Eu treino muito, 3 vezes por semana. Eu tenho pé semi plano o que dificulta demais os resultados do treino, mas nunca deixo de fazer, costuma ser o primeiro exercício dos meus treinos junto com abdominal e lombar. Nunca deixo para depois.
Recomendo fazer com base instável é que dá mais resultado. Sempre priorizar a amplitude em detrimento da carga, sempre. É um musculo que quase nao usamos em extensão máxima de dorsiflexão e nem em pico de flexao plantar, mais vale buscar o estímulo dessas partes do que socar carga. Sem contar que o que acontece na maioria das vezes são os músculos intrínsecos do pé cansarem antes de você atingir bem o tríceps sural da perna. Fazer liberação miofascial no tibial anterior ajuda demais demais, a galera não tem ideia disso. Na minha experiência liberar ou massagear a banda ilíaco tibial também ajuda demais, tem um reflexo enorme na tensão da tibia e do próprio pé.
Base Instável: é fazer no smith com STEP (STEP RIGIDO PELO AMOR DE DEUS, NAO VAI SUBIR EM ESPUMINHA PARA FAZER SÓ VAI GASTAR ENERGIA A TOA).
Treinem a porra da mobilidade de tornozelo, se negligenciar a panturrilha, nunca irão fazer agachamento, legpress, hackmachine ou qualquer outro exercício que exija flexao de tornozelo+joelho+quadril de maneira decente.