Tive uma criação superprotetora, onde eu não podia nem fazer amigos porque, aos olhos dos meus pais, ninguém prestava. Os poucos amigos que conseguia fazer na escola, eu não podia trazer pra casa. Sofri um bullying desgraçado na adolescência e desde então luto contra a baixa autoestima, fobia social, e já tive períodos de depressão.
O fato é que desde que eu comecei minha vida profissional, meus pais sempre ficaram dando palpite. Sempre faziam eu sair do emprego porque ora pagava mal, ora era muito longe, ou o serviço não prestava, etc. Só que a gente é pobre. Não temos esse luxo de ficar escolhendo emprego. Por causa disso, nunca parei em trabalho nenhum, nunca pude estudar pq sem trabalhar, eu nunca tive grana pra isso. Quando tô desempregada, percebo indiretas vindo deles, mas ao mesmo tempo, sei que assim q eu arrumar trabalho, eles vão começar com a ladainha de novo. Sinto q o que eles gostam é de ter controle sobre mim.

Infelizmente fui acordar pra vida tarde. Há quem viva num ambiente assim e quando se torna adulto, se liberta. Outros, como eu, ficam assim até chegar no fundo do poço. Essa falsa sensação de proteção pra quem é cheio de inseguranças, foi o que me impediu de ver a vida como ela é. Eu reconheço minha culpa nisso. Por conta da fobia social, eu também me aproveitava dessa proteção pra não enfrentar o mundo.

Resumindo, o ano passado foi um inferno, fiquei mal pra caramba, de chorar deitada no chão do quarto e não ter ânimo pra nada. E meus pais nem perceberam isso. Fiquei mal porque me dei conta de que pior que tá não pode ficar. Passar 24h em casa nos 7 dias da semana, sem perspectiva de nada, é horrível. E não pensem que sou mimada. Eu ando parecendo uma mulamba, cabelo sem cuidar, roupas velhas. E tudo isso me faz sentir um lixo. Pra piorar, não tenho amigos pq vivo isolada. As únicas vezes que eu saio de casa, é com algum dos meus pais. Eu quero andar com gente da minha idade, quero me divertir como qualquer pessoa normal.
É só um desabafo.

elas perguntam
21 11
eles respondem
13/01/2024 21h20
Pior que tá pode ficar sim, imagine quando seus país morrer?
Garota, você já tem 30 anos, tá na hora decidir fazer alguma coisa, 24hrs em casa, 7 dias na semana assim?
Porra, isso aí não é viver. Está literalmente desperdiçando sua vida, ou você busca mudar isso, busca ajuda profissional, ou irá permanecer nesse estado.
Se lembre, o caminho se faz caminhando.
13/01/2024 17h27
Arrume um trabalho e dessa vez n ligue para os seus pais e continue nele. Mercado livre pega muita gente pra trabalhar.

E lute pra se libertar contra a fobia social, isso n sao do nada sem vc enfrentar.

Agora só sentar achar um trabalho e depois vc pode fazer uma faculdade ou entra na fatec q é de graça
13/01/2024 18h00
Tem bastante coisas que você pode fazer por si para melhorar.
Sua mente precisa mudar, pois a raiz da maioria dos seus sofrimentos vem do modo como vê o mundo.
Aprenda a criar hábitos novos, começando por pequenas coisas que gerem recompensas rápidas. Você tem que sentir que está progredindo.
Também precisa desenvolver autoconfiança, esquecer seus pais e compreender que ser diferente dos outros não é algo negativo.
Aceite quem você é, encontre seus pontos fortes e comece a investir em você.
Você tem tudo para dar certo, comece a fortalecer a sua mente.
13/01/2024 17h51
É foda amiga, queria te ajudar, mas é complicado dar uma opinião ampla sem saber detalhes de tudo. Mas o mais importante é criar objetivos na sua vida. Faça cursos, e tente arrumar um trabalho.
13/01/2024 17h39
"Tive uma criação superprotetora".

