eles respondem
Pedem raparação por algo que foram eles que começaram? Que hipocrisia
Reparação do que ?
1) Não existe nenhum ex escravo vivo pra reparar alguma coisa.
2) Quem escravizada e vendia os africanos eram outros africanos. O homem branco só ia até a costa da África, eles mesmo se matavam e se escravizavam entre eles.
O colonialismo e o imperialismo são categorias constantes na história da humanidade não é um debate simples. Existe um extenso histórico de colonialista intrafricano por exemplo e um histórico de violência e colonialismo intraeuropeu também, até onde vão essas reparações? Teremos que voltar quanto tempo na história e reparar erros cometidos em tempos onde as categorias morais eram totalmente diferentes. E as elites africanas que foram condizentes com tráfico e a escravidão de adversários políticos, reinos e etnias rivais também vão indenizar os afetados? Debate complexo. Veja uma observação lateral eu acho engraçado o etino masoquismo de parte da esquerda contemporânea é uma coisa meio redentiva, purgativa e brega.
Acho mais do que justo
Única forma mensurável é grana, investimentos, fundos
Sou a favor desde que exista prova da relação de escravização entre os indivíduos que pagarão e os que receberão o pagamento. Ou seja, se houver prova de que o tatara-tataravô de um britânico X tinha escravos da família Y, então os descendentes de X devem indenizar os descendentes de Y. Agora, uma reparação coletiva e sem considerar caso a caso, obrigando cidadãos britânicos a pagarem quantias a cidadãos africanos, não pode ser considerada de forma alguma justa.
Ex colônias portuguesas, espanholas e francesas deviam fazer o mesmo.
Tanto faz. Não vejo nexo nessa ideia porque toda a história da humanidade é uma história de invasão, morte, guerra e abusos, e se fôssemos exigir reparação, todo mundo ia reparar todo mundo, ,as todos negros são encaixados como um grupo histórico só por causa da sua ligação genética sendo que a África é enorme e muito diversa e muitos povos negros sequer foram escravizados, enquanto outros povos negros até foram escravagistas.
Mas a política é assim, mesmo. Se conseguirem convencer todo mundo que eles merecem reparação, é possível que haja alguma reparação. E bom pra eles. Fizeram a oportunidade e lucraram com ela. Até torçam que consigam, porque esses países têm mais a ganhar com esse dinheiro (se essa for a forma de reparação) do que o R.U. tem a perder entregando-o.