Isso só aconteceu, num dos maiores escárnios pós redemocratização, quando a ABIN deixou de cumprir o seu ofício e passou a espionar cidadãos no país.
Esse crime ocorreu com o auxílio de um programa israelense, que ilegalmente monitorava as ERBs e conseguindo assim a geolocalização dos espionados.
As empresas que governam todos os dados e tem o poder de espionar ou não qualquer pessoa.
Os governos podem estabelecer legislações que coibam e garantam o direito dos nacionais.
Empresas como Google, uma rede social tipo X, tem mais informação das suas atividades inclusive em tempo real do que o próprio governo.
O IBGE recentemente com o SINGED vem discutindo sobre essa questão da governança e soberania tecnológica do país, que ainda não temos.
Já fazem, o Google é a Meta já sabem tudo sobre você.
Vc conversa um assunto, a noite já tem um monte de notícias sobre aquilo ou propagandas no seu celular. Já sabem tudo sobre vc, tua vida, seus familiares e sua rotina, só faltam usar com finalidade política.
O governo não, mas as empresas já fazem isso, principalmente a Google. Não a toa estavam discutindo a quebra do monopólio da empresa em divisões, cresceu muito e não tem como concorrer com eles. Ninguém lê os termos de adesão quando você clica em qualquer coisa, eles vendem dados para varias outras empresas.
KKKKK irmão eu não acho isso, eu tenho certeza!!!! Em 2013 um americano chamado edward snowden descobriu que o governo dos Estados Unidos tem acesso a literalmente quase tudo na Internet desde acesso ao seu e-mail até sua câmera e o que vc fala. Tudo isso porque as informações é algo muito valioso atualmente,resumindo eles vendem suas informações pra empresas pra elas saberem o que você quer comprar.
Ah, e caso alguém queria pesquisar é só procurar edward snowden ou xkeyscore(ferramenta que o governo americano usa pra grampear o mundo inteiro)