Tendo um ensino ruim, e maioria das vezes trabalhando em empregos de carregar peso o dia inteiro.
Estou falando do básico, um salário bom, uma família e uma profissão

eles perguntam
6 12
elas respondem
13/02/2024 15h13
Não mesmo. Isso é tudo balela que o capitalismo conseguiu enfiar na nossa cabeça. Todos deveriam partir do mesmo ponto, tendo uma educação de qualidade, alimentação, estrutura familiar, etc.
13/02/2024 15h15
"Uma pessoa preta consegue sair do zero e ser bem sucedido?" Poucooooooooooooooos. Só se for famoso, rapper,etc.

"Tendo um ensino ruim, e maioria das vezes trabalhando em empregos de carregar peso o dia inteiro' simmmm, tem cargos q suga vc..vc nem consegue pensar, só quer chegar em casa e dormir.

"Estou falando do básico, um salário bom, uma família e uma profissão" Atualmente eu tenho um currículo bom e um salário abaixo da miséria, hj em dia está bem difícil conseguir um salário bom ... mesmo estudando :D

se vc n tem nada a perder, faz um curso técnico, esquece a faculdade e embarca fora do país, em1 ano tá rico.
Eu n faço isso por questões pessoais.
Loo
13/02/2024 15h29
Depende da vontade e do esforço dele.
É óbvio que a corrida não é igual pra todos, mas a determinação, o preparo e o esforço determina o ponto final dessa corrida.

Não adianta querer ser imediatista que não vai conseguir nada usando a cor da pele pra ser vítima, pra obter vantagem (a não ser que seja usado contra o próprio sistema que o criou).

Se a pessoa teve um ensino ruim, sacrifique-se pra equiparar.
Se a pessoa se mantém em subemprego por necessidade, sacrifique mais um pouco pra melhorar a condição de trabalho (planejado por tempo determinado).

Não é a cor da pele que determina o que a pessoa vai ser, o quanto ela vai ganhar, qual é o nível de conhecimento que ela possui etc. É os seus desejos, valores e sua disciplina que te coloca onde você quer estar. O problema maior do homem (homens e mulheres) é se contaminar pelo imediatismo e pelos vícios (noitada, status, dormir mais 2h, ócio, videogame, beleza excessiva da estética, bebida alcoólica, tabagismo, estimulantes etc).

Uma pessoa que usa o argumento da cor da pele pra mim é gente fraca.
anônima
13/02/2024 16h01
Com força de vontade, persistência e esforço, todos chegam onde querem.
13/02/2024 15h31
muito raramente, as oportunidades para os que já tem uma família mto bem estruturada (financeiramente falando) é infinitamente maior que uma família que não sabe se vai ter dinheiro pra fazer a compra do mês, e tem que economizar no que der
eles podem se dar ao luxo de fazerem o que gostam como profissão, a gente tem que visar principalmente o dinheiro no que a gente vai trabalhar
anônima
13/02/2024 15h13
Tem que se esforçar muito, nossa geração nao ta mais afim de fazer isso.
eles respondem
13/02/2024 15h12
consegue, mas tem que se esforçar o quádruplo.
anônimo
13/02/2024 15h12
Consegue sim.
13/02/2024 23h00
Muito difícil, mas pode mudar o destino.
13/02/2024 22h56
Consegue sim.

É óbvio que o racismo do passado ainda traz consigo certas dificuldades, resquícios sociais, lógico...

Mas não é impossível, há vários negros que venceram na vida, até nos EUA onde o racismo é muito mais real. O Barack Obama é um grande exemplo, e ainda chegou a ser o homem mais poderoso do mundo.

Na verdade, o fato de você nascer pobre, seja branco ou preto, já te coloca em desvantagem. Agora, nos dias de hoje, acho que tem muito exagero e balela, a vida está ruim para todos, não só para os negros. Eu sou branco e tenho que trampar muito para levantar uma grana, nunca fui ajudado e já recebi muitos nãos, mesmo em situações que eu tinha competência para fazer tal coisa. Então, tem muito vitimismo também.

Ensino ruim é o mesmo dado a todos os pobres, seja branco ou preto, o mesmo que eu tive, o mesmo que vários tiveram. Só os burgueses que nasceram no bem bão que puderam usufruir de escola particular. Sobre carregar peso, eu já trabalhei descarregando caminhão de abacate, e sou bem branco, e lá a maioria que trampava comigo era branco. Então, sua analise ali não é bem realista com a realidade.
13/02/2024 16h41
Eu tinha um colega negro que trabalhou comigo, na loja, ele era lavador de motos, hoje é um advogado bem sucedido, tem carrão, sempre tá fazendo viagens pra fora do país etc..
13/02/2024 16h36
Não temos equidade no País. A pessoa só de nascer pobre terá 1000x mais dificuldades de alguém que nasceu em uma família rica (a pessoa que nasceu em família rica tem que ser muito inútil para não ter sucesso financeiro). Agora, sobre a cor, infelizmente também é um ponto que também dificulta.
13/02/2024 16h31
Consegue. Mas a gente sabe das dificuldades e quase sempre temos que sacrificar muito para conseguir coisas simples.
Começar do zero é foda, sem orientação, sem um exemplo, sem dinheiro, tendo que trabalhar e estudar desde de sempre... é complicado, mas não é impossível.

Sou negro, tive um ensino médio completamente ridículo, meu sacrifício foi trabalhar desde da adolescência pra poder comprar minhas coisas, juntei dinheiro pra tirar minha CNH, e dar entrada numa moto... troquei tudo isso pra fazer um cursinho preparatório para o ENEM e arriscar uma vaga numa federal, passei a dormir de madrugada para tentar recuperar o tempo perdido, no final valeu a pena fui primeiro lugar no meu curso em uma universidade federal.
Hoje tenho um bom salário para o que eu faço; o resto vai vir com tempo, só ter paciência e continuar trabalhando.
anônimo
13/02/2024 16h22
Boa pergunta
13/02/2024 16h08
Conseguir até consegue. Mas estatisticamente é mais difícil que um branco. Estrutura familiar, renda, moradia, escola particular etc quase sempre os negros estão na desvantagem.

Não tem pra onde correr, irmão. Cê saiu na corrida largando atrás e ainda por cima com peso nas costas. Tem que se esforçar o dobro e ainda aturar otário dizendo que quem não consegue é porque não se esforçou o bastante. Meritocracia no cu dos outros é refresco.

Se esforce, sacrifique amigos, tv, redes sociais, lazer e as coisas desnecessárias por um tempo e sempre lute por um sistema mais justo. O coletivo que faz a diferença. O individualismo só adoece o indivíduo. Mais importante que sobreviver e prosperar nesse sistema de merda é lutar para que outros tenham as chances que você não teve em um sistema melhor.

Siga em frente.
anônimo
13/02/2024 15h14
Nunca foi e nunca será, em nenhum lugar e em nenhum sistema
anônimo
13/02/2024 15h14
Conseguir, até consegue. Mas como você disse a corrida não é igual pra todo mundo.

Acho que o caminho mais fácil é usar a desonestidade e a má fé.