Hoje o Brasil enfrenta um problema sério, que é que muitos jovens não trabalham nem estudam, as pessoas mais velhas pensam que são só vagabundos e mimados mas a realidade é que na maioria dos casos é o contrário.
Maioria desses jovens são pessoas de baixa renda, e em sua maioria mulheres negras, que tem que ficar cuidado dos familiares e fazendo trabalhos domésticos. Muitos desses jovens quando querem fazer faculdade ou curso técnico, tem que ter dinheiro para pagar custo de vida (se tiver que se mudar para outra cidade) e/ou pagar mensalidade, que muitas das vezes os pais não conseguem pagar, e para isso , tem que ter um emprego, mas o que também acontece é que são poucas oportunidades de emprego, e quando tem, exige muita experiência, coisa que muita das vezes um jovem não consegue ja que é o primeiro emprego.
Também estudar hoje em dia não garante um emprego e emprego não garante bom salário , vemos que o aluguel de uma kitnet é em média 800 reais (se considerar cidade pequena), um carro popular, 50 mil, casa ou apartamento próprio é 300 mil, e por isso, mesmo empregados, acabam tendo que continuar morando na casa dos pais, e eu fico revoltado com essas pessoas mais velhas que criticam jovens que não conseguem casa e carro tão jovens.

eles perguntam
8 8
elas respondem
anônima
26/08/2024 10h14
Se vc fizer essa pergunta no Quora obterá mais respostas satisfatórias. Aqui as pessoas so falam em tamanho de pênis e fotos seminuas.
anônima
26/08/2024 14h58
É Sem-sem
Eles alegam que não trabalham nem estudam porque não têm oportunidade, não por falta de vontade, daí mudaram a denominação.

Acho que em muitas regiões do Brasil deve ser difícil mesmo trabalhar ou estudar, não em Sao Paulo, aqui tem oportunidades, não estuda nem trabalha que não quer.

O varejo aqui contrata a rodo, o comercio e prestação de serviço também. Mas os alecrins dourados não estão dispostos a trabalhar de segunda a sabado, das 8 as 18hrs por R$1.500, 00 + vale transporte, almoçar marmita, enfrentar transporte lotado, gastar 30% do salario com faculdade, estudar a noite. Não, para os "sem_sem" é mais facil ficar pendurado nas costas da familia, cansa menos.

Os mesmos "sem-sem" ficam o dia todo navegando em rede social, dancinha de Tik Tok, trend de nao seio quê, cigarro, bebida, namoro. Pergunta se sabem usar o pacote office, se já fizeram um curso online de inglês basico. Não se interessam por nada, são inúteis, um peso morto nas costas da família e da sociedade.
anônima
26/08/2024 10h42
Não são muitos jovens dentro da quantidade existente... atualmente está em 17%.
O foda aí é que sempre se repete maioria negra 65% e dentro disso 51% mulheres.
Já teve períodos com quantidade maior. De qualquer maneira, tem gente se dando bem com esses números e não querem que isso mude porque fica mais fácil dominar.
26/08/2024 10h24
O que eu acho é o seguinte, não podem comparar o tempo deles com o nosso sendo que são épocas diferentes, oportunidades diferentes, a vida era diferente antigamente do tempo de nossos pais e avós para o nosso tempo e fazer comparações com um estilo de vida e criação é no mínimo uma covardia. Eu por exemplo, passei a minha infância e adolescência internada no hospital fazendo cirurgia atrás de cirurgia e se vem um velho filho da mãe com os dizeres: "Eu na sua idade"... "No meu tempo"... mando logo pra puta que pariu pois cansei de ser educadinha com com não me respeita e com quem não é educado comigo, horas.
26/08/2024 10h18
É uma situação delicada, mas quem quer dá um jeito, seja catando recicláveis, faxinando, vendendo água no semáforo. Ser encostado não é desculpa, sempre tem uma opção.
anônima
26/08/2024 14h47
É uma geração de vagabundos isto sim que vive as custas dos pais trouxas.

