eles respondem
Não. Mas entendo que maturidade faz a gente perceber que o problema do outro, é do outro.
Algumas pessoas aprendem ou adquirem certa maturidade com as cicatrizes dos erros do passado. O que as deixam um pouco insensíveis. Mas a Madureza em si, é quando vc deixa de agir por impulso, vc pensa melhor antes de agir e até de falar. Vc aprende a priorizar as coisas realmente importantes, sabe valorizar o tempo, fazer boas escolhas muito bem ponderadas, conhece mais a si mesmo e assim por diante.
Eu diria que na verdade a Madureza te deixa um pouco mais séria.
De um modo geral sim.
Não diria insensibilidade, mas sim uma despreocupação pelo ao fato de que as coisas não tem tanta importância assim.
A maturidade nos ensina que nem tudo é sobre nós, então se alguém, por algum motivo usar de um meio sórdido pra chamar a atenção acabará frustrada em sua própria expectativa, o que a faz achar que tal pessoa é insensível, por não corresponder a altura do esperado.
A maturidade nos ensina o que realmente vale nosso esforço, dedicação e atenção e o que não vale. Insensíbilidade? Talvez. Mas eu chamo de prioridades.
Não, muito pelo contrário.
Com a maturidade as pessoas ficam mais realistas e assim menos suscetíveis a muitas coisas o que pode dar a impressão de falta de empatia ou insensibilidade propriamente.
As pessoas mais maduras que já conheci eram também as pessoas mais sensíveis e puras de coração. Algumas outras, bastante maduras, entretanto, amadureceram muito pela dor e carregam muitas cicatrizes.
Acontece também que a gente já está anestesiado de ver tanta gente posando maturidade quando muitas vezes é só aparência. Basta ver quem são as nossas celebridades, quem é elevado pela mídia e tratado como pessoa séria. As pessoas prestam culto à polêmica, é disso que gostam. Detestam regras, então vivem de problematizar e discutir as exceções. É a família do homem que se casou com uma boneca inflável, da mulher que se casou com o pet, da pessoa que procurou a permissão do estado para suicidar-se, etc.
Depende de qual sensibilidade vc está falando, eu por exemplo me considero imaturo e sou sensível demais as coisas que acontecem, qualquer coisa mexe facilmente com minhas emoções, mas é um descontrole emocional, não se trata de empatia
O endurecer que chamam de maturidade. Capital do luto: tudo se tempera com saudade. Sem crença, pensa, se abate à imposta turbulência. Alma em falência. Intelectos desatam o nó da venda. Princípio desfalece ao ver o caráter à venda.
Não, empatia e maturidade conseguem dividir um mesmo espaço.
Maturidade se resume a entender o que é problema seu e o que é problema do outro. O que é sua responsabilidade, e qual a responsabilidade das outras pessoas. A pessoa madura não dá trabalho ao outro, não exige o que não é devido, e exige o que merece dada a situação.
Portanto, ainda é um traço de imaturidade a insensibilidade, porque ainda é rejeitar os limites e o que é caro aos outros. É possível ser insensível no caminho de aperfeiçoamento da maturidade? É. Porque não somos perfeitos, e temos que descobrir aos poucos o que é conveniente ou não. Quais são nossos limites, e agir com sabedoria. Então, assim... Alguém que sempre foi passivo, se deixou pisar, ser desrespeitado, precisa maturar e impor seus desejos e seus valores. E nesse caminho dá pra errar sim e pôr limites até demais, sendo egoísta e insensível, porque ainda se está testando pra ver qual a quantidade adequada de assertividade. O que importa é no final achar um equilíbrio.
Fiquei um tempo aqui pensando nessa questão e acho que a melhor forma de resumir o que é maturidade seria dizendo que é:
Agir de acordo com experiências passadas entendo que muitas coisas são como são e só nos resta aceitar mesmo sem entender ou concordar.
elas respondem
Não… Acho que a maturidade nos torna mais sábios e pq não mais empáticos tb..
Acho que se tornam mais críticas, muitas vezes sensibilidade é tido como bondade mas é só uma forma de manipulação que pessoas ruins lançam mão para se dar bem, a maturidade é conseguir equilibrar essas duas partes.
Se tornar maduro, te torna mais sério e age mais pela razão doque por impulso.
Sim. E a meta é amadurecer sem perder a ternura.
Vai depender das experiências que ela viveu.
Talvez com algumas coisas, como por exemplo, se resignar com certas coisas. Não significa necessariamente insensibilidade, mas lidar de forma diferente com os reveses.
Acho que não, ser maduro não tem a ver com trancar seus sentimentos e ser extremamente frio com tudo, tem situações que devemos e outras não, é saber separar as coisas