Lembramos que a clt é de 1943, ela consolidou normas existentes em um só texto, e nela é expresso que na mesma função ambos recebem de igual forma quando tem o mesmo tempo de serviço na mesma função
Alguns dizem que o patrao paga mais para ter um homem na função (isso é vedado pela clt)
Há até cotas para mulheres em alguns casos do serviço público como a PM.
Mas dinheiro faz dinheiro, e homens estão no topo, logo enquanto o país for capitalista, homens terão mais renda, estou certo?
Capitalismo, socialismo ou comunismo.
Qualquer um deles, não se aplica o machismo. Independente de qual for escolher não entrará em “mulheres ou homens irão ganhar mais?”
A questão do capitalismo mesmo é que para existir os ricos, devem existir os pobres.
Machismo e coisas do tipo são o que a sociedade aplica, mas honestamente a questão do capitalismo ou da política em si, vai muito além de “mulheres ou homens que ganham mais?”.
Esse é um país capitalista, todos querem lucrar mais, certo?
Então pq se eu tenho uma empresa eu não contrato apenas mulheres pra poder pagar menos do que se fossem homens ?
Assim eu gastaria menos e consequentemente lucraria mais.
Tem uma série de quesitos que levam uma empresa a determinar o quanto ela está disposta a pagar por um profissional, e ter pênis ou vagina com certeza não está nessa lista.
Que tal a gente ver um pequeno exemplo do que seria um empresa composta só por mulheres e o pq as vezes não são valorizadas igual aos homens ?
Capitalismo é apenas uma fase histórica das relações entre processos de produção da humanidade. Volte bem antes disso que praticamente toda sociedade seguia uma estrutura patriarcal. Na maioria das religiões e leis o homem tinha mais poder. Faraó, rei, imperador, czar.
Se um rei europeu casa com uma mendiga, ela vira a rainha. Se uma rainha casa com um mendigo, ele vira príncipe, o rei vai ser o filho, para preservar a linhagem. Olha aí o Talibã, como são os direitos das mulheres?
A estrutura política, cultural, religiosa se adapta em diferentes sistemas. No capitalismo ele acelerou os direitos trabalhistas e sociais das mulheres (voto, acesso a escola, faculdade). Pega a Primeira Guerra, rapaziada indo para os campos de batalha, quem assume a papelada, o chão de fábrica? Mulherada.
A desigualdade se dá por essa herança cultural. Homens largaram na frente na corrida, nos negócios e nas especializações (dos últimos 50 anos pra cá que começou a diminuir a proporção de mulheres para homens nas universidades). Logo há mais bilionários, milionários,CEOs machos. Questão de probabilidade.
Em média os homens ganham mais, simplesmente porque há mais homens por aí ganhando mais. No topo da pirâmide, em empregos com mais periculosidade. Já viu algum lugar em que dois funcionários na mesma função ganham salários diferentes, apenas por uma ser mulher? Então...
Mas ai que tá o pulo do gato, geralmente quem perpetua as injustiças do capitalismo é o próprio estado com suas milhares de normas e regras sem fundamentos práticos, onde inicia-se uma espécie de capitalismo apadrinhado, onde ai sim só entra homens velhos e ricos que utilizam o poder político para continuar no topo.
Cadê uma líder mulher da união soviética? Só vejo a galera endeusando velhos brochas das antigas como sinônimo de algo revolucionário e "social". Desde Marx/Angels até Lenin, Stalin.. enfim, todos homens. Cadê a mulherada encabeçando essa lista de revolucionárias comunistas? kkkkk
Muitas vezes, o que acontece é que as mulheres passam mais tempo com a família, tem a questão de gravidez e etc...Fora que muitos tipos de serviços mais pesados que pagam mais, elas não conseguem executar. É tudo uma questão ai envolvida.
Os homens não precisam lidar com a gravidez, não precisam ter que chegar em casa, podem fazer hora extra, tem mais tempo livre para cuidar de si próprio, fazer horas extras no trabalho e etc... por isso, geralmente eles vão ganhar mais mesmo.
Mas esse papo de que as empresas pagam diferente para homens e mulheres é balela de uma esquerda surtada e sem ideias. Até por que, todos os funcionários do mesmo setor costumam dizer quanto ganhou, com seu holerite em mãos, e ali sempre vai bater igual, exceto quando o cara recebe mais porque fez mais horas extras no mês, fora isso, empresa grande nenhuma vai arriscar tomar processo assim.
Já passei por várias empresas e nunca vi nenhuma que pagasse mais para homens do que para mulheres, sem nexo algum fazer isso. Talvez algumas empresas fundo de quintal que nem pagam os direitos podem até fazer isso, mas qualquer empresa minimamente séria jamais faria isso e arriscaria tomar um processo. O que pode acontecer, e isso acontece muito com os homens também, é a empresa não pagar todas as horas extras, isso o funcionário tem que ficar esperto e meter processo na fuça de empresa que faz isso.
Tem mais mulheres fazendo faculdade do que homens;
Na maioria dos lares o homem tem que ir logo trabalhar, a menina pode ficar desempregada só estudando;
A mulher passa uns anos desempregada com um namoradinho que tem carro bancando ela e depois se forma e arruma um emprego melhor.
A maioria dos homens não se formam e trabalham em empregos de nivel baixo. E ainda em trabalho pesado.
Vc esta olhando os homens mais destacados que são uma minoria.
Mas o homem tem mais ambição do que a mulher em tentar se tornar chefe ou empreender.
Mas uma grande parte dos homens e mulheres não servem nem pra limpar a merda do seu cachorro, geralmente são funkeiros, maconheiros e putas esse tipo de gente é ladrão. E geralmente esse tipo de gente se fode na vida.
Não, mas, o capitalismo culminou o sistema de heranças, que contribuiu para criação e a preservação de costumes como a monogamia, o patriarcado e o fundamentalismo religioso. Patriarcado que muitas das vezes fomenta pensamentos machistas, tal qual, escritos antigos ditos sagrados, como a bíblia.