Puts, acho que pode até ser em poucos casos mas nunca foi uma regra como as pessoas dizem. Eu penei para conseguir meu primeiro emprego. E meu vizinho que é negro, conseguiu mais "facilmente".
GoldenGirl, isso é óbvio. São dados e fatos entra no site do IBGE e você vai ver números de N sensos ao longo das décadas afirmando isso.
Quem emite opinião contrária sobre essa obviedade demonstra profunda ignorância e não tem noção dos próprios privilégios, a maioria serão brancos, herdeiros que acreditam e defendem ferrenhamente a meritocracia.
No geral sim.
Só que existem vários fatores sabe
Ninguém é completamente privilegiado ou desprivioegiado. Tem o sexo, sexualidade, religião...
No caso acho que a cor é o mais forte no caso por conta do passado do Brasil
mano isso é meio q obvio e nem é por eu ser negro a sociedade o mercado tudo é voltado ao homem padrao branco o negro é marginalizado idem as marca q representam mas botam um negro de aspecto branco, branqueado, vai tomar no cu!
O povo negro é visto como alguém sem vínculos com a sociedade, o excluído, o “sem-lugar”, aquele que não tem nada a oferecer na sociedade de troca em que vivemos.
Esses indivíduos, abandonados, a exemplo do que acontece com suas famílias e sua classe como um todo, por toda a sociedade “incluída” que os vê como AMEAÇA.
Um pouco mais fácil, difícil mesmo é ser pobre, principalmente nascer pobre, independente da cor.
O maior preconceito hoje em dia é o socioeconômico, dinheiro abre muito mais portas do que cor de pele.
Se for analisar estaticamente a nível nacional acho que a maioria dos brancos tem vida mais fácil que a maioria dos negros, mas individualmente quando se nasce pobre independe-se da cor, no Brasil o que vale ao meu ver é aparência, lábia, e beleza (pra quem não nasce rico)
Eu trabalho na Berrini, ao lado do Morumbi, próximo á Alphaville e Faria Lima.
Eu sou pardo, mas mais puxado pro Branco/Vermelho.
Nunca sofri qualquer tipo de dificuldade pela minha cor, mas por minha posição social.
Embora eu esteja numa posição hierárquica acima de algumas pessoas na empresa, o branquelo playboy que mora num baixo chique e divide o cargo comigo, ganha muito mais credibilidade por parte dos que estão acima, e dos que estão abaixo.
Eu lutei pra alcançar a liderança, já o playboy, ele foi colocado alí pelo amigo do pai dele.
Sim, pessoas que possuem uma aparência mais próxima do padrão de beleza da sociedade possuem uma vida mais fácil, porém não significa que elas não sofram com os problemas da vida, existem problemas que são universais como a morte e doenças.
O conceito de privilégio branco não significa que todas as pessoas brancas tenham uma vida fácil, mas que a sociedade geralmente favorece sua cor de pele em várias situações, geralmente têm mais acesso a oportunidades de educação e emprego, e enfrentam menos violência policial ou preconceito racial.
Não é nem sequer uma questão de achismo, isso é um fato histórico e tem início na abolição da escravidão em como a sociedade foi estruturada o fato inclusive é estatístico.
A sociedade foi estruturada para privilegiar uma cor de pele ou raça. Claro que comparando a sociedade brasileira de anos atrás onde havia uma enorme discrepância social entre as raças e vendo o hoje, o progresso de muitos negros, nem parece que o racismo estrutural existe, mas existe, no entanto, é mitigado devido ao fato de haver muita conscientização e políticas públicas. O privilégio que a classe dominante, ou seja, herdeira e branca, possuem continuam longe de ser a mesma facilidade que um negro teria em sociedade.
Sim, infelizmente, desde que o mundo é mundo, os negros são discriminados. Isso vem de muito tempo, e mesmo com a mídia colocando personagens negros, modelos negros, etc, a mentalidade não vai mudar tão cedo, pois já projetaram que o branco é o mais bonito, inteligente, etc.
Os negros tem muitos benefícios só por conta da sua existência, não por seus méritos e inteligência veja: as cotas nas universidades e concursos públicos, auxílios exclusivos nas universidades e institutos federais.
Um negro sem estuda muito pode conseguir uma vaga em uma universidade, já uma mulher ou homem de cor branca tem que estudar feito uma louca, trabalhar porque não nasci rica, não tem nem 1/5 dos auxílios do governos, já eles podem receber até 2400 apenas de auxilio.
Existem alguns negros, que só pela cor acham que devem ser privilegiados. Eles estudando e trabalhando podem conseguir normalmente são pessoas normais como as outras. Isso de querer privilegiar eles somente pela cor afim de lhe conceder varias vantagens e completamente injusto.
Considero um tratamento desigual com os brancos, com esses privilégios dado a eles, porque a inteligência não está apenas nos brancos, mas sim a todos que buscam se desenvolver.