Tem um teto pra morar?
Tem ou teve pai e/ou mãe presente?
Tem comida na mesa todos os dias?

Eu sei que nem todos aqui tem todos os itens acima, mas há pessoas que não tem nenhum, essa semana reclamei um pouco da vida e parei pra pensar nisso, o quanto eu reclamo de barriga cheia.

eles perguntam
21 25
elas respondem
anônima
10/06/2022 15h22
Isso não é ser privilegiado, é o mínimo que cada pessoa tem que ter. Privilegiado é quem tem mais de uma casa, quem é mimado pelos pais e pode comer a vontade.
Wy-
10/06/2022 15h26
Problema é deles se não tem, tenho o direito de "reclamar" da minha vida, a minha dor é enorme pra mim, e seu eu parar pra ficar pensando que não deveria estar "reclamando" por causa dos outros, ia ficar pior.
10/06/2022 15h58
Por isso n reclamo, agradeço tds os dias
anônima
10/06/2022 16h03
Desempregada há 5 anos, 30 anos de idade, carteira suja por um emprego de 45 dias e não sei fazer nada pra ganhar dinheiro. Um fracasso total.

Tem um teto pra morar? Mas é dos meus pais.
Tem ou teve pai e/ou mãe presente? Tenho mas os exploro.
Tem comida na mesa todos os dias? Sim mas não sou eu que compro, sinto vergonha.
anônima
10/06/2022 15h35
Privilégio
direito, vantagem, prerrogativa, válidos apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento da maioria; apanágio, regalia.

O oposto de privilégio é o desprivilegio, e é caracterizado quando há a retirada do tratamento e direitos especiais, tornando a situação comum e generalista.

Etimologicamente, o termo privilégio se originou no latim privilegiumii, referente a uma “lei excepcional destinada a poucas pessoas”.

Então não, não existe privilégio. Temos o mínimo para viver com dignidade. E, quem não tem, é uma deficiência do Estado.

Esse discurso é utilizado pra gerar conformismo ou acalento, mas a realidade não funciona dessa forma.
10/06/2022 15h22
Meio relativo na verdade.

Penso nisso as vezes mas depois eu sinto sofucada com uns assuntos.
Na verdade eu não reclamo muito só penso nos assuntos ou reclamo quando reclamam cmg ou comparam mas só as coisas boas das outras pessoas.

E reclamo mas de coisa nada a ver com família.
anônima
10/06/2022 15h29
Normal, né, amigo?

A questão é que isso é tão básico que todos deveriam ter acesso.
27/08/2022 22h14
Realmente, o que mais ouço é reclamação e menos gratidão.
Agradeço a Deus todos os dias, mesmo se não tive um dia bom.
11/06/2022 01h33
Isso me lembra uma época da minha vida, eu era criança e a mais pobre da sala, eu ouvia algumas reclamações e ficava chocada kkk em partes isso me fez hoje dar muito valor em coisas simples. Eu n sou o tipo de pessoa muito reclamona...
10/06/2022 21h04
Sim, sempre.
10/06/2022 20h53
Que se dane, reclamo mesmo, de nada adianta ter o mundo inteiro, mas se sentir morta por dentro e um lixo por fora.
Ter coisas q outros possam não ter não é motivo pra eu viver igual uma alienada como se a vida fosse um mar de rosas.
Reclamar pode não mudar nada, mas pelo menos libera um pouco da raiva, e é isso o que tá valendo.
anônima
10/06/2022 15h21
É claro que eu sou uma privilegiada. Eu fui e sou abençoada de muitas formas, é incrível como esse Ser Poderoso me ama, e eu agradeço por isso todos os dias.
10/06/2022 15h23
Uia! ta Mickey Mouse o mardiçoado!
Então, evito reclamar da vida. Antigamente nos meus tempos de rebelds eu reclamava praticamente 24 horas e tinha roupa lavada, passada, mãe fazia comida gostosa..tempo bom. Hoje cada vez que vou na mãe e no pai volto chorando porque me dói só de pensar perde-los e não ouvir a risada gostosa da minha mãe quando eu faço palhaçada. Queria que eles fossem imortais. A vida é engraçada. Se você está morando com os pais quer ficar sozinho e se está sozinho sente falta dos pais. Nunca estaremos totalmente satisfeitos mas quer saber? Conhece alguém 100% satisfeito e pleno com a vida? Se conhecer conta aí pra nozes.
anônima
10/06/2022 16h06
Sim,mas mesmo assim reclamo
27/08/2022 23h11
Sim, ja…
Mas isso não faz com que os outros problemas que a pessoa passa sejam irrelevantes
Cada um sabe onde o calo aperta e não devemos medir todos com a mesma régua
27/08/2022 23h14
Sim, agradecida pela vida, sempre
11/11/2022 09h11
Não reclamo nem no cansaço
anônima
11/11/2022 09h14
Eu reclamo sim, cada um sabe das suas dificuldades e dores. E aliás, ninguém nunca está satisfeito com nada.
anônima
11/11/2022 09h21
Não tenho nada disto.
anônima
24/02/2023 00h02
Nao
eles respondem
anônimo
10/06/2022 15h23
Quem é vc pra dizer o que privilégio ou não?
Por que eu devo considerar seus parâmetros?
10/06/2022 20h43
Profundo e reflexivo!
A geração atual é privilegiada em relação a bens e qualidade de vida.
Mas como nem tudo é perfeito, acham problemas mentais para reclamar.