O que fodeu foi justamente isso.
13/01/2024 17h34
Arrume um emprego e tenta ver numa unidade de saúde se tem como providenciarem um tratamento psicológico. Ansiedade/fobia se trata com profissionais, não com a ilusão de ser otimista ou com porcarias de autoajuda. Amigos virão com o tempo de seu contato social, que pode ser no trabalho ou em cursos, etc.
13/01/2024 17h20
dragonete???
13/01/2024 21h50
Anônima, também sofro de Fobia Social, porém ao contrário de você, estou trabalhando. Não estou te julgando, só quem sofre desse mal sabe. Parece mais simples resolver o problema dos outros do que os nossos. Percebi que vc escreve muito bem. Ficar em casa só vai piorar ainda mais o seu quadro de Fobia Social. Um conselho que eu te dou nesse momento é procurar um emprego. Por mais pouco que vc ganhe, mas o ser humano precisa de uma ocupação, mente vazia é oficina do diabo. Só faz a gente pensar bobagens, ainda mais esse mundo cheio de tecnologia, onde a gente tem acesso com muita facilidade as Redes Sociais e nos deparamos com pessoas postando suas conquistas. Querendo ou não a gente faz as comparações e isso nos leva a sentir o gosto amargo do fracasso. Procure ajuda profissional e caso seus pais digam que o salário ruim ou que o serviço é longe, não dê importância. Caso o serviço não te traga satisfação, faça um curso. Você vai ver, rapidamente fará amizades, marcará encontros e quando menos esperar, terá uma vida social.
13/01/2024 17h46
Essa situação é meio complicada, se vc ficar vivendo em prol dos palpites dos seus pais vc nunca vai viver a sua vida.
Acho que é bom vc passar em algum psicólogo pra lutar contra essa fobia social, talvez um emprego tbm ajude nessa questão mais social
Maa independente disso ,espero que vc possa melhorar sua vida, lutar contra esses trantornos psicológicos. Acredito que nada é para sempre,como essa tristeza que vc está sentindo, espero melhoras
anônimo
13/01/2024 21h30
Procure ser mais forte, mas é preciso ser forte mesmo, porque não vai ser de um dia para o outro que você vai mudar isso, pode demorar viu, mas nessa trajetoria saia mais bem mais, se cuide sendo mais vaidosa para se sentir mais confiante e não deixe que seus pais entrem na sua mente! E você sabe o que fazer quando ficar mais independente, mas não quera conhecer um cara de maneira desesperada. Entenda que seus pais só te atrapalham.
anônimo
13/01/2024 21h24
Se você arruma emprego com facilidade, o problema é facilmente resolvido: arrume um trabalho e vá morar sozinha. A partir daí você aumenta seu círculo social pela convivência com seus colegas de trabalho.
18/02/2024 09h47
Esse é o futuro dos users aqui
anônimo
18/02/2024 05h05
Parei de ler em "30 anos" Pqp. Parece uma criança de 12. Vê se acorda pra vida
anônimo
13/01/2024 17h33
Vou ter o seu destino.
13/01/2024 17h31
Veja pelo lado bom, um dia todos nós que usamos esse site aqui agora para compartilhar as nossas dores alegrias e dúvidas estaremos mortos
13/01/2024 21h15
Sei, sua vida é uma merda é a culpa é dos seus pais.
13/01/2024 17h37
Vamos sair
13/01/2024 21h19
Triste realidade
13/01/2024 21h07
Se quiser desabafar mais sobre isso pode me chamar no pv.
13/01/2024 21h18
Você recebe críticas mesmo fazendo o que eles falam, gora é hora de tomar suas decisões.
elas respondem
anônima
13/01/2024 17h24
Minha vida tá igualzinha. Porém tenho 20. Um sofrimento sem fim. Minha mãe nunca deixou eu fazer nada. Moça, eu não sei pegar um ônibus sozinha ainda, pra vc ter idéia. Não consigo comprar coisas sozinhas. Por causa disso tô cheia de problemas psicológicos. Ficar perto das pessoas pra mim é um enorme problema. Eu não sei ser como elas,pq eu não vivi
Nunca tive namorado. Nunca tive amigos. Nunca fiz nada. Só presa em casa
anônima
13/01/2024 21h17
Sinto muitíssimo por você, anônima.

