minha experiência: meu sonho é/era ser médica mas entrei mais tarde na escola, repeti o 3 por doença e me formei aos 19 no supletivo pq aos 17 mudei de estado deu tudo errado hj tenho 19 e por mais q meu sonho seja medicina não só pelo dinheiro, eu amo ciências e cuidar das pessoas eu n posso, pq vai ser meu primeiro enem, e além disso venho d família classe média meu pai é almoxarife e minha mãe é diarista para cursar medicina q é integral precisa ter tempo e eu q limpo casa, faço almoço, lavo quintal, arrumo meu quarto e o deles, faço café já chorei muito, hoje ainda me deu uma pontada de dor mas infelizmente é a vida tentei me convencer de q eu poderia fazer medicina e continuar ajudando meus pais mas n posso faculdade particular sempre é integral, só rico tem tempo e não tem preocupação com isso de limpar e etc, a única preocupação é nada.

por tanto tempo pedi a Deus, era meu sonho mas sejamos sinceros se vc não vem de família rica ou a sua família não tem condição de pagar diarista vc tem q fazer e isso n vai te dar tempo

enfim, essa coisa de sonho é muito dolorosa. Acontece que a gente quando é novo, mal espera as mudanças da vida, as circunstâncias e as dores q vamos viver né.

elas perguntam
10 2
eles respondem
anônimo
11/08/2024 02h18
Eu tenho é nojo de vc
Tem tudo na vida e fica se vitimizando
Arruma um emprego e para de ser um encosto na vida
19 anos na cara e n gera renda nenhuma, toma vergonha
Eu com 7 anos já ajudava meu pai na roça a plantar macaxeira
Hj em dia tenho 33, tenho 2 faculdades e sou dono de uma confeitaria e já estou abrindo uma padaria tbm
Comecei vendendo doce de porta em porta desde os 14, depois vendia na escola e depois na faculdade
Paguei minhas 2 faculdades assim, vendendo doces, sendo trufa ou palha italiana
Vc n sabe oq é luta pq nunca teve q lutar, vc é fraca e fútil
11/08/2024 00h21
Desisti de tudo
11/08/2024 00h23
Foque nos estudos e seus pais que se fodam, daqui a pouco eles morrem e só terão sido um peso na sua vida.
anônimo
11/08/2024 00h33
Nem mesmo os tive.
11/08/2024 00h37
Não porque sempre tem outra padaria ou mercado próximo ;)
11/08/2024 00h41
Desisti da vida por completo
anônimo
11/08/2024 00h47
Recomendo que tua assista o filme GATTACA.

Basicamente o protagonista chamado Vicent, tem um sonho em ser um astronauta. No entanto, todo mundo fala pra ele que isso eh impossível, a própria família o desaconselha. Ocorre que Vicent tem uma péssima genética, eh fraco, franzino e frágil. Somente as pessoas com bons genes são selecionados para se tornarem astronautas. Já Vicent era tratado como um inválido com vários problemas de saúde. Os médicos disseram que havia mas de 90% de chance dele morrer antes dos 39 anos.

Mas ele não desistiu, por esse filme eh tão foda. Ele vai fazer de tudo pra virar um astronauta. Tem uma frase que gosto muito desse filme que eh dita quando ele e o irmao estao competindo pra ver quem eh o melhor . O irmão dele ao contrário, Anton teve os melhores genes selecionando em laboratórios, eh mais alto e eh mais forte. Eh o orgulho da família, e em tese eh superior ao Vicent em tudo. Só que o Vicent não aceita e o desafia pra ver quem nada mais longe da costa da praia.

Quando Vicent o vence, Anton pergunta como ele conseguiu. Ao ponto que Vicent responde:

— Você quer saber como consegui, Anton? (nadar mais longe da praia) Eu nunca guardei energia para nada de volta.

