Considerando a consciência um produto do cérebro, a dor e o prazer seriam unicamente formados por associações
29/09/2024 22h39
O conceito de consciência é amplo. Vc quer percorrer a história das ideias e ver o que é a consciência? Ou quer uma definição usual de consciência? A definição usual de consciência é: A consciência é um movimento reflexivo de perceber, reconhecer e interpretar pensamentos, conceitos e sensações; logo é um movimento pessoal e individual. Escolas de pensamentos filosóficas, religiosos e metafísicas vão ter conceitos diversas a respeito do que é de fato a consciência uma vez que algumas ideias vão buscar o saber verdadeiro o verdeiro sentido percebido de si e do mundo já que até na neurologia a percepções falsas da realidade por causa de patologias neurológicas ou estados alterados de consciência causados por stress; psicoativos ou outras circunstâncias.
29/09/2024 23h28
Não dá pra subjetivar a dor e nem o prazer, normalmente eles são induzidos por hormônios e reações eletro-quimicas em nosso corpo. mesmo que a causa seja subjetiva, a experiência que temos É objetiva
elas respondem
anônima
29/09/2024 22h48
A dor e o prazer estão lá, mas se você não tiver consciente você não percebe. Mas estão lá.
anônima
29/09/2024 22h17
Nenhum dos dois são subjetivos