Mas baixa com força.

eles perguntam
3 4
elas respondem
28/09/2024 21h04
Tem gente que recebe R$200 mensais e chama de salário.
28/09/2024 21h13
Somos todos pobres no Brasil.
Menos os ricos.
28/09/2024 22h23
Sim. Vida boa é dos ricos. A gente que é pobre só toma no rabo.
eles respondem
28/09/2024 20h58
Se você analisar o PIB per capita (por cabeça) do Brasil e comparar com outros países latinos como Uruguai e Chile, você vai perceber que para os padrões do tipo de país que poderíamos ser, é sim um valor muito baixo... E isso porque é a média acumulada de todo o capital nacional dividido pela população, não é nem mesmo algo próximo do padrão de vida que a maioria das pessoas desse país apresenta.
28/09/2024 22h22
A qualidade de vida de um povo/nação não depende exclusivamente da quantia em dinheiro que as pessoas recebem, mas do poder de compra desse mesmo dinheiro.

Não adianta as pessoas ganharem 5 mil, se o investimento, a competitividade e a produtividade forem baixas, pois isso só irá elevar o preço de outros ativos pra cima. O dinheiro é como se fosse um bem qualquer, quando tem muito dinheiro na praça, ele perde valor, quando tem pouco, ele ganha valor. Preço e demanda.

Se os produtos e serviços forem os mesmos, aumentar o salário não vai adiantar. Só serve pra político enganar os mais tontos.

Vamos supor que o governo decidisse subir o salário mínimo para 5 mil, e isso não ocasionasse, logo de cara, uma onda de demissões e pressões nas contas do governo, sem ganho de investimentos e produtividade, o preço de todos os bens e serviços teriam que ser aumentados, uma vez que, agora, há mais dinheiro circulando no mercado, aumentando a demanda, e forçando a inflação.

Outro exemplo é a taxa de desemprego no Brasil que não para de cair desde 2021, isso é ótimo, mas isso também pode forçar a inflação pra cima, caso a produtividade e o investimento não acompanhem, que é o que está acontecendo no momento. Com a inflação apontada pra cima, o BC tem que elevar os juros para tentar "esfriar" a economia, uma tentativa forçada de baixar a inflação.

Ou seja, para o Brasil melhorar a qualidade de vida de seu povo, não deve focar em elevação de salários, mas sim em ganho de produtividade, melhora no ambiente de negócios focado em maior competividade e grau de investimento. Sem essas coisas, que o Brasil está horrível, não tem como elevar o padrão de vida do brasileiro, nem que o congresso e o governo aumentassem o salário mínimo para 50 mil reais mensais.
28/09/2024 22h27
Creio que sim levando em consideração outros gastos que fazem no país deveriam se atentar para essa questão, mas dentro disso entra diversos fatores desde fatores históricos, culturais e políticos, acho que daqui a muito tempo isso vai melhorar