Depende, a herpes tipo 1 basicamente só se pega através do beijo, ela é super comum, presente no organismo da maioria da população, embora nem todos apresentem os sintomas (aquelas bolinhas na boca). Ela é inofensiva e tende a desaparecer por anos. O contágio é basicamente por meio da ferida no canto superior do lábio, se a bolha estourar e a pessoa beijar outra pessoa, a outra então pegará o vírus. A herpes tipo 1 não se transmite através do sexo. A não ser que haja sexo oral, e a pessoa com a herpes tipo 1 esteja com a ferida exposta na boca
Já no caso da herpes tipo 2, que ataca mais a região genital, embora vez ou outra essa também possa atacar os lábios. O contágio acontece por meio das feridas na região genital, ou sexo sem proteção quando o vírus está "ativo" no sangue. O difícil é saber quando está ativo ou não. Pois nem sempre a herpes apresentará sintomas bem claros.
Embora a herpes seja uma doença inofensiva do ponto de vista da saúde, ela pode causar bolhas e feridas doloridas na boca e na região genital. O que causará incômodos, principalmente quando a imunidade da pessoa estiver baixa.