forma não aceite isso de jeito nenhum. É pedir pra tomar no cu (normalmente eu não falo assim, mas preciso enfatizar muito).
anônimo
08/01/2024 16h37
Peça pra ele passar a papelada pro teu nome, se ele te "deu" então faz logo td certo. Isso é tão arriscado qnt costruir casa no terreno de sogra
08/01/2024 16h55
Vai dar merda vai dar merda
anônimo
08/01/2024 16h56
Existe uma solução bem mais simples sobre os seus irmãos
08/01/2024 16h57
mete bala.
08/01/2024 17h10
Eu mataria cada um deles e ficaria com a casa para mim.
08/01/2024 17h11
O melhor é você esperar e comprar algo pra você. Não se meta com terreno de terceiros, principalmente se tem possíveis herdeiros.
08/01/2024 18h33
É muito arriscado. Eu só construiria se regularizasse toda a separação do imóvel com ele ainda vivo. Fora isso, é fria. Se fizer, a chance de perder dinheiro é alta.
08/01/2024 18h37
Aceita sim, não deixe de formalizar a doação.

Faça a transferência como doação, isso vai fazer você pagar menos imposto, se não transferir vai perder.

Por segurança contrate um advogado pra lhe orientar nisso, vai gastar uns 2000 com o advogado mas vai se livrar de qualquer chance dos outros irmãos quererem sua casa.