Poucos são os que possuem um filtro pra procurar saber da história a fundo, de um contexto, simplesmente acreditam previamente e se tornam formadores de opinião.

Estava vendo a notícia da morte daquele ex-satanista e é incrível olhar os comentários e perceber isso.

eles perguntam
7 15
elas respondem
07/08/2024 22h14
Ja ouviu falar de Edward Bernays? Ele é considerado (de forma bem estupida e superficial) como o "pai do consumismo".

Não, Bernays não era "o pai do consumismo" era um mestre da manipulação! Bernays era sobrinho do Freud e usou muitos dos conceitos do tio somados aos de outros estudiosos para manipular a opinião publica.

Em uma ocasião a indústria de tabaco estava estagnada e Bernays foi contratado para aumentar as vendas dos cigarros. Na época fumar era "coisa de homem", era feio uma mulher fumar.

Bernays então contratou um grupo de "feministas" para tirar a roupa e balançar os peitos segurando cartazes chamando cigarros de "tochas da liberdade", alegando que os homens não tinham o direito de dizer o que elas poderiam ou não fazer! Se elas "queriam" fumar, iriam fumar e dane-se a opinião do "macho escroto".

Assim, do dia para a noite o cigarro passou a ser um "símbolo da resistência contra o patriarcado" e as vendas explodiram! A metade da população que não fumava passou a fumar as "tochas da liberdade". Esta ai um bom exemplo de como funciona o efeito manada!

Bernays dizia que o ser humano é um animal irracional conduzido pelos seus medos e desejos. Se você conseguir criar uma narrativa que mexa com isso terá o controle sobre as pessoas facilmente.
08/08/2024 11h05
Pressupondo que exista a entendidade, demo, dito cujo a figura do Satanás, já .que não há evidências científicas históricas a respeito, pode-se considerar também que seja uma narrativa.
O maior problema da narrativa é que estamos na era da pós-verdade. Os fatos a ciência não corroboram mais uma evidência, apenas as convicções.
Um(de muitos) exemplo da narrativa de efeito manada foi o caso da boxeadora Argelina na Olimpíadas. Uma narrativa que pode inclusive lhe causar problemas em seu país de origem que é extremamente conservador.
A ciência já comprovou que anomalias cromossômicas existem, mas há aqueles que devido a convicções errôneas i acham que isso não é possível.
Aliás há um tempo atrás respondi uma questão a respeito aqui, o indivíduo teimando que não existe alteração dessa natureza, com uma narrativa capturada de indivíduos que disseminam fake news. Esse tipo de narrativa é muito mais fácil de ser assimilada, normalmente, pois é ela captura os receios e preconceitos dos indivíduos sociais.
anônima
07/08/2024 20h13
Vc acredita em Deus, meu caro?
07/08/2024 21h57
Eu acompanhava ele a vários anos ele é autor de vários l e sim ele tinha inimigos pois ele abriu o jogo falava a verdade mas vcs nem conhecia o cara e fica falando besteira
anônima
16/08/2024 09h37
Só gente burra e preguiçosa é que cai nestas furadas.
16/08/2024 09h35
sempre foi assim e sempre será
08/08/2024 11h46
Importante ter olhos para identificar quando um texto representa “pilhagem arqueológica”. Uma peça fora do contexto perde o seu significado.
Como ter esses olhos? Acredito que pensar sobre o infinito e sobre qual a verdade desse infinito. Isso é muito mais importante para a vida humana do que prazeres imediatos.
Compreensão, buscar compreensão humildemente, sem necessidade de provar algo ou generalizar.
eles respondem
07/08/2024 20h29
Estou vendo agora.
08/08/2024 11h21
Tem algumas coisas que são de fato muito fisiológicas e estruturais da psique.

“Teoria da Conformidade Social” ou “Efeito manada

O filme "O Experimento Milgram" retrata muito bem isso que você quer dizer, são estudos focados na barbárie que o mundo viveu na segunda.guerra mundial. Judeu refugiado Stanley Milgram se concertou no aspecto da violência e tortura, a ideia de que porque torturadores fazem coisas que não condizem com seus valores por pressão social.

