eles respondem
Na minha cabeça, eu tenho certeza que seria pura suruba, maconha, uma clínica de leitura de tarot em cada esquina, só teria viado e sapatona. E teria muita gente que ia acabar morrendo com esse monte de eventos.
Olhe para a Venezuela, Cuba, Rússia, Bolívia, etc... Se der sorte, e não seguir o modelo fiel a ideologia, será uma China, mas só no aspecto econômico. País esquerdista que segue a cartilha original, tendem a quebrar o país e tornam-se autoritários. Mas se for uma esquerda moderada, híbrida, talvez dê em algo bom, como nos países nórdicos, que pega de tudo um pouco.
Depende de qual esquerda você fala, nem todas são iguais. Varia de país, cultura e tipo.
A esquerda pode ser radical ou modera; socialista, progressista, social-democrata...
A esquerda europeia, por exemplo, difere bastante da esquerda latino americana, que por sua vez difere da asiática.
Embora não exista nenhum país 100% de esquerda, há países predominantemente "a la esquerda" como Portugal, Espanha, Bolívia, Cuba, Vietnã e China.
Países nórdicos também, mas a esquerda lá difere em vários aspectos da esquerda aqui na américa. Lá a esquerda é mais focada no social-democrata.
O social democrata defende o sistema capitalista e o setor privado, porém com forte proteção social também.
Os sociais democratas hoje são os que mais apanham. Porque a esquerda mais radical, tipo os socialistas, dizem que as propostas de proteção social defendidas por eles são insuficientes para combater a desigualdade (O que não é verdade, as pessoas lá vivem confortavelmente e tem acesso a bens de consumo e serviços que só classe média tem no Brasil). E apanha também da direita, que acusa eles de gastar muito e interferir na economia.
Essa pergunta, por si só, não faz sentido. Não existem apenas "esquerda" ou "direita" como opções definitivas. Esses termos são apenas denominações, e a política é muito mais complexa do que isso. Sempre que um grupo está no poder, haverá outros que discordam e desejam que as coisas sejam diferentes. Se, por algum motivo, todas as pessoas dos partidos de direita magicamente desaparecessem, rapidamente surgiriam novas figuras e grupos que se oporiam ao governo. Você pode usar os termos "azul e vermelho", "esquerda e direita", "cima e embaixo" ou o que quiser. Um exemplo disso é o Partido Comunista Chinês, que tem alas de esquerda e direita dentro da própria organização.
Ao longo da história, existem várias pautas que inicialmente eram associadas à esquerda, mas que, por questões de interesse ou oportunidade, passaram a ser defendidas pela direita, e o contrário também aconteceu.
Na verdade, a política é algo multifacetado, e é impossível, na prática, reduzir toda a complexidade política a apenas "direita" ou "esquerda". Isso acaba sendo uma forma simplificada de tratar um assunto extremamente complexo, geralmente para tratar o diálogo de forma superficial. Quem trabalha com ciência de dados e entende sobre redução de dimensionalidade sabe que, ao simplificar um conjunto de dados muito complexo (com alta dimensionalidade) para dimensões menores, inevitavelmente, perde-se informação.
Um país só com gente de esquerda não seria todo mundo igual pensando a mesma coisa, teria muita diversidade de ideias, debates e visões diferentes. Em geral, o foco seria mais em igualdade, direitos e apoio coletivo, mas nenhum lado tem resposta pra tudo. País bom de verdade é o que consegue misturar visões, dialogar e se respeitar. União não é concordar sempre, é saber conviver sem transformar diferença em briga.
Fudido...ex Venezuela e Cuba, República Democrática do Congo...
Seria um país no estilo Venezuela, de Nicolas Maduro. Todo mundo na miséria, vivendo de migalhas do Estado, os comércios seriam estatais, as pessoas não poderiam crescer na vida de maneira independente porque o pouquíssimo dinheiro que estas pessoas ganham pertence ao Estado e deve ser gasto para o poder público. Todos seriam reféns do Estado e homens esquerdistas que contrariassem as mulheres esquerdistas seriam condenados e presos.
acho que se matariam e destruiriam tudo em pouco tempo, começariam a causar discórdia entre si e provavelmente teria muita fuga de pessoas do país. Mas ai teria que ver, toda a população seria de esquerda incluindo os lideres? Uma coisa é certa a janela de Overton iria explodir completamente.
Impossível, nem ditaduras é possível unanimidade ... Mas se fosse, Faliria rapidinho.
Seria como a China, maior potencia global dos dias de hoje.
O mesmo se fosse só com pessoas de direita. A filosofia explica. Se não tivermos os diferentes pra bater nós bateriamos um nos outros por diferenças menores. Então nada mudaria
elas respondem
Não existe isso numa democracia.
O PT e o PSOL sao de esquerda, mas pode ver que mesmo assim eles tem pautas diferentes e até se enfrentam em eleições. O brilho da democracia é justamente esse.
E outra coisa, o sistema econômico brasileiro é o capitalista. Não existe isso de "virar comunista " apenas pelo fato de o governo ser de esquerda. Para implantar um "comunismo" (se é que fosse possível), o governo em vigor teria que antes aplicar um golpe de estado.
Deveria existir um país só de esquerda, um lugar para todos os esquerdistas migrarem para lá
Seria simplesmente o CFH da UFSC, kkkk.
Seria incrível se não tivesse nenhum dos dois lados