O colonialismo e o imperialismo são categorias constantes na história da humanidade não é um debate simples. Existe um extenso histórico de colonialista intrafricano por exemplo e um histórico de violência e colonialismo intraeuropeu também, até onde vão essas reparações? Teremos que voltar quanto tempo na história e reparar erros cometidos em tempos onde as categorias morais eram totalmente diferentes. E as elites africanas que foram condizentes com tráfico e a escravidão de adversários políticos, reinos e etnias rivais também vão indenizar os afetados? Debate complexo. Veja uma observação lateral eu acho engraçado o etino masoquismo de parte da esquerda contemporânea é uma coisa meio redentiva, purgativa e brega.
26/10/2024 22h10
Acho mais do que justo
Única forma mensurável é grana, investimentos, fundos
26/10/2024 22h06
Muito relevante.
26/10/2024 22h25
Sou a favor desde que exista prova da relação de escravização entre os indivíduos que pagarão e os que receberão o pagamento. Ou seja, se houver prova de que o tatara-tataravô de um britânico X tinha escravos da família Y, então os descendentes de X devem indenizar os descendentes de Y. Agora, uma reparação coletiva e sem considerar caso a caso, obrigando cidadãos britânicos a pagarem quantias a cidadãos africanos, não pode ser considerada de forma alguma justa.
anônimo
27/10/2024 00h29
Pedem raparação por algo que foram eles que começaram? Que hipocrisia
elas respondem
26/10/2024 22h09
O certo seria entrar em cada país que escravizou e matar a mesma quantidade de pessoas que foram mortas em tantos genocídios e depois fazer as contas financeiras.
26/10/2024 22h07
Povo chato esse, vão viver e deixa os outros viver.