“ Por onde andam aqueles jovens que iam mudar o mundo? Quem roubou nossa coragem?”
anônimo
10/06/2022 15h19
Já pensei nisso sim, as vezes eu penso nisso quando vou reclamar de algo, aí eu tento não reclamar.
10/06/2022 20h46
Já pensei sim.
Mas eu luto tanto por tudo, que no fim o que eu tenho acho o mínimo dos mínimos comparando ao que eu mereço, ou me esforço pra merecer
24/02/2023 00h03
Eu sempre busco fazer um exercício de "gratidão" pelo o que tenho, conquistei e estou lutando.

Na maioria das vezes, me sinto uma péssima pessoa por reclamar de algo que tenho, que hoje é um sonho para alguém.
anônimo
14/06/2022 18h25
Por que eu deveria me sentir grato por saber que existe gente que 'tá numa situação muito pior do que a minha?

Ô coisinha chata essa competição de “quem sofre mais”.
anônimo
11/06/2022 01h59
Sim, quase sempre me pego refletindo sobre isso.

Tenho um teto pra morar, um emprego razoável, não dependo de ninguém pra viver, moro razoavelmente bem, meu bairro não tem pancadões nem barulho de vagabundos gritando e brigando pelos bares madrugada afora.

Não passo nenhuma necessidade.
Posso me dar o "luxo" de ir ao mercado, e colocar o que quiser e o que me der vontade no carrinho de compras, sem olhar o preço ou ficar escolhendo o produto mais barato.

Mas, em alguns momentos, quando por exemplo, meus vizinhos de apto, com suas crianças, fazem barulho, ou o vizinho do andar de baixo com seus cachorros latindo (e isso me incomoda bastante) imagino que poderia estar em um lugar melhor.

É nessa hora que eu paro e penso que existem milhões de pessoas morando em favelas, no meio da sujeira e do barulho de pancadões todos os finais de semana, e não tem opções de escolha pra onde ir.
É nessa também que penso que há milhões de pessoas morando nas ruas, em barracas, ou mesmo ao ar livre.

É isso que me ajuda a não fazer besteira ou loucura com vizinhos barulhentos, penso nisso e me seguro, pois imagino que existem milhões de pessoas que gostariam de estar na minha situação.
Por mais que eu ache que não está tão bom, há pessoas em situação mil vezes pior.
Pensando por esse lado, talvez eu seja um privilegiado.
11/06/2022 00h44
Tenho privilégio negro.
anônimo
10/06/2022 15h20
Sim. Meus pais sempre disseram isso quando eu reclamava por coisas fúteis. Acabei absorvendo e lembrando disso quando tenho essas atitudes
anônimo
10/06/2022 15h23
anônimo
10/06/2022 15h23
Tenho tudo isso, não agradeço a nenhuma divindade, porque sou ateu, mas tento ser útil de alguma forma as outras pessoas.
10/06/2022 15h22
Temos que agradecer sempre o que temos e não lamentar o que não temos .
anônimo
10/06/2022 16h10
Fala isso para os indígenas, em algumas tribos é quase uma ofensa!
anônimo
10/06/2022 20h47
Sim, alem do fato de eu ser extremamente interesseiro e hipocrita.
anônimo
10/06/2022 21h03
É sempre bom refletir,me pergunto se isso é uma tática válida para ser mais grato
https://elaele.com.br/q/493229-comparar-si-mesmo-alguem-situacao-inferior-e-tatica-valida-para-ser-grato-feliz
14/06/2022 18h26
Não.
anônimo
27/08/2022 22h04
Sou sim. Mas não viro a cara para os problemas sociais.
anônimo
27/08/2022 22h10
Sim, tenho pensado nisso com uma grande frequência, pra ser sincero.
anônimo
27/08/2022 23h10
Nao, nunca parei pra pensar e vou continuar reclamando
11/11/2022 09h10
A cultura da reclamação faz parte do Brasil.
anônimo
24/02/2023 00h03
Vendo suas perguntas, eu posso afirmar que isso não é suficiente pra reclamar de barriga cheia.
anônimo
10/06/2022 16h07
Não tenho nada.