Eu falo no sentido de outra pessoa ter feito por ela, para ajudar e ela não ter feito nenhum esforço. Ex: Minha irmã quer fazer o enem para tirar nota boa e conseguir passar num curso bom, mas ganha pouco e não tem condições de pagar um cursinho, então inscrevi ela na seleção de um cursinho que o pessoal da universidade organiza que não paga nada e que é muito bom, ela passou na seleção, está indo porém não vejo muita dedicação da parte dela, vez por outra falta o curso, ou seja tirou a vaga de outra pessoa, será que fiz errado em tentar ajudar e devia ter deixado ela tomar iniciativa nas próprias coisas por conta própria. Ela tem 28 anos. Hoje faltou o cursinho por estar ontem num barzinho a noite numa comemoração de aniversário de um amigo do trabalho e provavelmente deve ter bebido e o cursinho é no horário da manhã. Sinceramente eu tento ajudar mas a vontade é lavar minhas mãos e nem intervir mais, deixar ela fazer o que quiser.

elas perguntam
10 3
eles respondem
10/05/2024 07h39
...""Sinceramente eu tento ajudar mas a vontade é lavar minhas mãos e nem intervir mais, deixar ela fazer o que quiser."".

Vc já ajudou, agora só depende dela.
A tua parte vc já fez.
Se ela desvalorizar a oportunidade o problema é dela. Vc não deve mais nada.
10/05/2024 07h46
Não faça o bem esperando reconhecimento ou gratidão, faça por egoísmo, por se sentir bem ao fazer isso.
anônimo
10/05/2024 07h58
Nenly & Nenlerey
10/05/2024 08h01
É verdade
10/05/2024 08h54
Você ajudou, agora é com ela...como já responderam não dá pra esperar gratidão ou que façam o que está imaginando.
10/05/2024 09h15
Digamos que uma Pessoa X passa por dificuldades e uma Pessoa Y começa ajudar todos os meses, isso se torna cômodo e uma "obrigação".
Cômodo, pois, como a PX já tem todos os seus problemas resolvidos pela PY, ela não precisará se esforçar e correr atrás. E, tudo que se faz com constância, torna-se obrigação na mente dos ignorantes:
Se você fizer 9 vezes, quando não fizer a décima será uma tremenda filha da puta; se NÃO fizer 9 vezes, quando fizer uma única vez será um anjo na terra enviado pessoalmente por Deus.
É contraditório, mas é como as coisas são na maioria das vezes. A gratidão é um sentimento quase extinto na éra atual, as situações se invertem com uma facilidade exacerbada.
Sendo assim, faça sempre uma análise do problema e ajude apenas quem mereça o teu tempo e suor, sem ultrapassar o limite e se prejudicar.

OBS: Dito isso, há ressalvas em alguns casos específicos. Pessoas com depressão geralmente sofrem um desgaste físico e mental enorme, e muitas vezes criam bloqueios e barreiras.
10/05/2024 09h17
alguns momentos sim.
10/05/2024 12h30
Faça algo sem esperar nada em troca, esse é o segredo, mas no seu caso, por se tratar da sua irmã, é compreensível que não queira ver ela se dando mal lá na frente, porque poderá sobrar pra ti também ajudar ela.

Mas mesmo que ela seja sua irmã, a sua ajuda vai até certo ponto, se ela não quiser valorizar isso, não tem muito que você possa fazer.
10/05/2024 12h31
Tudo é verdade para aquele que acredita.
10/05/2024 12h34
O que eu aprendi com a vida?
Nunca ajude ninguém a menos que essa pessoa tenha te ajudado antes.
elas respondem
anônima
10/05/2024 09h14
Sim
anônima
10/05/2024 09h25
Tem pessoas que nem vale a pena ajudar que só ferram com a gente. Por exemplo: mesmo sem dinheiro, você dá um jeito e compra um kilo de açúcar para uma pessoa pobre e ela vai trocar por droga.
10/05/2024 09h32
Você já fez sua parte. Não se responsabilize mais pelas escolhas dela. Vou ser bem sincera, até hoje as coisas que eu mais dei valor na vida foram as que eu consegui na raça, sem a ajuda de ninguém. Houve algumas vezes em que eu recebia uma ajuda e eu acabava ficando desmotivada e desistindo com o tempo. Sei que parece sem lógica, mas eu funciono assim. Se eu estiver correndo atrás de tudo sozinha, parece que ganho uma motivação a mais, e também não sinto que estou "devendo" algo a quem me ajudou.
Obviamente já houve situações em que fui ajudada e valorizei demais a ajuda recebida, mas é porque eu já estava me esforçando pra isso também.