Incluíram carne na cesta básica e remédios populares na isenção total de impostos. Sobra pros pudim de cachaça e fumantes. Belo e moral. Quer se lascar, paga mais pra ocupar leito de hospital. Acho que tem que escolher levar porrada onde dói menos, no fim das contas.

A ideia de simplificar de 5 pra 3 impostos( Seletivo, IBS e CBS) é boa no papel. Na prática, uma exceção aqui, outra ali, deixa pro ano que vem, o bolo vai aumentando pra todo mundo. Pega o texto original da reforma, foi retalhado pra caraio. O que era pra ser no máximo 22% de carga tributária no produto já tá em 26%. Na teoria a reforma é ótima no longo prazo, em 2034 os efeitos serão um baita alívio. Mas o problema é que até lá voltam atrás, incluem um novo imposto aqui, outro ali, aumenta alíquota. Como diria o sábio: tudo muda pra continuar a mesma coisa.

O principal problema são os lobbys e grupo de interesse. Por exemplo: governo bolsonaro ampliou a isenção de impostos pra igreja e salários de pastores. A Receita até que tentou suspender. E o governo lula, que já tem péssima aprovação com essa turma, não comprou essa briga. Resultado: R300 milhões de reais por ano que essa turma deixa de pagar.

Pega o próprio imposto do pecado aí. Chegaram ao ponto de colocar no texto-base carro elétrico no meio. Carros menos poluentes. Motivo? Meio ambiente? Não né. Cu na mão das montadoras com os chineses dominarem o mercado.

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/montadoras-cobram-o-governo-por-imposto-de-35-para-carros-chineses

Enquanto isso, ninguém fala de herança e mexer no bolso da turminha da grana (esse imposto progressivo é uma piada, se pagar antes sai é com desconto), reforma agrária, acabar com pensão pra filha de militar, com esse teto de gastos 2.0 que é o arcabouço. Sobra pra quem? Olha aí o piso da saúde e educação na reta...
anônimo
10/07/2024 23h45
quanto a igreja ta pagando de imposto?
anônimo
11/07/2024 02h30
Justo
10/07/2024 23h33
O cara vai taxar a picanha e cervejinha que ele prometeu pro pobre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk governo do diabo. Quem ainda não se arrependeu de votar nessa merda é maluco.

Todo dia o plano desse governo é taxar mais e mais.
11/07/2024 14h40
Um pecado como todos os impostos e taxas inventados e criados por este governo.
11/07/2024 01h13
O Brasil trocou Enéas por Lula, merecem colher o fruto da idolatria até o fim dos tempos.
11/07/2024 14h23
o diabo taxando o próprio vício (cachaça) é meio irônico. rsrs
Mas é verdade
10/07/2024 23h34
Governo roubando mais dinheiro do povo para manter o status quo. Cortar privilégios da casta dominante, ninguém quer.
anônimo
10/07/2024 23h26
O gov tem que arrecadar, papai precisa viajar. Os comunistas/petistas e isentões discípulos do MB "L"/Nando Moura vão inventar uma desculpa e amenizar tudo como sempre.
11/07/2024 14h47
Que coisa.
anônimo
11/07/2024 17h06
Tem que cobrar imposto mesmo. Brasileiro burro goza com isenção pra bilionário do agro, então que paguem a conta
10/07/2024 23h34
Sou contra qualquer tipo de imposto.
11/07/2024 02h30
Foi uma forma que acharam para meter mais imposto no lombo do povo. Estão conseguindo acabar com a reforma só para atender os milhares de pedidos de lobbys dentro do congresso.

Dai eu pergunto, com a quantidade de isenções dentro da reforma, nosso IVA padrão vai lá pra casa dos 27%, um dos maiores do mundo, qual a necessidade de meter mais imposto sobre esse absurdo? kkkk não tem sentido não kkkk

O IVA padrão, por si só, já vai ser um "imposto do pecado" porque estaremos do lado dos países que mais tributam o consumo do mundo, tipo Hungria.

Duas coisas que não deveriam existir nessa reforma, 1º produtos isentos e 2º imposto do pecado.

O primeiro eu sou contra porque para isentar um produto tem que onerar outro para compensar, e o segundo porque nosso IVA já vai estar alto suficiente para cobrar um outro imposto adicional. Talvez, mantivesse apenas o desconto de 60% de imposto sobre medicamentos e alimentos que compõe o prato feito, ou seja, arroz, feijão, leguminosas e carnes.

Fora isso, colocasse um IVA padrão mais baixo, até uns 22% e já era. Tão criando tantas regras diferentes para tantos produtos que estão anulando boa parte da simplicidade conquistada com a reforma.
10/07/2024 23h26
Fazuelly.
A picanha tá entrando no saguado já
anônimo
11/07/2024 17h03
Querem tanto que o Brasil vire primeiro mundo, taí uma coisa certa. Nos países desenvolvidos isso é normal.
11/07/2024 02h37
Todo mundo prática esse pecado ae, se não for com bebida e cigarro, vai ser com rede social, roer unha, assistir televisão ou até mesmo fazer exercícios físicos e dieta regradinha pra uns mais alienígenas, mas no final todo mundo comete o pecado do vício.
elas respondem
11/07/2024 14h21
Primeiramente, vamos falar do que realmente importa para a população: A carne terá imposto zerado na cesta básica, não somente: leite, queijo, até o sal.
 Tudo que implica na redução de custo alimentar para o povo. Isso graças ao Haddad.
E ainda tem o cashback na devolução dos recursos nas despesas de energia e água para o povo mais vulnerável.
O imposto zero sobre a carne é um pedido do presidente Lula. Faz o L!
Quanto a esse imposto, que, aliás, sempre existiu, o que vai ocorrer será uma taxa extra a esses setores que causam prejuízos à sociedade. Acho ótimo.
Tenho certeza de que a tiazinha que perdeu um filho atropelado por um alcoólatra ou que depende do SUS para a reabilitação de um viciado em álcool, que mora em zonas de risco, que tem problemas respiratórios devido aos poluentes soltos na atmosfera, agradece.
Será com esse imposto que tratamento de câncer, respiratórios, de saneamento entre outros serão custeados pelo Estado.
Há quem ache horrível! Imagina se a moda pega e o Haddad passasse a fazer como a Dinamarca e taxasse o gado (para a descarbonização)? Kkkk, haveria muitos mugidos! Para defender o agro!
E continua o silêncio ao fato de o governo perder bilhões em isenções fiscais, graças ao lobby empresarial eleito pelo gado.
11/07/2024 15h45
Pra mim não faz diferença. Não bebo nem fumo.
10/07/2024 23h24
Nessas horas agradeço por não ter vícios.
10/07/2024 23h23
Não sei do que se trata mas faça o L imediatamente
11/07/2024 14h51
Não sabia dessa que pena que ate minha cerveja vai tirar de mim
11/07/2024 17h07
Caraca Lula decepcionou daqui uns dias só quem vai conseguir ficar bêbado e os ricos.

Daqui uns dias vai taxar a maconha e olha que não e nem ele que vender.