Nem me venham dizer que é por falta de oportunidade, está faltando mão de obra na construção civil, mas os vagabundos não querem fazer força e nem pegar peso né?? mais facil traficar. E as mulheres podem fazer faxinas, mas também não querem trabalhar mais facil ficar em casa coçando a bu....
26/08/2024 16h01
Quando a pessoa que sustenta morrer num instante arruma um emprego. Sempre coloquei na cabeça que camarão que mto dorme a onda leva.
26/08/2024 16h02
Aqui onde eu moro só tem mais trabalho na inchada, eu já trabalhei em creche e de jovem aprendiz ( a creche pq a prefeitura faz seleção com contrato de dois anos). O pessoal não quer trabalhar no sol quente de 40 graus mas vejo muitos estudando a federal e as universidades particulares são lotadas e os cursos técnicos tb
eles respondem
26/08/2024 14h42
Antigamente os pais conseguiam trabalho com facilidade porque o acesso à universidade era precária antes do ProUni e FIES, então muitos deles só terminavam o ensino médio e arrumavam qualquer serviço pesado e pronto. Com os programas governamentais, o número de jovens formados no ensino superior aumentou muito, e a demanda pela vaga de emprego reduziu-se drasticamente, culminando numa geração de jovens com diploma, mas sem trabalho. A "geração nem-nem", muitas vezes, se aplica aqueles que nem tiveram as chances de estudar (ou não estudou porque não quis).
26/08/2024 10h51
....muitos jovens não trabalham nem estudam, as pessoas mais velhas pensam que são só vagabundos e mimados ...
Quem não trabalha e nem estuda é o que se não é vagabundo e mimado?

.... são poucas oportunidades de emprego, e quando tem, exige muita experiência, coisa que muita das vezes um jovem não consegue ja que é o primeiro emprego.....
Isso é uma barreira que sempre existiu e todos que trabalham ou um dia já trabalharam tiveram que quebrar de alguma forma.
Enquanto uns arrumam um jeito de conseguir emprego mesmo sem experiência outros preferem arrumar desculpa pra ficar em casa sem fazer nada.

Maioria desses jovens são pessoas de baixa renda, e em sua maioria mulheres negras,.....
O que tem a ver gênero, cor ou nível de renda?
Tá querendo lacrar e não entende porra nenhuma de porra nenhuma.

Digo e repito:
Vai usar a internet ( que é uma ferramenta maravilhosa) pra fazer coisas úteis como estudar ao invés de fazer mi mi mi.

3 minutos digitando e olha só o que encontro.....
https://www.pelando.com.br/d/d9d68be9-bcf2-4447-828b-1cddd16f215b/confira-a-lista-de-cursos-gratis-com-certificado-da-udemy-na-descricao

https://www.pelando.com.br/d/be32261e-6774-44d5-88b1-98776daae71a/curso-de-excel-do-basico-ao-avancado-macro-e-vba-+-power-bi

https://www.pelando.com.br/d/f5a1d071-74d7-476a-a0f5-ccb8632aa841/minicursos-online-gratuitos-com-certificado-ufsm

https://www.pelando.com.br/d/f4a8e918-995e-4bd0-9362-1c710c38931f/certificado-gemini-aprenda-a-programar-do-zero-ao-seu-primeiro-projeto-com-a-alura-e-google-gemini

https://www.pelando.com.br/d/5b371efa-ef95-4604-97fd-51d09e842249/certificado-curso-linguagem-de-programacao-python-basico

Ou vc pode só continuar aí reclamando e militando.
A escolha é tua.
anônimo
26/08/2024 10h18
De onde tirou esse dado?
anônimo
26/08/2024 11h00
Tô NEM aí
26/08/2024 15h01
Se o governo removesse 95% da carga tributária, esse problema seria solucionado da noite para o dia.
26/08/2024 15h42
Vão se fuder. Pai e mãe não são eternos.
anônimo
26/08/2024 15h56
Sou um desses