A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar a mpox como uma emergência de saúde mundial em reunião extraordinária nesta quarta-feira (14/8). A alta de casos global, mas em especial na África Oriental e Central, e o aumento das evidências de uma maior letalidade da doença foram consideradas determinantes para a decisão de reclassificar a doença.

Anteriormente chamada de varíola dos macacos, a mpox foi declarada como surto global em 2022, mas foi controlada rapidamente e saiu da lista de emergências em 2023. A nova cepa em circulação, a variante Clade 1b, porém, pode ser mais desafiadora para as estratégias de imunização: ela é mais contagiosa e até 10 vezes mais letal do que a que circulou há dois anos.

“Mpox é conhecida no Congo há mais de 10 anos, mas no último ano e neste ano, os casos viveram uma explosão que extrapolou todos os os recordes. Isso é algo que deve nos preocupar a todos e por isso declaramos que essa doença é uma emergência internacional, um perigo global. Este é o nosso mais alto nível de atenção”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O que é a mpox?
A mpox é uma doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao mesmo grupo de vírus da varíola. Os primeiros sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas. Em seguida, aparecem inchaço nos linfonodos e bolinhas pelo corpo, principalmente no rosto, mãos e pés. A doença evolui para a formação de crostas na pele.

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/mpox-2024-oms-declara-emergencia-mundial

eles perguntam
6 3
elas respondem
anônima
14/08/2024 15h12
A coisa não tá boa viu
14/08/2024 15h19
Eita! Apesar que é daí para pior.
anônima
14/08/2024 15h23
Agora que passaram as olimpíadas está tudo bem.
14/08/2024 15h43
Crendiospadre!
Deus nos livre.
14/08/2024 17h00
Vou fugir para as colinas
eles respondem
14/08/2024 15h10
A Terra resolveu eliminar o vírus (humanos)
14/08/2024 15h13
Doenças muito letais como essa não costumam se espalhar. Exemplo disso foi o Ebola que matava seus hospedeiros mais rápido do que iniciava novas contaminações.