De forma bem resumida, o filho deve olhar para o pai, quando for adulto, e pensar: "Eu admiro esse cara. Espero poder fazer pela minha família 10% do que ele fez por mim."
Acho que poucos pais têm a dádiva de seus filhos olharem para eles e pensarem exatamente isso.
De forma dissertativa, eu diria que estar presente, ser um exemplo para o filho, dar bons conselhos, guiar seus caminhos para que se torne um bom ser humano, ser amigo do filho, não ter vergonha de ser bobão e brincar com seus filhos, ajudar seus filhos quando mais precisarem, corrigi-los quando for necessário, ensinar seus filhos a se esforçarem para ter as coisas, não dar as coisas de mão bejada, ensinar eles a lidar com os problemas e as dificuldades da vida, ensinar eles a serem mais autônomos também... enfim, muitas coisas kkkkk
Acho essa pergunta complexa demais, mas de maneira resumida, muito resumida....
Tem que dar atenção, boa educação na medida do possível e fazer tudo o que puder pra não faltar nada material na vida do filho.
Estar presente, ser amigo, um bom guia e conselheiro. Aquele que ajuda, oferece suporte e encaminha seus filhos para que um dia possam ser tão grandiosos quanto ou mais do que aquele que os gerou e criou.
Essa é uma pergunta forte, demais até. Ser um bom pai é algo que a gente não consegue saber como é, até tentar ser; Ninguém ensina a gente como criar filhos, pois cada filho é único e diferente. Na minha opinião, ser um bom pai, é tentar ensinar o necessário, cumprir com suas obrigações enquanto pai e estar disposto a aprender o que significa preparar alguém para a sociedade, e principalmente, saber que não conseguirá ser perfeito nisso.
Não existe bom pai... Ou vc é pai ou não é... E para ser pai precisa amar seu/s filho/s... Se vc ama, nem sempre vai acertar, nem sempre vai estar junto, nem sempre vai ter dinheiro, mas no final vai fazer um bom trabalho e vai fazer muita falta quando partir.
Ser responsável e cuidar inteiralmente do filho o tempo todo sem descanso e sem passar para terceiros em momento algum.
E tambem ensinar o filho a se virar sozinho e saber fazer coisas sem depender de ninguem