Se eu não me engano, espírito é a vida e todos tem, até animais. já a alma é o que nos deixa racionais, é o que conecta a gente com o criador e essa alma é eterna, dps daqui ou a sua alma viverá eternamente com Deus ou viverá eternamente no castigo, que é o tormento de está longe de Deus para sempre.
Embora possamos fazer distinções entre “alma” e “espírito”, eles são fundamentalmente as mesmas coisas no homem. A alma é o princípio espiritual do homem. O corpo humano é humano precisamente porque é animado por uma alma espiritual.
Uma alma, em seu nível mais básico, é o “princípio da vida” ou “princípio animador” de um corpo. Em outras palavras, todos os corpos vivos têm uma alma. Se não tivessem alma, não estariam vivos. Embora plantas, animais e qualquer coisa viva tenham alma, a alma humana é única. No homem, a alma não tem apenas capacidade vegetativa (como as plantas têm) e capacidade sensível (como os animais têm), mas também capacidade racional (de reflexão moral, por exemplo), o que a torna semelhante aos espíritos puros nesse sentido. É essa capacidade racional que nos separa de outros seres vivos neste mundo.
Consequentemente, dizemos que um ser humano é único entre os seres vivos porque um ser humano é um espírito imortal que anima um corpo. Em outras palavras, o homem é o único ser corpóreo cuja alma é um espírito (animais não são espirituais), e o único espírito que é uma alma (anjos não têm um corpo e, portanto, não têm alma). Somente nos humanos encontramos alma e espírito. De fato, o homem é uma união ou composto de corpo e alma. A pessoa humana, embora feita de corpo e alma, é uma unidade. Em si mesma, em sua própria condição corpórea, ela sintetiza os elementos do mundo material, que por meio dela são assim levados à sua mais alta perfeição.
“Alma” quando distinguida de “espírito” significa aquilo que dá vida a um corpo. “Espírito” quando contrastado com “alma” significa simplesmente aqueles aspectos da vida e atividade humana que transcendem nossas limitações corporais e assim abrem a alma para a vida sobrenatural da graça.