Sinto que vivo num ciclo vicioso porque não consigo evoluir, sair do lugar. Acabei de pedir demissão do meu nono trabalho (tenho 30 anos). Não que o emprego fosse lá essas coisas, mas era melhor do que outros que têm por aí. A verdade é que sempre que surge uma oportunidade pra mim, eu só consigo ver defeitos.
De repente aquilo se torna o pior lugar do mundo, com as piores pessoas, e isso me angustia. Aí eu fico deprimida, triste, ansiosa. Eu acordo pra ir ao trabalho e choro, tenho que me arrastar pra chegar lá. E com o tempo, eu não aguento mais e acabo me autossabotando.

Já fiquei pensando no que há de errado comigo. Cheguei a pensar que tinha fobia social, mas embora seja introspectiva, a minha angústia não tem a ver com lidar com pessoas exatamente. Nesses últimos dias comecei a pensar que talvez eu tenha borderline (nunca fui ao médico pra ser diagnosticada, mas tenho alguns sintomas).
Também comecei a pensar que meu negócio seja ser viciada em reclamar. Talvez o meu cérebro seja ferrado mesmo e eu uso isso como um mecanismo de defesa e uma forma de fuga da realidade ou de "prazer" (li uma vez sobre automutilação e que a pele ao ser cortada faz o cérebro liberar endorfina, acho que o mesmo deve acontecer com quem se autossabota, se autovitima, etc.). Enfim, alguém mais já passou por isso? Como deixar de ser essa pessoa que só vê negatividade nas coisas?

elas perguntam
3 0
eles respondem
19/08/2024 09h46
Então, uma pergunta importante já que você que trouxe esse pensamento ao discurso. Você se auto mutila? Se arranha? Machuca? Coça? Ou arranca pelos e cabelos? Se você tiver algum tipo de comportamento compulsivo desse tipo é melhor procurar tratamento psicológico e psiquiátrico, viver essa angústia sem ajuda médica é muito difícil e existem métodos de tratamento que dão certo, conheço pessoas assim que se envergonham e não sabiam sair dessa situação.

O que voce relatou de troca de empregos e não encontrar satisfação é muito comum nos dias de hoje. É foda, somos proletários a busca da sobrevivência diária em uma luta econômica selvagem, não é fácil e não tem resposta fácil. Quando a gente não consegue conciliar o que gosta com nossa prática o sentido de esvaziamento chega e nos deprime.

Eu costumo dizer o seguinte, por mais que pareça utópico, e na maioria das vezes vemos o dinheiro, sonhos de enriquecimento e luxo em primeiro plano no projeto de nossas vidas, existem 3 motivos para se fazer algo, sim, só 3 tipos de motivo, é mais simples do que parece.

Fazermos e agimos por recompensas, pela consequência das nossas ações. Existem 3 causas básicas:

- causa direta de nossas ações: lavamos louca, porque gostamos de comer em pratos limpos. Você pode até não gostar de lavar louça, mas comer e beber em pratos e copos sujos, ninguem quer, então queremos essa recompensa e fazemos.

- causa indireta, infelizmente é o que é ensinado e praticado na maioria dos ambientes sociais de estudo e trabalho e a coisa começa na escola: não gostamos de estudar matemática, mas fazemos porque queremos tirar boas notas, a nota é o importante para passar de ano. Na maioria dos trabalhos a lógica é a mesma, não gostamos do trabalho em si, mas gostamos de ganhar dinheiro, precisamos do dinheiro para fazer coisas que precisamos e gostamos. Esse processo de recompensa indireta acaba nos alienando das nossas práticas e da própria vida e esvazia a gente de significado. E é bastante...
26/08/2024 11h15
1) Isso é sobre a vida ou sobre trabalhos?
Eu tbm tive vários trabalhos diferentes em profissões diferentes quando era jovem e não me adaptava a nenhum deles mas era só pq não gostava da função e suas atribuições.

2) Se é sobre a vida eu tbm tinha um pouco disso, sempre via só o lado pior das coisas.
Era assim que eu me sentia

O problema é essa ""nuvem negra"" que parece que nos rodeia acaba afastando as outras pessoas.
Ninguém quer conviver com gente que só reclama, ninguém, nem mesmo vc ia querer.

Até que percebi que tudo tem dois lados, o bom e o ruim.
Cabe a vc e somente a vc escolher em qual lado vai focar.

Se quiser conversar melhor pode me chamar.