11/08/2024 02h12
Talvez eu nunca me torne o espelho de todos os meus sonhos.
11/08/2024 02h44
Olha, eu entendo o seu problema, mas há maneiras de contornar isso. Eu também sonhei em seguir uma carreira científica durante o ensino médio, mas sabia que seria um desafio. Minha família não tinha condições de pagar uma universidade particular, e o curso que eu queria era integral. A única opção era passar em uma universidade federal. Consegui uma bolsa de iniciação científica cedo, o que me ajudou a me manter. Dividia um apartamento com outras pessoas para compartilhar as despesas e as tarefas domésticas, e nunca tive diarista para me ajudar. Na universidade, havia um restaurante universitário onde era possível comer por um preço muito acessível. Além disso, em universidades federais, é até possível conseguir moradia em alojamentos, o que elimina custos com moradia.
Se fazer medicina é seu sonho, dedique-se a estudar para passar no vestibular. Converse com seus pais e busque o apoio deles. Tenho um amigo que passou para medicina e seus pais dependiam dele. Ele fez um acordo com eles: estudaria medicina e, ao se formar, assumiria todas as despesas e dívidas acumuladas durante seus estudos.
Se esse é seu sonho, vá em frente e corra atrás dele!

Sua reflexão sobre como o sistema favorece as pessoas ricas, proporcionando-lhes vantagens e mecanismos para se manterem em posições superiores, é muito verdadeira. Aqueles de nós que vêm de classes mais pobres precisam lutar muito mais arduamente para alcançar nossos sonhos.
11/08/2024 02h45
Bom vamos as verdades. (Texto longo) Talvez vai doer mas é real.
Vc tem razão, é pobre (apesar de afirmar que é classe média), mas convenhamos é uma pobre com privilégios.

E é ai que você não está conseguindo enxergar nada. Sua única obrigação é justamente arrumar a casa. Sim arrumar uma casa, que talvez nem é lá uma casarão com lá 6 quartos 3 banheiros etc... Você tem comida na mesa, chuveiro quente, moradia de graça (com 19 anos inclusive), contas pagas, roupas, e quem sabe talvez alguma grana pra sair gastar!

Agora pense comigo, você diz que não esta em uma faculdade de medicina porque não tem empregada? Que lave, passe e cozinhe, somente pra você estudar o tempo todo a todo tempo? Sinto muito mas tenho uma péssima e verdadeira notícia. Sabe o que vc fará se tiver essa empregada? Nada. Isso msm, nada x nada.

Mas tenho uma ótima. Você é bem jovem, estude mais, se organize com o seu tempo, levante cedo, arrume sua casa comida etc, cedo, o restante do dia passe estudando, inclusive pelo seu português ai percebe-se que se não estudar até pedagogia EAD pra você será difícil que é justamente um curso exigente num português corretíssimo, vare as madrugadas estudando, quando você passar em medicina, ai sim poderá justamente exigir uma empregada pra vc passar o restante do dia estudando. Eu duvido muito que seus pais negariam isso a você. Mas prove a eles e a você mesmo que tem essa capacidade.

Pra finalizar, na minha rua tem uma feira aos domingos, aqui bem na porta tem uma banca de temperos, a moça que trabalha nessa banca está repassando a banca, disse que é o último ano dela vendendo temperos. Sabe porque? Ela vai se formar ano que vem como médica. Sim exatamente. Daqui a pouco as 4h da manhã de domingo ela chega, vai armar a banca dela, vender os temperos no domingo todo, guardar a graninha que ganha hoje, pra usar na semana na faculdade, que com certeza é integral em algum pro uni.
So de sei uma coisa, sua barriga está cheia, seja mais grata.
elas respondem
eye
11/08/2024 00h23
Já desisti de muitos sonhos meus, porque tive discernimento para ver que não estava preparada ainda. Com o tempo, pude ver quais eram apenas uma fase e quais realmente eram sonhos importantes.
É claro que o dinheiro me impede de viver sonhos físicos, como conhecer muitos países, mas...
anônima
11/08/2024 02h14
A verdade é que ninguém consegue realizar tantos sonhos. Por exemplo, se vc tem cinco sonhos na vida, vai realizar dois.