O que você precisa agora é colocar sua vida nos eixos. TENHA FORÇA pra enfrentar a situação, porque VOCÊ CONSEGUE, ok? você já é adulta e finalmente está consciente de tudo o que aconteceu na sua vida, a partir disso tu consegue buscar uma melhora! VOCÊ QUER BUSCAR UMA MELHORA?

1. Emprego. Foda-se o que seus pais vão falar, não dê a mínima para o que eles vão falar sobre!
2. Junte dinheiro e compre roupas novas, dá uma ajeitada no visual... faça uma academia, vá ao cabeleireiro cuidar dos cabelos, unhas. Exercício físico e um up na sua autoestima vão ajudar muito!
3. Vá ao médico. Você precisa ver como está a sua saúde! Talvez esteja depressiva. Vá no postinho do seu bairro mesmo. Consulte até mesmo um psicólogo, acho que seria ótimo pra ti!
4. Mude-se e vá morar sozinha. Sim, é isso mesmo. Você precisa de independência, precisa passar as dificuldades que um adulto passa, sem que teus pais tenham controle sobre isso.
5. Estude e busque melhorar seu futuro profissional. Faculdade e cursos são ótimos para desenvolver habilidades sociais, fazer amizades e até encontrar alguém pra construir uma vida ao lado.

Fique bem. Desejo que tu consiga sair dessa. Você é muito inteligente, sensível e intuitiva por ter percebido a manipulação dos seus pais, parabéns! Agora, seja forte e AJA!
anônima
13/01/2024 20h54
Eu tô passando por algo parecido, minha mãe tem um casamento ruim, que só tem ficado pelos filhos e nisso colocou na nossa cabeça que não é coisa boa, que deveríamos estudar, ter uma profissão, etc.
Ok, graças a isso, eu tenho uma boa profissão e melhoramos muito financeiramente, mas aos 35 ( tanto que perdi a virgindade nessa época), hoje tenho 37, eu comecei a perceber certa lavagem cerebral e que posso sim ter um casamento e família feliz diferente dela.
Mas acho que agora seja tarde para realizar esse sonho.
13/01/2024 21h24
A única solução pra você tomar as rédeas da sua vida é sair de casa. Aconselho vc a fazer bico em pizzaria de noite pq pagam super bem e durante o dia estudar pra no futuro sair de casa. De preferência estude pra algum concurso, mudar de cidade seria bom já que vc n tem nenhum amigo e aparentemente nem gosta dos seus pais, pelo menos você vai ganhar bem e conseguir sair de casa tranquila de que não vai passar necessidade e precisar voltar a morar com eles.
12/03/2024 19h46
Então muda
13/01/2024 17h27
eu te entendo, amiga. a vida é triste, não tem escapatória
anônima
12/03/2024 19h43
A culpa é sua mesmo, a vida é sua.

Dói mas é verdade.
anônima
13/01/2024 21h35
Por que você não se liberta??

Tá esperando o que, sai de casa, vai pra praça, vai ver a vida. As pessoas na nossa volta tentam mas é você que tem a última palavra, é a SUA vida, não deixa os outros te colocar pra baixo não.

Se permita mudar, a única pessoa te limitando é a sua mente, é a suas crenças, o mundo que você vive existe primeiro na sua mente, então se você decidir que pode viver uma vida diferente, ninguém pode te impedir.

Quem não muda é quem não consegue acreditar que pode mudar, e quem vence é quem acredita primeiro que pode vencer. Você tem que acreditar, é daí que você vai tirar força pra se libertar de quem te oprime.
18/02/2024 04h36
Vc precisa se distanciar dessa família que, pelo que vc descreveu, parece ser bem tóxica. Já pensou em sair fora pais? Tentar uma vida fora, longe dos pais? Faz um bem danado....
12/03/2024 19h10
Complicado.
anônima
12/03/2024 19h42
fazer oq