Eu estava no Instagram olhando umas postagens e uma moça comentou que fulana estava tentando denegrir a outra, outro logo em baixo respondeu dizendo que não se usa mais essa palavra que é um termo Racista, achei meio Sla
Significado de Denegrir
verbo transitivo direto e pronominal
Tornar escuro, com aspecto obscuro, sem brilho; obscurecer: a sujeira denegria os móveis.
[Figurado] Manchar a reputação de algo ou de alguém; difamar (esta acepção pode ser considerada ofensiva): os boatos denegriram a imagem da empresa; ele se denegriu com o escândalo de corrupção.
Reduzir a transparência de; manchar-se: denegrir um tecido.
Etimologia (origem da palavra denegrir). O verbo denegrir tem sua origem do latim "denigrare", que significa manchar a reputação de alguém ou tirar o mérito.
Não, é uma palavra com origem bastante antiga, no latim, quando ainda não havia ideias de hierarquia racial. Tem mais a ver com a escuridão abstrata (trevas).
Não. Eu pensei dessa forma por um tempo, achava que essas palavras eram racistas, mas não são.
"Denegrir" tem uma raiz etimológica semelhante à palavra "negro", o que pode gerar algum desconforto para algumas pessoas devido à associação com a cor da pele.
A palavra "denegrir" vem do latim "denigrare", que é formado pelo prefixo "de-" (que pode indicar intensificação ou movimento para baixo) e o verbo "nigrare" (que significa "tornar negro" ou "tornar escuro"). Portanto, originalmente, "denegrir" significava tornar algo mais escuro, mas ao longo do tempo adquiriu o significado figurado de difamar ou manchar a reputação de alguém.
Como pode ver a palavra não tem absolutamente nada a ver com racismo.
Não. Nem tão ao mar, nem tão à terra. Algumas expressões do nosso vocabulário de fato são racistas (criado mudo, coisa de preto, samba do crioulo doido), mas outras remetem à cor, não à etnia negra.
Eu não sei responder esta sua dúvida. As coisas andam muito diferentes atualmente. Um exemplo é o nome que se usava muito referente ao móvel que fica ao lado da cama chamado popularmente de criado mudo, mas falaram que não se deve mais falar criado mudo porque é um termo racista e que deve ser usado o nome de móvel de cabeceira. Eu nasci em 1975 e vivi uma época muito diferente da atual e isso me deixa em dúvida e muito confuso com determinados termos atuais.
depende do assunto e se a pessoa negra leva pro lado pessoal, essa palavra não é muito utilizada hoje em dia e quem geralmente fala é pq não tem esse conceito que pode ser racista pq '' na minha época não era ''