O Brasil é meio que socialista se você for ver, eles basicamente fornecem tudo de graça, de educação, a saúde, fora os inúmeros projetos de transferência de renda que até o presidente Chinês é contra por considerar que isso deixa a pessoa preguiçosa.

Bolsa família, bolsa estudante e essa caralhada toda kkkk. E ainda tem gente que acha que moramos num país liberal, oh dó kkkk

Na verdade, na verdade, na verdade... não há hoje uma uma nação capitalista ou socialista no mundo, quem falar está mentindo, porque basicamente o governo controla muita coisa, os EUA mesmo não são mais como eram antes, a China também abriu seu mercado para melhorar a qualidade de vida do povo, e percebeu que através do capitalismo e do investimento privado é que eleva o padrão de vida da sua população. E o que falar da Europa? Talvez com exceção da Suíça e Irlanda, os europeus estão mais sociais do que nunca, mas ainda adotam sim um modelo mais pró mercado, mas o nível de controle hoje lá é massivo. Os Europeus não vivem nem 20% de liberdade que já viveram no passado.

O problema do Brasil é que sempre ficamos em cima do muro, não chegamos a viver um momento de total liberdade econômica, processo que a Europa teve no séc retrasado, e também não viramos socialistas de verdade como ex colônias soviéticas, que inclusive desprezam o comunismo e adotam o capitalismo em essência.

Agora, no Brasil, quem é o idiota que acha que entregar tudo na mão do estado tem tudo para dar bom? Imagine um Bolsonaro ou Lula tendo controle total sobre os agentes econômicos? Se eles não conseguem ao menos fornecer serviços públicos de qualidade com a quantidade de impostos ridículos que pagamos, imagine entregar na mão deles todo o poder do mercado? MDS kkkk vamos passar fome.. TEM TUDO para dar errado. É muito esquisito quem desconfia de empresas privadas e empresariado, mas confia em políticos, como se eles fossem muito diferentes kkkk Muita gente ai acha que o estado é um tipo de santo, sabe? algo surreal.
14/05/2024 22h54
Não, nem Karl Marx acharia que ia dar certo ksksks
14/05/2024 22h44
Socialismo nunca funcionou em lugar nenhum desse planeta, a não ser para os líderes que se davam bem nas costas dos otários que acreditavam nisso, pq funcionaria aqui?

Aqui tem a explicação como (não) funciona o socialismo.
14/05/2024 22h47
Socialismo é utopia, quem acredita nisso sofre demência!
anônimo
14/05/2024 22h45
O Brasil já é socialista. O Estado controla tudo no Brasil. O socialismo não deu errado. O socialismo é errado. A intenção do socialismo desde o começo é destruir a economia, escravizar o povo e enriquecer os que estão no poder.
14/05/2024 23h14
O que é "dar certo"? Atingir certo nível de IDH, PIB?

Veja como era Rússia antes da Revolução. China. Cuba. vietnã. Todos tiveram saltos de alfabetização, expectativa de vida.

O Brasil está inserido na organização internacional do trabalho. Como fica a burguesia, grandes oligarquias, lafitundiarios, banqueiros, vão falar "perdemo" e sair de boa? O povo está disposto a pagar o preço? Muito legal querer os trens de alta velocidade, 6G dos chineses, mas comer o pão que o diabo amassou ninguém tá disposto.

Veja o que aconteceu com o Chile. Salvador Allende foi o primeiro marxista eleito democraticamente. Resultado? Nixon mandou impedir que assumisse a presidência. CIA elaborou 2 planos, Track One e Track Two. Desinformação, embargo, mentira pra causar conflitos e estado de caos. Nixon autorizou 700 mil dólares pra financiar um jornal de oposição, estilo revista oeste/ jovem pan, e desacreditar o povo do projeto de governo do Allende.

O projeto falhou e ele assumiu. Primeira coisa que fez foi estatizar as mineradoras e buscar implementar uma indústria nacional. O que deixou as mineradoras mericanas pistolas. Chile tem a maior reserva de cobre do mundo. A mineradora Anaconda, de uma certa família Rockfeller, bateu o pé e mandou derrubar o presida. Resultado? Golpe militar, assume o general das forças Armadas, um tal de Pinochet. O resto é história.

Pra ter um processo revolucionário é preciso um grande movimento revolucionário de massas.

Socialismo funcionaria? Provavelmente. O capitalismo da demogracinha burguesa está funcionando? Pra quem?

Ainda há quem acredita em livre mercado, livre competição. Enquanto vemos os EUA banindo o TikTok e metendo 4X o imposto em carros elétricos chineses. Estado mínimo pros outros.

Imagina um Partido Comunista sério como o dos caras, ao invés do Edward Milk afrouxando as leis ambientais no RS.

anônimo
14/05/2024 22h42
Não, ia causar uma confusão grande.
14/05/2024 22h52
Nada dá certo no Brasil
14/05/2024 23h52
Sim. Funcionou em todos os lugares em que foi aplicado - prosperidade e democracia
15/05/2024 01h27
Socialismo não funciona na teoria, na prática é o não funcionamento que temos.
elas respondem
14/05/2024 22h44
Os primeiros que tinham que equalizar os bens são os políticos. Se fosse assim, ok. Agora querer socializar os outros de jatinho presidencial e roupinha da Gucci não rola.
14/05/2024 22h41
nem aqui a gente ta livre desses papos
anônima
14/05/2024 22h53
Não