Socialismo óbvio. Não viu as potências Cuba e Coreia do Norte?
03/07/2024 17h50
Capitalismo é claro, socialismo é burrice.
04/07/2024 00h16
O capitalismo está cravado na gênese do ser humano. Uma vez que conheceu o dinheiro e o lucro, não existe mais volta. O capitalismo é invencível.

O Socialismo/Comunismo foi um conto do vigário que inventaram para enganar os trouxas. Todo líder socialista/comunista é um lobo em pele de cordeiro, um ditador capitalista. A diferença é que no capitalismo os donos dos meios de produção enriquecem explorando outros povos. No socialismo/comunismo o ditador enriquece explorando o próprio povo.
03/07/2024 18h02
Capitalismo
04/07/2024 00h10
Exemplos de países capitalistas: Suíça, Irlanda, Singapura, Coreia do Sul, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA.

Países socialistas: Ex união soviética (fracassada), Cuba (fracassada), Coreia do Norte (fracassada e ditatorial), Alemanha oriental (fracassada), Venezuela (fracassada e flertando com regimes ditatoriais).

O ÚNICO país socialista que foge a regra é a China porque eles fizeram reformas importantes em seu regime, adaptando diversos incentivos capitalistas "a la carte" para atrair investidores de todo mundo, com impostos baixíssimos e investimentos pesado em infra. Mas é um sistema que vem demonstrando um pouco de fragilidade, dependente de incentivos constantes do governo central para se manter em pé. Ou seja, enquanto o governo tiver CASH para manter, ok, mas se der um probleminha nisso, vai ser uma quebradeira geral. Muitas empresas infladas da China já estão dando sinais de problema, principalmente no setor imobiliário, a exemplo da Evergrande. É um sistema muito dependente do governo, o que não é bom a longo prazo. Ainda assim, a China está muito atrás de países capitalistas em vários quesitos, de renda per capta, qualidade de vida, igualdade de gênero/renda, e etc... Não chega nem perto de índices de bem estar social se comparado a países europeus ou norte americanos.
03/07/2024 16h59
Vou no menos pior: Capitalismo
anônimo
03/07/2024 19h30
Nenhum.
Sou comunista, e esses 2 modelos não farão nenhuma sociedade chegar no comunismo.
Infelizmente nenhuma sociedade vai chegar nisso.
03/07/2024 19h35
https://www.noticiasdabolsa.com.br/pela-primeira-vez-china-supera-eua-no-ranking-de-melhores-universidades-do-mundo-10661.html

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/03/02/china-est-frente-dos-eua-na-maioria-das-reas-de-tecnologia-diz-estudo.ghtml

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/10/china-supera-os-eua-em-quantidade-e-qualidade-de-artigos-cientificos-diz-pesquisa.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-lanca-primeiro-satelite-6g-do-mundo-entenda-a-tecnologia/

Após a revolução de 49, China passou do país mais pobre do mundo, com 80% de analfabetos e com expectativa de vida de 36 anos para o melhor ensino e segunda economia do mundo ( a discussão já não é se, mas quando irá passar os EUA). 800 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza extrema em 40 anos, esse é o maior salto de ascensão social já registrado na história. Virada do século XXI chegou chutando a porta. Brics passando G7 como maior fatia do PIB global.

Não é questão de preferir, é a única saída. O caminho tá aí.
03/07/2024 17h53
Nenhum dos dois.
03/07/2024 19h38
Tanto faz o sistema, desde que não tenha Estado.

"O Estado é uma comunidade humana que, dentro de determinado território (ou seja, de um território), reclama para si o monopólio do uso legítimo da violência física."

- Max Weber, em Politik als Beruf (A política como vocação)
04/07/2024 11h47
Livre mercado, livres acordos, livres trocas SEMPRE.

Nada de terceiros alheios não solicitados com monopólio da violência criando regras inúteis com lógicas sacadas do culo apenas para expropriar o ganho alheio.

Propriedade privada, iniciando-se pela autopropriedade, é um direito natural sagrado, inviolável.

Definitivamente, não existe isso no socialismo.
03/07/2024 17h11
Nenhum das opções .Para haver capitalismo teria que haver zero intromissão do Estado .Ou seja se alguém quiser empreender o Estado não irá ser sócio do jovem empreendedor .E nem socialismo ,pois se você der dinheiro para alguém ,na próxima vez essa pessoa vai achar que você tem a obrigação de dar dinheiro há ela sempre .E ela jamais irá querer correr atrás do sustento dela .
03/07/2024 17h01
Prefiro ir um puteiro
elas respondem
03/07/2024 16h59
Os dois são bem ruinzinhos mas prefiro o capitalismo
03/07/2024 19h32
Não sei porquê mas quando leio sobre isso aqui no site eu só lembro da bio do Impulsivista/Zé das Couve kkkk.
anônima
03/07/2024 16h57
Prefiro nenhum
04/07/2024 00h12
Mil vezes o capitalismo, no socialismo eu não duraria 2 dias!