Vai parar com o governo de 4 e sem reserva em dólar pra amortecer. Especulação se baseia em lucro, não crescimento real, é como um câncer. Por acaso câncer se preocupa em morrer junto com o corpo? Não, vai apertar até arrebentar a corda.
Banco central resolveu finalmente fazer leilão de dólar e o mesmo disparou próximo das 17:00. O que explicaria? Corte de gasto, arcabouço fiscal, reforma tributária, PIB crescendo 3 vezes o esperado pelos "especialistas", desemprego em mínima histórica, emprego em máxima histórica. Resultado? "Temor fiscal". Há quem acredite. Que fofo.
E no apagar das luzes BC saltou 1 ponto na taxa de juros. 50bi a mais de juros na dívida pública. Servindo pra ilustrar a falácia do banco central independente. País cujo Banco central não tem política monetária aliada com o governo é refém disso aí: especulação e rentismo. Porque alguém investiria em empresa, se pode lucrar mais comprando título do tesouro?
Era da financeirização. Tanto faz medida de governo, o que passar pelo congresso, quem controla inflação, incentiva industrialização, recessão, desemprego é o humor do mercado. Tchau, soberania.
Enquanto isso:
https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2024/12/02/grandes-bancos-se-unem-em-defesa-de-fernando-haddad-para-evitar-enfraquecimento-do-ministro.ghtml
Por que será que bancos estão defendendo o pacote de gasto do Haddad?
https://forbes.com.br/forbes-money/2024/08/bancoes-lucro-recorde-26-8-bilhoes-segundo-trimestre/
É carroça na frente do boi. Ao invés das medidas do BC serem baseadas no desempenho da economia, se baseia em previsão, temor, expectativa.
BC prevê inflação a 5%? Ok, vamos subir a taxa de juros, frear a queda no desemprego, frear o crescimento do PIB, para nossa previsão estar certa e justificar nossas medidas. É como se eu achasse que vai chover amanhã, e baseado nisso aumentasse o preço do guarda-chuva, independente de chover ou não. A diferença é que o BC pode fazer chover a cada reunião do Copom.