"A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio do canal
"Brasil Contra Fake", desmentiu nesta quinta-feira (10) uma notícia falsa que circula entre grupos bolsonaristas, afirmando que o número de pessoas em situação de rua teria triplicado durante o governo Lula.
*Com Lula, população de rua cresce três vezes mais rápido no Brasil", diz o título de uma "matéria" publicada no site bolsonarista "Gazeta do Povo", em 4 de outubro. O texto afirma*
No entanto, essa afirmação é falsa. O que aumentou foi o número de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que permite o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, e não o número de pessoas em situação de rua.
Esse aumento no CadÚnico ocorreu devido à busca ativa do governo por pessoas em situação de rua que ainda não estavam inscritas. Ou seja, trata-se de uma notícia positiva, distorcida por veículos de extrema direita para parecer negativa.
...
"Os dados abordados de maneira deturpada pelos conteúdos desinformativos referem-se à inclusão dessas pessoas no CadÚnico. Em dezembro de 2022, quando o levantamento do IPEA sobre a população de rua foi divulgado, o sistema da Sagicad registrava 192.175 famílias inscritas no CadÚnico. Esse sistema reflete os esforços dos assistentes sociais para incluir essas pessoas nas políticas públicas de inclusão. A partir dessa inscrição, essas pessoas passam a ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família. Antes disso, elas eram praticamente invisíveis para o poder público em todas as esferas. Desde o início da gestão atual do Governo Federal, 105.896 famílias em situação de rua foram incluídas no CadÚnico", continuou o órgão.
O governo ressalta, ainda, que houve, sim, um aumento no número de pessoas em situação de rua no Brasil – mas entre 2019 e 2022, ou seja, durante o governo de Jair Bolsonaro.
>>>
https://revistaforum.com.br/midia/2024/10/11/governo-lula-desmente-fake-news-bizarra-da-gazeta-do-povo-revista-oeste-sobre-pe