Alguns exemplos que aconteceram comigo e eu não consegui dizer "não" de cara e dei voltas e voltas:

"Me empresta x de dinheiro?"
"Você vai nos ajudar aqui no nosso setor na empresa". (Outro setor da empresa no caso).
"Vamos dividir a corrida no Uber?" (Sendo que é mais viável eu pegar sozinha já que sempre pego moto que sai mais barato).
"Vem almoçar conosco", ou: "Qualquer dia vamos te chamar para almoçar com a gente". (Contra a minha vontade e isso, na empresa).

elas perguntam
14 3
eles respondem
01/08/2024 08h08
Lendo esse livro:
Não diga sim quando quer dizer não.
Autor: Hebert Fensterheim

Um livro para ajudar a você a enfrentar suas fobias e dar a volta por cima.
Tanto em situações no trabalho quanto na vida pessoal você pode e deve manter o controle, saber se defender e verbalizar sua opinião de modo pacífico e firme.
Expresse-se como você realmente gostaria de ser, diga não quando achar necessário e se sinta confiante quanto a isso, exercendo a autovalorização.
Suas escolhas devem ser feitas apenas por você e com a orientação deste livro saberá como sustentá-las.

//

Depois me conte os resultados.
01/08/2024 06h59
Vc não pode viver sua vida em prol de agradar os outros.
Não sei como te ajudar pq pra mim é tão fácil certas respostas como:
Como eu vou emprestar dinheiro pra vc se eu não tenho nem pra mim ?
Não posso, meu setor é esse, se eu quisesse trabalhar em outro setor não trabalharia no meu.
Agradeço o convite mas ir de uber moto é mais barato pra mim.
anônimo
01/08/2024 08h31
Um amigo me pediu dinheiro.
Respondi: Me desculpa, mas não quero perder o dinheiro e o amigo.
Ele disse: Obrigado. Pelo menos, você não inventou historias ou pediu tempo e não respondeu igual outras pessoas
Pedir ajuda com trabalho: Estou ocupado no momento e não consigo acumular mais funções no momento
Uber: Obrigado, mas prefiro ir sozinho. É mais barato do que eu dividir a corrida com vocês
Almoço: sempre me convidam, só que eu trago meu almoço e saio do escritório pra comer no parque ao lado. Se insistirem, eu sairia da minha rotina por um dia
01/08/2024 08h56
Tendo neurônios que funcionam. Dizer sim para tudo é burrice.
anônimo
29/08/2024 22h30
Eu só digo "não", é um processo lento, eu me ferrei muito e aprendir a ser um pouco egocêntrico
29/08/2024 21h00
Não sei ensinar isso, pois para mim é natural.
anônimo
01/08/2024 13h55
Ah sim
01/08/2024 12h24
Então, você tem que por limite aos outros, o não nesses casos é um pedido de respeito. Respeite-se.

Se você é uma pessoa polida e elegante, aceite tudo, nunca negue, no dia ou no dia anterior arrume uma boa desculpa. Você não ficará mal na fita.

"Meu gato/cachorro vomitou e tá passando mal vou ao veterinário"
"Minha tia pediu ajuda em uma mudança, a empresa chegou e preciso socorre-la".
"Uma amiga terminou com o marido e está supermal preciso dar apoio emocional a ela"

A boa é você colocar a desculpa em cima de outra pessoa, você fica com fama de furona, mas de boa amiga / familiar que cuida das outras pessoas.

Em alguns casos negue e diga que terá um compromisso no dia. Caso a pessoa não tenha intimidade contigo, ela não perguntará o que é, se ela insistir use uma desculpa bem constrangedora, tipo "irei ao ginecologista esse dia", "preciso fazer uma colonoscopia nesse dia", ela vai sentir vergonha de ter insistido em saber e não vai fazer mais se ela tiver alguma decência moral.

Se você é adulta, as pessoas não vão ficar se intrometendo na sua vida, é deselegante.

Espero ter ajudado. Respeite-se, reconheça seus limites e deixe isso claro aos outros.

Abraço! Paz e fique bem!
01/08/2024 12h19
Praticando. Se vê problema nisso é porque não consegue dizer.

Abrace a honestidade.
anônimo
01/08/2024 12h19
fala que ta sem dinheiro,
fala que n vai dar
fala que vc vai de moto que é mais barato
fala que vc trouxe marmita
01/08/2024 12h17
"Vc ficaria com raiva se eu NÃO......."
Comece usando esse tipo de frase, logo o não será mais utilizado do que o sim
01/08/2024 08h59
É difícil explicar por aqui, mas eu aprendi a conseguir isso
01/08/2024 08h25
Não tem como, aceite que você é facilmente influenciável.
elas respondem
29/08/2024 23h52
Priorize você mesmo,está dando mais importância aos outros do que a si mesma,que os outros vão pensar de você,para querer agradar todo mundo
01/08/2024 08h23
Às vezes eu tenho isso, aí eu paro e penso "Eu dizer "não" realmente faz de mim, nessa situação, uma pessoa "ruim"?
Se a resposta for não, me obrigo a afastar essa sensação e faço o que tenho que ser feito por constatar que minha atitude é legítima.
anônima
01/08/2024 08h17
Já fui assim, nunca dizia não quando me pediam um favor. Até que estas mesmas pessoas fizeram sujeiras enormes comigo, foram completamente desleais, falsas, crueis, e ainda tinham imenso prazer em fazer/dizer coisas que me machucavam demais. Dai aprendi a dizer NÃO e sempre invento um monte de desculpas.