Até hoje estão extremamente caros, e parece que a galera vem consumindo sem questionar isso, porém não comprei mais nem a pau, algo que deixou de fazer sentido, porque é um custo que você tem que ter de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses, acaba saindo por um valor exorbitante, mais oque eu não consego entender é.. porque depois que zerou o imposto sobre esse produto ele aumentou tanto ?? Por terem feito isso os preços não deveriam cair ?? Pra acabar de brigar meu cérebro de uma vez aqui na Bahia tinha um monte coisas com o imposto zerado que estava extremamente caros, o governo atual voltou a colocar impostos e o preço caiu, qual a lógica disso ?

eles perguntam
0 4
eles respondem
18/05/2024 15h38
Não procede
Preços dispararam na pandemia, primeiro por gargalo de produção, depois por aumento exponencial de demanda global. Saúde passou a ser a tônica no mundo pós pandemia
18/05/2024 15h45
Os preços não são deduzidos com base exclusivamente nos impostos, é uma gama de fatores envolvidos, cara.

O imposto é apenas um fator, mas há outros como falta de produtividade, atrasos logísticos, demanda elevada, e até o mesmo a cotação da moeda... Poisé, o real se desvaloriza perante as moedas mais importantes do globo como o dólar e o euro, nossa moeda se enfraquece e precisamos disponibilizar mais real para compensar o gasto em dólar. Ou seja, não é porque o imposto foi reduzido que o preço vai cair.

Você precisa olhar o todo e não apenas a questão do imposto.
18/05/2024 15h46
É claro que cortar impostos incentiva a redução de preço ao consumidor final

Mas há outros fatores que influenciam esse preço, como a existência de barreiras de entrada a outros produtores/fornecedores (se não houver novos entrantes e inovação tecnológica, a tendência é a cartelização) ou aumentos na demanda sem aumento na produção.
18/05/2024 16h39
Imposto sobre consumo é ruim mesmo mas o preço alto é pq simplesmente querem lucrar mais... não é atoa que tem influencer vendendo como se fosse magia pra chegar no shape, tudo pra aumentar a demanda e subir o preço.