-1
56  11/04/2025 10h33

Hoje o fígado do meu pai chegou na fila do transplante. Ele estava lá pertinho fazendo exame de sangue quando ligaram, então minha mãe já o levou pra clínica.

Minha irmã estava no trabalho e me ligou chorando... estou até agora pensando, e se meu pai morrer?

Estou indo pra lá agora, pra ajudar minha mãe na papelada.

Como vou consolar minha mãe?

Minha irmã?

Eu tô muito ansioso, como devo proceder para consola-las? Alguém já passou por isso?

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
5 6
elas respondem
11/04/2025 10h10
O simples ato de estar ao lado dos seus familiares já pode trazer conforto, ouço eles, o seus sentimentos sem tentar soluções ou fazer algo ali de imediato. Às vezes, as pessoas só precisam de um ombro amigo, um abraço.
E se vier acontecer algo com ele ajude com as questões burocráticas que surgem após a morte.
Pergunte pra sua família o que eles precisam no momento, como ajuda com refeições ou organização, nessas horas sua presença e seu apoio e a melhor coisa.
anônima
anônima
11/04/2025 09h09
Isto tudo não tem como prever ou antecipar, é impossível. MAS NÃO FICA JÁ PENSANDO NO PIOR, ATRAI AZAR.

Ontem mesmo fui visitar no hospital o marido de uma amiga minha, ele com 74 anos, colocou 5 pontes, sendo 4 de safenas e um mamaria . Todo mundo ja enterrando o cara, pensando no inventario e nos bens dele, e ele bem belo e faceiro deitado na cama, bem lúcido e feliz da vida, me deu prazer de ver ele bem disposto, um dia depois da operação que levou 7 horas.
11/04/2025 09h12
Olha eu não sou boa nisso. Quando soube da morte da minha mãe eu n tive reação além de ficar calada mesmo. Mas dê uma palavra de conforto tipo " Família, vamos ter fé e crer que tudo dará certo, ele ficará bem e curado"
11/04/2025 10h21
Mas vc nem sabe se ele vai morrer. A vida é imprevisível, aí ele se recupera e vc morre primeiro que ele, já pensou? Tudo é possível.

Calma. Vc tem que aprender a lidar com essa ansiedade, ter fé que tudo vai ficar bem e parar de antecipar as coisas.

Mas eu entendo. Momentos de muito estresse causam desespero mesmo.
anônima
anônima
11/04/2025 10h33
Quem vai consolar é Deus, vc só deve apoiar
eles respondem
11/04/2025 09h09
O veio não morreu ainda, deixa pra chorar o leite, quando ele derramar!
11/04/2025 09h45
Mano nunca passei por nada parecido, suponho que a ansiedade esteja a níveis absurdos.

Além de desejar que tudo ocorra bem e que sei pai se recupere logo, vou ensinar-lhe uma tecnica de respiração sagrada aos yoguis para controlar seu corpo emocional e trazer esperança e a limpeza de emoções negativas.

A técnica chama-se samavritti pranayama, ou respiração quadrada, É uma técnica poderosíssima para acalmar a ansiedade e a inquietação mental, faça isto:

Quando possível, pare tudo o que está fazendo, sente-se com as costas eretas, feche os olhos e inspire e expire o ar nos pulmões o mais profundo e o mais lento possível apenas com as narinas. Enquanto faz isso, preste a atenção apenas em si mesmo e tente não pensar em mais nada.

Comece a contar o tempo de sua respiração e divida-o em quatro fases iguais, exemplo:
Inspire em 4 segundos.
Retenha o ar nos pulmoes por 4 segundos.
Solte o ar por 4 segundos.
Mantenha o pulmão sem ar por 4 segundos.

Repita esse ciclo por no mínimo 4 vezes, ou até se sentir confortável.
O tempo de 4 segundos é uma sugestão confortável para a maioria das pessoas, considerando uma capacidade pulmonar básica. Busque aumentar esse tempo ao longo que tu se aprofunda na tecnica.

Tu precisará somente de um nariz, pulmões e olhos fechados, não te tomará mais de 15 minutos e tu pode faze-la quando bem entender. É como andar com um remedio calmante no bolso mas sem absorver quimica alguma.
Vale muito a pena aprender e praticar não só para lidar com isso, mas para levar consigo e usar sempre que se sentir desconfortável.

Estando você estável e em paz, naturalmente a sua presença irá na direção de reconfortar sua irmã, mãe e o papai também.

Boa sorte, que Deus lhes abençoe e que tudo ocorra bem ❤️
11/04/2025 09h33
Só a sua presença já seria suficiente, esteja lá e se mostre presente. No mais, ele não morreu ainda, e talvez nem morra por isso.
11/04/2025 09h40
Não é seu dever consolar elas, afinal ele também é seu pai e você também estará sofrendo, você só pode apoiar elas e dar todo o tempo e atenção que puder, não esquenta com isso como se fosse sua responsabilidade, vocês todos precisam se apoiar neste momento difícil, fica tranquilo, peça forças a Deus para vocês neste momento. Vai dar tudo certo mano.
11/04/2025 09h53
Fique tranquilo, ele já enfrentou muito e irá enfrentar ainda mais durante a recuperação, então fique firme pois ele irá precisar de todo apoio possível.
anterior
Você já foi a uma festa à fantasia? Se sim, qual foi a fantasia que escolheu usar?
próxima
O cara que converso fica falando de mulher bissexual! Vocês também se incomodariam?