O Brasil perde para os Indianos, sabe por que? Porque falta ousadia:
São pouquíssimas as obras cinematográficas brasileiras que passam, e o maior motivo é o fato de as produtoras, roteiristas e diretores não enxergarem o cinema também como uma forma de lucrar. Eles ficam presos aos seus ideais de mudança social e pensam que a indústria cinematográfica deve atender exclusivamente ao propósito de conscientização social. E não podemos esquecer que há muita corrupção no meio, pois o nosso país permite que seja usado dinheiro público para produções. Ou seja, uma empresa ou um produtor independente pode superfaturar o valor da produção e abocanhar parte do dinheiro. O resultado são filmes horríveis, com fotografia péssima, roteiro medíocre e sem nenhuma trilha sonora decente.
Porque os EUA investem maçiçamente no cinema nacional desde o anos 20. Embora hoje em dia, quem faz isso é o setor privado.
Com início da guerra, o governo dos EUA para manter o povo americano mais calmo com a guerra na Europa, investiu pesado no setor áudio visual, com milhares de isenções fiscais e incentivos financeiros, o que fez o cinema nacional explodir.
Eles amadureceram o cinema nacional deles, diferente de nós. A coisa foi tão forte que qualquer estudante de cinema poderia se aventurar com uma câmera e criar um filme com apoio do governo. Ficou fácil criar filmes nos EUA. Então assim, houve esse amadurecimento.
Nunca tivemos um incentivo e interesse tão forte no Brasil, nem do governo e nem do setor público, com exceção de alguns canais de televisão que tentaram, mas só filme de baixa qualidade, assim como é nós EUA quando as emissoras tentam fazer filmes.
O Brasil precisaria investir pesado para chegar no nível dos americanos nesse quesito, infelizmente. Raras obras brasileiras podemos destacar, infelizmente.
Porque eles tem uma história com começo, meio e fim, já uma boa parte dos filmes brasileiros são apenas histórias sem pé, nem cabeça que falam apenas de ideologias
Simples, eles são um país de primeiro mundo, e (antigamente) o entretenimento e o lucro era o foco principal dos filmes, a variedade de histórias e tramas que criam é quase infinita se comparar com aqui que parece que só sabe fazer meia dúzia de gêneros diferentes.
Hollywood tem infinitamente mais dinheiro pra bancar cenários e locações bonitas, o escritor cria enredos interessantes e diferentes ( bom nem todos), os filmes contam com uma Gama de atores diferentes, sendo que no Brasil os mesmos atores e atrizes que fazem novelas fazem filmes tmb, ou seja o público enjoa da imagem deles.
Além dos filmes br terem a cara de novela.