eles respondem
Acho que não é traição não. Ficar e namorar são coisas diferente, e você tem que deixar claro as suas intenções logo no início do relacionamento, pois assim evita esses problemas.
Ficar não é namorar, então não foi traição.
Se não tinha nada oficial, então não foi traição. Ele falou isso porque ficou com ciúmes.
Claramente um adultério o inferno os aguarda
Coloque-se no lugar, descobre que seu atual namorado antes de pedir sua mão tivesse ficado com uma mina dois dias antes, diz aí?
Pensa o seguinte: Foram namorados uma vez. Deu errado, perderam confiança um no outro, se separaram. Por algum motivo, tempo depois, voltaram a se falar e se ver. Então, enquanto estão se reaproximando, vendo se talvez dessa vez vai dar certo ou não, ela vai numa festa e fica com outro.
Essa atitude, certamente, não é uma atitude que ajudará mais dessa vez, que estreitará os laços, os deixará mais próximos. Apenas é mais uma atitude que retorna desconfiança, fragilidade, imaturidade, que levou ambos a não darem certo antes.
Sinceramente, já acho um erro tentar voltar com alguém que não deu certo. Mas, se quer mesmo isso, tem que voltar mais firme, mais maduro, mudado. Agora fazer isso, e ainda ficar com outra pessoa enquanto está se reaproximando do ex? É uma grande falta de maturidade emocional.
Olha, eu particularmente não consideraria traição, mas suspeitaria da intensidade do sentimento que ela tem por mim. Por outro lado, se ela soubesse explicar toda a situação, e dependendo como ela explicasse e tal, é algo que facilmente poderia deixar para lá.
Eu também considero, se estiver solteiro tudo bem, pode fazer o que bem entender, mas não é garantido que um homem de respeito vai aceitar merda, porém se estiver se relacionando já, é traição sim.