Outro tema interessante também é o livro do Theodor Adorno - Educação e Emancipação., em especial o capítulo "Educação Após Auschwitz". Ele descreve bem a reificação (o ato de coisificação dos seres) e a consciência do tipo autoritária.

Mas basicamente é mídia né, as pessoas estão imersas em imagens hoje em dia, a estética do liso se apoderou de todos. A imagem persuade, ela é ardilosa e não exige do fruidor convencimento.

As Artes visuais e educação artística na formação básica, nunca foram tão necessárias. Criamos pessoas que sabem ler e escrever, mas são analfabetos visuais, não entendem o que há por trás da criação de uma imagem e nem o que ela causa no funcionamento neuropsicologico do ser.

Então vemos aí, pessoas que assistem BBB massificados por imagens de marcas, absorvendo a vida artificial e achando que aquilo ali não é tramado e condicionado, a imagem persuade e se transforma em realidade para os indivíduos sem letramento visual.

Chegou a potência da IA que tá fodendo tudo mais ainda, as pessoas são ignorantes, analfabetas visuais demais. Mas arte sempre foi inimiga dos poderosos, arte é crítica, é expansão de conhecimento é criação de empatia e senso de alteridade, os poderosos desse país e do mundo,não querem que as massas ganham esse discernimento.

Ter consciência de classe e de si, sua inserção no mundo é o primeiro passo, há quem diga que isso é comunismo, dêem o nome que quiser. Não há instituição neutra, não há governo neutro ou "centro", não há purismo e justiça, tudo está..
16/08/2024 09h53
É muito simples de entender, o discernimento e a capacidade de análise crítica é uma característica de pessoas que fogem do efeito manada, eles pensam antes de falar e as vezes nem dizem nada qnd N ha vantagem em dizer, isso obviamente é algo diferenciado do outros seres humanos comuns e sua visão reduzida
16/08/2024 09h38
Fácil, extremamente fácil.....
Pega a referência
16/08/2024 09h36
É o que mais acontece.
16/08/2024 09h05
Sim, tanto pra direita, quanto pra esquerda, ninguém foge dessa regra, nem os mais críticos.
16/08/2024 05h37
Eu vejo isso aqui o tempo todo.
Não foram poucas as perguntas em que a pessoa (que fez a pergunta) estava se vitimizando, todo mundo defendendo e com 2 ou 3 perguntas a respeito do fato percebi que o errado era quem estava perguntando e que só tinha exposto o que lhe era conveniente.

Típico exemplo de como eu não costumo entrar no efeito manada.
https://elaele.com.br/q/755645-meu-namorado-nao-faz-oral-mim-e-normal
Todo mundo escrotizando o cara por estar usando ela mas ao ler atentamente reparo na seguinte frase que faz parte da descrição da pergunta
""...E acabei sabendo hoje que um primo dele diz que só ta me usandop...""

Ao contrário do resto que está apenas xingando o cara já começo a me perguntar algumas coisas:
Ficou sabendo por quem?
A pessoa que disse é confiável?
Será que não inventou isso só pra afastar o casal por interesse em fazer ele ou ela sofrer?
Será que não inventou por ter interesse?
Pq ela não foi confrontar o primo pra saber se é mesmo verdade?

A primeira coisa a fazer antes de qualquer coisa é confrontar o tal primo.
08/08/2024 11h12
Ouvi falar muito superficialmente sobre o caso da morte desse cara mas não o conhecia antes.
Qual a polêmica real?
07/08/2024 21h22
Acho que não se deve descartar a possibilidade de ele ter sido assassinado, nos próprios vídeos ele dizia que sofria ameaças.
07/08/2024 21h10
Não tô sabendo sobre o caso, mas todos estamos sujeitos a isso.
anônimo
07/08/2024 20h29
Amigo, entenda uma coisa que eu vou te falar aqui de uma vez por todas. Você nasceu nessa sociedade, certo? Você tem uma combinação de 11 dígitos chamadas CPF que representa você, certo? Então, amigo, você já faz parte dessa manada. E sabe quem pastora essa manada da qual você faz parte também? Tan tan tan taaaaan. Você é um escravo, meu amigo. Como todos nós. Você trabalha pra eles, dia após dia. Você é gado, você e eu, nós todos somos.