Não existe nenhum exercício proibido, tendo um bom acompanhamento pode-se fazer qualquer um.
Professor de sala é diferente de personal training (professor particular). Professor de sala só existe para academia não levar multa. A maioria é inútil.
Os exercícios possuem níveis de dificuldade , o professor está correto .
Por exemplo vai fazer uma barra fixa sem saber contrair corretamente a grande dorsal e retrair as escápulas... Leva de brinde uma tendinite de manguito ou uma epicondilite lateral.
Achei muito bom. Só de olhar para o corpo de alguém se o profissional é bom, já dá para ter uma noção se o corpo tá ou não tá preparado para fazer tal exercício. O corpo fala sobre seus vícios posturais, eu passo na academia e só de olhar para os braços eu sei se a pessoa é destra ou canhota no uso de celular.
Eu tenho uma filosofia de treino para treino de hipertrofia.
Amplitude > tensão mecânica > repetição > carga
As variáveis são essas e tem que ser respeitadas, só de olhar para um corpo da para saber se a pessoa é encurtada e tem limitações do movimento. É melhor colocar ela para fazer exercícios onde ela vai poder explorar mais a amplitude dos movimentos e existem vários exercícios que podem ser lesivos para as articulações e coluna se você não souber executar direito. Parte dessa colocação das limitações é também pela segurança do aluno e do trabalho dele. Se alguém se machuca e ele é o professor da sala a responsabilidade é dele. Existem exercícios avançados, intermediários e de iniciante, o cara tem que saber fazer a leitura de cada aluno. E tem gente que é sem noção mesmo e gente que não tem e não desenvolve inteligência corporal, então não adianta dar algo difícil que a pessoa não vai fazer. Tem professores que vão além, olham para composição corporal e já delimitam o que a pessoa tem que exercitar para criar uma aparência mais estética e conservar a silhueta feminina ou masculina.
Mas porque você acha um "horror"? Nao é como se o professor te considerasse um PCD.
É uma situação muito delicada, porque se ele fizer isso consciente, ele vai estar humilhando o aluno, por saber que ele não conseguiria. O mais correto é ele ter uma aula para ensinar melhor àqueles que precisam de reforço, mas é algo que não podemos cobrar, pois há pessoas e pessoas: algumas se dão bem em questões físicas e outras em questões mentais.