Meu "marido" foi um bom namorado, mas hoje em dia ele é péssimo. Não falo de ser agressivo ou algo perto disso, e sim por ser extremamente preguiçoso com as coisas da nossa casa. Ambos trabalham e estudam, mas só sobra pra mim. Um exemplo é que ele sai mais cedo na sexta-feira, coisa de 11:30 da manhã e poderia organizar alguma coisa dentro de casa, mas ele espera no outro dia que eu tô de folga pra fazer alguma coisa.
E nunca vi fazer por iniciativa própria, sempre tenho que orientar e pedir com jeito, e ele é super desorganizado. E se ele lava um copo já acha que participou da faxina, sendo que eu faço tudo.
Já pensei várias vezes em me separar, e não sei se é normal pensar tanto nisso... O que fariam se fosse com vocês?

elas perguntam
5 2
eles respondem
26/10/2024 13h02
Conversa com ele
26/10/2024 13h03
Você já conversou com ele sobre isso? Se não resolveu, então esquece, não vai melhorar.
26/10/2024 13h17
Homem moderno in a nutshell.
26/10/2024 13h25
Eu passo por algo semelhante, quem faz essas coisas acaba sendo eu, minha esposa fica muito concentrada no trabalho e esquece várias coisas básicas. Se eu pedir ela faz, mas falta proatividade e isso é chato para caralho mesmo.

Conversa sobre isso que você pensa, em se separar por causa dessa falta de contribuição nos serviços da casa. Esse tipo de ameaça pode dar certo.

Se vocês tão relativamente bem de grana, contratem uma diarista tipo.. uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Fala para ele pagar já que não faz as coisas de casa.

Mas acho que você deveria experimentar a tática do não fazer por ele, por mais que isso te incomode, ele tá acomodado porque você acaba fazendo se ele não faz. Deixa faltar.

Eu tentei outra tática pedagógica, eu colei uns post it nos lugares, e sempre que eu via fora do lugar, sujo ou faltando, eu ia lá e marcava um tracinho, não avisei nada, e fiquei esperando até ela se tocar e perguntar sobre o que era, isso ajudou demais, virou tipo uma "competição" para não ficar na falta, ela se sentiu desafiada. Alguns comportamentos mudaram.

Mas sendo franco, eu tenho minhas falhas e ela tem as dela, o lance em vez de ficar batendo cabeça é arrumar uma estratégia estrutural ou aceitar com resignação, e pensa que as qualidades superam os defeitos, você certamente também tem os seus defeitos.

Outra coisa, quando você criticar ou apontar as falhas dele, evite usar o "sempre" e "toda vez", se refira só ao episódio específico, quando a gente generaliza as vezes que o outro se esforçou para ajudar não são reconhecidas e aí vira um ataque ao caráter da pessoa e não uma crítica ao fato. Pensa no reforço positivo, mais do que na crítica negativa, isso motiva o outro a fazer coisas que na cabeça dele são chatas.
26/10/2024 13h26
Vai conversar com ele então ao invés de vir pra cá.
Mas pelo visto já quer ir pro mais fácil que é a separação, fraca.
elas respondem
26/10/2024 13h17
Já vai dar pra outro né safada
26/10/2024 13h16
Tem que ensinar todos os dias, infelizmente, a maioria é assim. Minha mãe queria que eu colocasse a comida do meu irmão quando ela não estivesse em casa. Quando ele vinha nos visitar ela fazia a mesma coisa e a esposa dele faz em casa. Sim, a culpa é das próprias mulheres que criam os meninos como reis.
Quando penso que casamento tem dessas coisas, chega desanimo. Moro com meus pais, mas aqui não é muito diferente não, meu pai já tinha parado de jogar os lodos dele na parede do banheiro, já começou de novo. Teve uma vez que ele lavou as meias do trabalho dentro da lavanderia, ficou aquela água preta de sabão, sabe? Depois ele queria encher a lavanderia com água da chuva sem tirar a água suja, diga aí? Não aguentei e chamei atenção dele.