É verdade que pra eu ser advogada além de eu passar em todas as matérias dos 10 período ei ainda tenho que fazer a prova do OAB? Uma amiga minha da faculdade que falou isso, estou na Dúvida.

elas perguntam
9 3
eles respondem
anônimo
17/10/2024 16h53
kkk, claro que sim... isso se quiser advogar e obter sua inscrição perante o conselho.
Detalhe, são duas provas, a primeira com 80 questões de 20 disciplinas, e se passar, a 2ª prova é manuscrita com uma situação problema para peticionar...
Eu aprovei no início desse ano.
17/10/2024 16h56
Sim, sem OAB vc é apenas Bacharel
17/10/2024 17h47
Não, tem que chupar o juiz.
17/10/2024 16h52
Para garantir o diploma em direito, é necessário passar na faculdade,mas para ganhar autorização para trabalhar como advogado é necessário fazer a prova da OAB e tirar a nota mínima para aprovação.
17/10/2024 16h53
Sim...
17/10/2024 16h54
Para ser advogada, precisa ser aprovada no exame de ordem. Essa Exigência está contida no inciso IV do art.8º do Estatuto da OAB que assim dispõe:

Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário:

IV - aprovação em Exame de Ordem;

Contudo, diversas profissões jurídicas não exigem a aprovação no Exame de Ordem e atualmente (principalmente por conta das dificuldades de inserção dos advogados no mercado de trabalho) tem sido até mais comum que pessoas se formem em Direito e "emendem" os estudos para concursos, sem fazer o exame de ordem.

Alguns concursos não exigem aprovação na ordem, tais como os concursos da magistratura, Ministério Público, defensorias públicas e para delegado de polícia.

O cargo de analista de Tribunal ou do Ministério Público também não exige aprovação no exame de ordem.

Na sala de estudos onde passo grande parte dos meus dias convivo com bachareis em Direito que nunca fizeram o Exame de Ordem. Estudam apenas para concursos.

Contudo, considerando que a prova da OAB é muito menos dificil que a maioria dos concursos que exijam nível superior em Direito, eu te aconselho fazer a prova, pois já é pelo menos um teste.
17/10/2024 19h25
Sim, é verdade.
Depois que vc se forma vc se torna bacharel em direito, só depois de passar na prova da OAB ( depois de formada) é que daí sim vc se torna advogada.
17/10/2024 20h16
Vc fez a pergunta errada mas na descrição explicou melhor.

No curso qualquer um passa, basta cumprir os requisitos do curso.

Mas terminou o curso e vc quer advogar, tem que prestar a OAB
anônimo
17/10/2024 20h21
Se vc é realmente de direito, já devia saber disso!
Vc será uma ótima " adevogada" kkkkk
elas respondem
anônima
17/10/2024 16h51
Para se formar não precisa, agora para exercer a profissão e advogar sim (posso estar errada, mas até onde eu sei é isso)
17/10/2024 16h54
Para se formar não precisa, agora para exercer a profissão e advogar sim/rt

Meu irmão se formou, mas não quis fazer a prova pra exercer a profissão.